13 de set de 2008

GM ORIENTA VISCOSIDADE 5W30 API SL

A GM do Brasil, preocupada com as inúmeras reclamações sobre o desempenho de seus motores na partida a frio, enviou para suas concessionárias um documento para o setor de Pós-Vendas, informando o lubrificante que deveria ser usado nos veículos Celta, Prisma, Classic, Corsa, Montana, Meriva, Astra, Zafira, Vectra e S10/Blazer. Trata-se da viscosidade 5W30. No documento consta que o lubrificante 5W30 API SL (norma americana), "o motor gira mais livre e a partida fica mais rápida e fácil. Sua utilização além de auxiliar muito a partida a frio, reduz ligeiramente o consumo de combustível e proporciona o maior rendimento possível do motor". Excelente orientação. A viscosidade 5W30 realmente proporciona economia de combustível e proporcionando economia de combustível, protege o meio ambiente.

71 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que a viscosidade 5W-30 traz os benefícios acima citados, entretando há pontos negativos, sempre há. Trata-se de um óleo de viscosidade muito baixa para um clima como o nosso e que quando exposto a temperaturas elevadas pode não conseguir manter a película lubrificante, expondo partes do motor a danos. Recomendo procurar no google imagens de tabelas mostrando índice de viscosidade versus temperatura ambiente. Acho que para o Brasil, viscosidades 15W-40, 15W-50 e 20W-50 são as melhores escolhas. Há perdas mínimas em consumo de combustível e potência, mas há grande ganho em proteção dos componentes interno do motor. E sempre utilize as classificações API mais avançadas: SL e SM. Abraço!

DPJ disse...

Boa noite, vc saberia me dizer se esse óleo acdelco 5w30 que vem no astra 2010 é sintético ou mineral? Troca a 5.000 ou 10.000 Kms em condições normais de uso? Obrigado e belo blog.

Anônimo disse...

Oi amigo,
este AcDelco 5w30 é um óleo mineral, uso no meu Vectra 2006, recomendam este óleo para trocar em 5000km em condições mais severas ou 10000km amenas.

particularmente não acredito que este óleo suporte tudo isso, hoje troquei o óleo porque com 4200km ja não suportava mais ouvir os estalinhos no cabeçote em reduzidas, após a troca do óleo parou o barulho, notei que o barulho começa quando o óleo atinge 3500km de uso e não abaixa o nível, detalhe, troco o filtro em todas as trocas de óleo, sempre da marca acdelco.

meu motor está com 16500km e sempre foi utilizado na calma.

como confiar no fabricante nesses casos?

tinha uma moto Twister 250cc 2003que a honda recomenda a troca do óleo Mobil1 20w50 a cada 3000km, com 650km o câmbio começa enroscar e barulhos na parte de cima do motor...

a impressão que as concessionarias passam, é de que vc maximiza o uso do óleo com essas babozeiras de que é desperdício de dinheiro trocar com menos KM, que vai poluir o meio ambiente, tals..., mas está incentivando um desgaste lento do motor, que vai proporcionar para o mercado a possível compra das peças que vc vai precisar e ao mesmo tempo vc fica com a impressão de que o motor durou o que tinha que durar, uma vez que com a recomendação da fábrica, as peças facilmente conseguem durar até o término da garantia, e isenta eles da responsabilidade...

Anônimo disse...

Dober zacetek

Anônimo disse...

ola amigos tenho um astra 2005 gsi 16v sera que eu posso usar acdelco 5w30mineral no meu carro sera que eu nao vou ter problemas por ser mineral no 16 v se vcs puder me responder

Anônimo disse...

Estou lendo muita coisa sobre óleos para motores GM e fala-se muito em KM mas pouco se diz sobre o tempo de troca em condições severas, no meu caso lendo o manual diz que deve-se trocar o óleo a cada 5 mil km ou 6 MESES o que vencer primeiro.

Anônimo disse...

Motores gm 1.0 trabalham com regime de compressão muito elevados.o óleo sintético 5w30 penetra melhor nas peças evitando o desgaste,enquanto o mineral acima 15w40,20w50 são mais grossos e demoram mais pra preencher as galerias do em partida à frio.resumindo o óleo 5w30 sintético pode ser utilizado 10mil km e o 5w30 mineral ac delco 5mil km ou 6 meses.
aconselho o VALVOLINE 5W30SYN O MELHOR PODE RODAR TRANQUILO 10 MIL SEM MEDO DE BORRA.

Anônimo disse...

ola amigos tenho um vectra2006 quando pega ele faz um craaaaa acho q e no comando em cima ele ta com oleo semi sintetico api.sn5w30 valvoline sera q se eu coloca ca delco para batida

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM. Antes consulte um mecânico especializado.
Um abraço.

