25 de nov. de 2007

OS FLUIDOS PARA FREIOS


Os fluidos de freios são responsáveis por acionar as lonas e pastilhas contra os tambores e discos. Talvez o líquido menos lembrado pelos motoristas em seus carros. O sistema trabalha em alta temperatura. O fluido para freio quando novo exerce seu trabalho perfeitamente. Na medida em que passa o tempo ele absorve umidade do ar formando partículas de água em seu interior, baixando assim o seu ponto de ebulição. E quanto mais velho o fluído ficar pior fica o sistema de frenagem, podendo às vezes provocar falha ao frear o veículo. O fluidos deverão ser trocados uma vez por ano para os DOT 3 e uma vez a cada dois anos para os fluidos DOT 4 e DOT 5. Boa parte dos carros que estão rodando hoje saem com enchimento de fluido sintético DOT 4.

A NORMA DOT
A norma DOT (Department of Transportation) é a mais utilizada mundialmente, sendo que a sua designação completa é FMVSS # 116 DOT. Esta norma classifica os fluidos de freio à base de poliglicóis como: DOT 3, DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1, de acordo com:

CATEGORIAS

Pontos de ebulição – SECO

Pontos de ebulição – UMIDO

Visc. Cinemática máx. a -40º C

DOT 3

> 205º C

> 140º C

<1500>

DOT 4

> 230º C

> 155º C

<1800>

SUPER DOT 4

> 260º C

> 180º C

<1800>

DOT 5

> 260º C

--

<900>

DOT 5.1

> 205º C

> 180º C

<900>


► Ponto de ebulição seco – igual ao do produto novo
► Ponto de ebulição úmido – contaminado com 3,5% de água (medido após “contaminação”, ou seja, um ano de uso)
► Viscosidade máxima a -40º C
► Quanto maior o ponto de ebulição, mais eficiente é o fluído de freio.

Veja os tipos de fluídos mais utilizados
► Sintético (à base de poliglicóis) – é o mais utilizado, atualmente, e atende as normas DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1.
► Mineral – utilizado em veículos Citröen, dotados de sistema hidropneumático – também conhecido como Fluido LHM.
► Á base de silicone (de uso restrito) – tem como vantagem comportamento neutro em presença de umidade, mas não se mistura com poliglicóis. Atende à Norma DOT 5.

COMPATIBILIDADES
Os líquidos sintéticos devem ser compatíveis entre si, conforme as Normas SAE J1703, DOT 3, DOT 4 e DOT 5.1
► Os líquidos sintéticos são incompatíveis com os líquidos minerais LHM preconizados pela Citröen.
► Os líquidos à base de silicone DOT 5 são incompatíveis com todos os outros líquidos para freio.

Evite erros de mistura e não utilize líquidos baseando-se apenas pela cor. Siga corretamente a orientação da montadora no Manual do Proprietário.

12 comentários:

Alexandre Ribeiro disse...

Amigo SÁVIO:
Que aula,hein? Adorei o post e agora posso dizer que sei alguma coisinha de fluidos automotivos.
AU REVOIR,PROFESSEUR!!!

Vitor disse...

Dicas e mais dicas de Sávio Machado!! Esse sim sabe tudo, hehehehe!

Tem novidade lá no Motor Haus também, se quiser dá uma passada por lá! Post e vídeo sobre o Renault Sandero!

Abraço!

Anônimo disse...

A foto diz tudo não é ???

Vitor disse...

Olha eu aqui outra vez!! Grande Sávio, beleza rapaz? Espero que sim!

Esse blog tá meio parado hein, hehehehehe... Dá uma passadinha lá no Motor Haus depois, se quiser! Tem post novo na área!

Abração!

Anônimo disse...

aew cara
gostei muito do aula
+ to com uma duvida
"que tipo de fluido de freio é usado na Formula 1???"
fiquei encucado com isso devido a temperatura de frenagem dos discos que xegam a ate 1000°
se vc puder me ajudar
respnde ai se nao axo que morro de curiosidade...
agradeço desde já...
Anderson roberto,São Lourenço-PE

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anderson! Fiquei muito feliz de ver seu interesse sobre os fluidos para freios da Formula 1. Realmente essas temperaturas conferem. As vezes chegam até 1200 graus. Mas o fato é que cada equipe desenvolve diferentes fluidos para seus veículos de competição. Geralmente o líquido de freio da Fórmula 1 atende a norma máxima Dot 5.1, porém são extremamente desenvolvidos tecnologicamente para aguentar as temperaturas altíssimas das pastilhas que por sua vez são completamente diferentes dos carros de passeio. Os fluidos e lubrificantes da Renault são chamados HTX, especialmente desenvolvidos para competições. Veja no site a seguir: http://www.lubricants.elf.com/lub/lubroot.nsf/VS_OPM/994610BE88398054C1256E8C004110FF?OpenDocument&LG=EN&

Espero ter respondido sua pergunta.
Um grande abraço.

SAVIOMACHADO

Anônimo disse...

Bom Dia!
Eu me chamo André Fellipe e trabalho em uma fábrica de freios hidráulicos que se chama Freios Controil e trabalho fazendo palestras técnicas em minha região de Alagoas ao Rio Grande do Norte e gostaria de saber por que acontece principalmente na linha GM de o Fluido de freio virar como se fosse uma graxa.Também gostaria de saber se realmente o fluido Dot 4 em diante tem que realmente ser trocado a cada 2 anos e não anualmente ou a cada 10.000 Km.
Desde já agradeço.
Forte abraço

SAVIOMACHADO disse...

Olá André. Fiquei muito feliz de encontrar um comentário seu, procurando esclarecer sua dúvida. Ainda mais vindo de alguém da Controil. Quanta honra.Quanto ao fluído de freio virar como se fosse uma graxa, na linha GM, para mim é novidade. Nunca tinha ouvido falar sobre isso. Talvez André, seja um problema relacionado a temperatura. Geralmente os lubrificantes ou fluidos que estão em locais extremamente quentes tornam-se pastoso devido ao alto grau de calor que uma peça exerce para efetuar seu trabalho. No caso dos fluídos de freio teríamos que observar o trabalho que ele está fazendo. Se estiver usando Dot 4, passe a usar Dot 5 ou 5.1.
Com relação as trocas dos fluidos de freio, devemos sempre seguir o que manda cada montadora. Geralmente é isso mesmo que eles pedem que façam. Trocar o fluído a cada dois anos.
Espero ter respondido sua dúvida.
Realmente fiquei muito feliz de contatar com você André Felipe.
Um grande abraço.
SAVIOMACHADO

Sylvio disse...

Sávio,

acabei de comprar um veículo corolla/03, contudo ele não veio com o manual.
Assim, não sei qual fluído de freio ponho nele. Seria o dot-03 ou dot-04? Agradeço. Abraço.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Sylvio. Obrigado pela visita ao blog. Respondendo sua pergunta. O fluído de freio do seu carro é um Dot 4.
Um grande abraço.
SAVIOMACHADO

Anônimo disse...

Olá Savio eu tenho um citroen C3(06/07) e fluído dele não vem com o nome no Manual! vc sabe qual é? e aonde eu posso encontra-lo?

Obrigado Desde já, Vítor!

SAVIOMACHADO disse...

Olá Vitor. O fluído de freio original do seu carro é um fluído de freio Dot 4, com aprovação das montadoras francesas. Recomendo que você vá até a concessionária Citroen, ou Peugeot, ou Renault que tem como fornecedor os produtos da Elf e da Total, enchimento destas montadoras.
Um grande abraço e volte sempre que puder.
SAVIOMACHADO