AMANTES DA CULTURA disse...

meu amigo tem um corsa sedan classic vhc a gasolina ano 2003 2004...o dele fazia barulho de costura quando quente usando o 15w40 havoline...eu indiquei pra ele o castrol 20w50 e o carro tá muito macio muito gostoso de conduzir...fora o som do motor que tá muito beleza...ele quando omprou tava com 140 mil km e recomendei esse óleo...afora já passa dos 190 milkm outro dia fui funcionar pra ele que tinha viajado...o carro tava uma semana parado...retirei os conectores dos bicos e o cabo da bobina...pedi pra ele segurar rodar o motor de partida em etapas...primeira durante 3 segundos depois 7 depois 10 depois uns 15...colequei os conectores dos bicos e bobina...pedi pra ele bater na chave...beleza...sem nenhum barulho de tuchos carregando...funcionou perfeito de dá até inveja...hehehehe no trajeto pra minha casa fui escultando o motor na estrada e o carro passando pelas depressões na pista...super macio tanto do motor quando suspensão...ótimo carro

Anônimo disse...

Tenho um corsa 2007 1.8 so usa
5w30 sintetico vou trocar quero colocar 15w40 que vc acha o carro tem 60.000.km original?

Rodrigo disse...


Para o amigo que postou que o motor faz um CRAAAA quando liga, logo que comprei o meu percebi que ele fazia isso, mas é pq eu já entrava e ligava ele... entendi que existem alguns motivos: 1. Nosso motor tem um sistema de proteção anti-furto que é desativado ao acionarmos o alarme e colocarmos a chave no contato. Você está fazendo este procedimento corretamente? 2. Quando você coloca a chave na ignição e vira para o estágio II, a bomba elétrica de combustível é acionada (pode-se ouvir o barulho) e todos os ponteiros do painel vão até o fim dos relógios e voltam, indicando uma checagem do sistema de injeção eletrônica, além de que no computador de bordo é solicitado que você acione o pedal do freio. Você está fazendo isso? Digo, pois quando comprei não fazia nada disso e fazia esse barulho, quando entendi e cumpri o procedimento parou. Abraço!

Anônimo disse...

tenho um classic 2010 vai completar 55000km sempre usei o acdelco 5w30 sera que devo mudar a viscosidade do oleo por conta da quilometragem ou continuo usando o 5w30!

SAVIOMACHADO disse...

Olá anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Nunca mude a viscosidade por sua conta e risco.
Todos os veículos devem usar o lubrificante adequado que foi recomendado pela montadora.
Procure usar a mesma viscosidade sempre. Só mude se você não conseguir encontrar a viscosidade 5W30. Mas depois volte a usar, pois corre o risco de desgaste nas camisas do pistões.
Um abraço.

Sávio Machado.

Anônimo disse...

boa noite. Tenho um prisma 1.4 econoflex 2012 e gostaria de saber qual oleo usar da acdelco. O 5w30 mineal ou sintetico.

Evandro Santos disse...

Também estou nessa duvida. Coloquei hoje o oleo 5w30 sintetico da shell pois nao achei o AC DELCO recomendado no manual, embora esse manual não especifique se é pra usar 5w30 mineral ou sintetico. Já sofro há um ano com a partida a frio oscilando a aceleração, , acho que tava usando semi sintetico.
E aí, fiz besteira em gastar o dobro com o oleo sintetico?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Evandro.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Uma coisa é importante nos motores. É a viscosidade. É como se fosse uma medida. O seu carro deve usar 5W30. Se for mineral ou semi-sintético ou até mesmo 100% sintético, não tem problema. A questão em levar em consideração então seria sua quilometragem. Geralmente um óleo mineral dura em média 5.000 km. Os semi-sintéticos e 100% sintéticos duram em média 10.000 km ou 1 ano.
Um abraço!

Anônimo disse...

e esse óleo de câmbio gm st cód:12345349 que não acha nem na accioly em São Paulo e nem no Rio de Janeiro,e vc pergunta se tem previsão quando vai ter nem o gerente sabe,

seixas disse...

Olá Anônimo.
O óleo VORAX 5W30 é de qualidade igual ao ACDelco???

Denisinha disse...

Olá, boa tarde!
Tenho um Celta 2012/2013 e só colocava óleo AC Delco 5W30 SN na concessionária, aí fiz a troca com outro mecânico e ele colocou um Selenia Sintético 5W30 SL.
Será que tem problema?Pode estragar meu motor?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Denisinha.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Não. O motor do seu carro não vai estragar por causa de um óleo de marca diferente. Lembrando que o mais importante nesse caso é a viscosidade 5W30 que o seu novo mecânico manteve.
Mas é sempre bom manter o lubrificante indicado pela montadora. Isso mantém a garantia do motor pela mesma.
Um abraço.
Sávio Machado.

L. SCHUWARTEN disse...

Tenho um Astra 2009 2.0 Flex. O manual fala em usar o óleo 5w30 mas nas minhas trocas o programa chek-lub indicava sempre que o Lubrax Tecno 15W40 semi sintético atendia. Meio contrariado passei a usar. Na última troca optei por um óleo mais em conta, pois faço as trocas sempre aos 5mil... coloquei um UNI TECH 15W40... Ai vem a pergunta: Estou usando óleo correto para meu veículo? Att...

SAVIOMACHADO disse...

Olá Schuwarten! Obrigado pela visita no Blog SM.
Como eu disse no título do post: GM orienta viscosidade 5W30.
O que eu recomendo a todos os usuários: Verifique o manual do proprietário do veículo.
Caso você não queira seguir as orientações da montadora, procure ao menos usar um produto que tenha apvoação da montadora.
Um abraço.


SAVIO MACHADO

Anônimo disse...

Olá, boa tarde! Tenho um Vectra 2010 e irei trocar o óleo. Antes eu comprava o AC Delco 5W30, mas dessa vez comprei o Selenia, com as mesmas especificações, pois não achei o AC Delco. Terei problemas? Grato! Ass.: Ricardo.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Desde que você ande com o seu veículo normalmente, não terá problema.
Um grande abraço!

Sávio Machado

Anônimo disse...

Comprei este novo óleo da GM 5w30 dexos 1 TM, e estou com duvida se posso usar no meu Vectra elegance 2006, pois parece que este dexos 1 e apenas para veiculos novos (>= 2014), alguém pode me ajudar se posso usar este óleo ou se realmente pode ser usado apenas para os novos motores da GM?

SAVIOMACHADO disse...

Pode usar Anônimo.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Atenciosamente.

Sávio Machado

Paulo Roberto disse...

Olá Amigos.
Tenho uma meriva 1.8 flex 8v, motor redondinho.
Qual óleo devo usar? Infelizmente ela não tem manual e na última troca (ainda não era minha) não marcaram... só tem a km de troca, 7.000km.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Paulo Roberto! Obrigado pela visita no Blog SM. Pelo motor do seu veículo o lubrificante indicado é um óleo com viscosidade 5W30.
Um abraço.

Sávio Machado

Anônimo disse...

Prezados, tenho uma Meriva 1.8 2005 com 140.000km. Gostaria de saber se posso usar óleo sintético 5w30? Grato.
Elcio

Anônimo disse...

Bm dia silvio Machado!
Eu comprei um classic 2012, mod:2013.
fiz à minha primeira troca de óleo, e ainda não tinha olhado o manual do veículo, pois não tenho muito conhecimento em mecânica, comprei o ACDelco SAE 20w-50 API-SJ, por indicação de um amigo, mais olhei no manual que o veiculo já sai da fábrica abastecido com o óleo de classificação API-SL e viscosidade SAE 5w30.
O que eu faço na próxima troca de óleo?

SAVIOMACHADO disse...

Bom dia Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Respondendo a sua pergunta: Volte a usar o produto recomendado.
Att.


Sávio Machado.

Anônimo disse...

Bom dia,

Fazendo todas as trocas de óleo com o lubrificante indicado pela GM e na concessionaria vou ter a garantia do motor se caso der algum problema? mesmo depois da perda da garantia?

Anônimo disse...

olá amigo, comprei um classic 2010 não sei qual óleo o antigo dono colocou, será que devo colocar o que tem no manual ou um de viscosidade maior como um 15w40 ou20w50?

SAVIOMACHADO disse...

Boa pertunda Anônimo. E difícil de lhe dar uma resposta. O ideal é você tentar descobrir. Mas se realmente for impossível de descobrir, coloco o produto indicado pela montadora.
Um abraço.


Sávio Machado

Rai disse...

Bom dia Savio, estava olhando esta noticia porém ainda fico com duvida, tenho um Celta 2013, vi que no papel da troca de óleo feita na GM foi usado o óleo 5w30 Dexos porém estou procurando pra comprar e todo mundo me diz que o modelo de óleo usado no Celta é o do pote branco, que pelo que entendo seria aquele ACDelco, o que eu faço?

Rodrigo disse...

Posso usar o 20w50 no celta flex 2008?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Rodrigo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Respondendo sua pergunta. Pode.
Mas não deve.

Um abraço.


Sávio Machado.

Leo Braga disse...

Olá Sávio,

Meu Prisma está com 71.000km e o mecânico sugeriu que colocasse o óleo 20w50 ACDelco. Procede?

Parabéns pelo blog e abraços.

SAVIOMACHADO disse...

Obrigado Leo, pela visita no Blog SM.
Se o motor do seu Prisma continua sendo original da GM e não está baixando óleo, será um crime aumentar a viscosidade.
A viscosidade é uma medida que deve ser cumprida a risca pelos usuários dos veículos.
Foram anos de estudo e inúmeros engenheiros para orientar a viscosidade certa do lubrificante para o perfeito funcionamento dos veículos da GM.
"Para bom entendedor, meias palavras bastam."
Um abraço e obrigado.

Mario Reis disse...

Qual óleo usar no motor 1.8 8v com o motor feito a 3 dias em fechamento ainda

SAVIOMACHADO disse...

Oi Mário Reis...
Não entendi sua pergunta. O que quer dizer com "Fechamento"?

Anônimo disse...

Tenho um corsa premium econoflex 1.4 2009 no manual do proprietário do diz que tenho que usar o 5w30 acdelco mais não específica se e mineral ou sintético qual eo melhor e qual devo usar obrigado.

SAVIOMACHADO disse...

Olá. Tudo bem? Obrigado pela visita no Blog SM.
Respondendo sua pergunta sobre qual é o melhor? Sintético ou Mineral? Sintético dura mais, aguenta maiores temperaturas, suporta maiores pressões e suporta maiores contaminações.
Um abraço.

Anônimo disse...

tenho um corsa classic 2006 flex e não sei qual óleo devo usar sera que pode ser mineral?obrigado

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Verifique sempre o manual do proprietário.
Existem 3 tipos de lubrificantes que podem ser usados no Corsa 2006. 5W30 mineral, 5W30 Semi-sintético e 5W30 100% sintético.
O mais importante nesse caso é a viscosidade. Porém o lubrificante 100% sintético terá melhor performance no seu motor.
Um abraço.


SAVIO MACHADO.

Ronilo Caetano disse...

Savio, bom dia!
Tenho um Classic 2009 1.0, até os 60.000km utilizei o óleo 5w30, após isso fui mal orientado e passei a utilizar o 15W40, posso voltar a utilizar o 5W30 tranquilamente?

Obrigado!

Ronilo Caetano

SAVIOMACHADO disse...

Olá Ronildo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Respondendo sua pergunta: Vai depender do desgaste provocado pela viscosidade 15W40, pois é uma viscosidade mais alta do que 5W30.
Talvez tenha que fazer uma experiência. Volte a usar o 5W30 e observe se vai baixar óleo. Se não baixar, não tem problema.
Se baixar vai ter que aumentar a viscosidade. Se o 5W30 baixar, use um 10W40.
Um abraço!

Jackson Farinhaque disse...

Tenho o Corsa Sedan Premiun 1.4 econoflex 2007 com +de 172mil km. Estou usando somente alcool, e a partida a frio é sofrivel nos dias mais frios depois somente depois da setima partida funciona. Na ultima troca coloquei o oleo de sempre 15W40, tem algo que eu posso fazer para melhorar a partida a frio???

SAVIOMACHADO disse...

Olá Jackson Farinhaque. Obrigado pela visita no Blog SM.
Sua pergunta é bem interessante. Seu carro já está bem rodado. Sua quilometragem já é considerado alta.
Dá para melhorar sim a partida a frio, usando viscosidades mais baixas. Como 10W40, 5W30, 5W40 e até 0W20... Porém como seu veículo já está com mais de 172 mil KM, pode ser que haja perca excessiva do lubrificante (baixar óleo).
Mas acho que você deveria tentar aos poucos. Vá para uma viscosidade 10W40 e verifique se o óleo se mantém no nivel ou perde pouco. Sempre observando o comportamento na hora de ligar o carro.
Um abraço.

Sávio Machado

Anônimo disse...

Bom dia, tenho um astra 2006 e gostaria de saber se posso usar o 5w30, lembrando que ele está com 140 mil km e não sei quais especificações foram utilizadas antes.. Obrigado

Everton Ribas Silva disse...

Boa noite, tenho uma montana 2005 1.8 Sport e usei um óleo 10w-30 e gostaria de saber se o mesmo pode vir a prejudicar o motor do veículo.... Obrigado.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Everton Ribas!
A viscosidade indicada é 5W30, certo?
Você aumentou um pouquinho. Pode não acontecer nada. Ou poderá ouvir umas batidinhas de tucho quando ligar o motor pela manhã.
Forte abraço e obrigado pela visita no Blog SM!

Sávio Machado

Anônimo disse...

Sávio, fiz meu cabeçote em janeiro de 2015, o mecânico colocou o 20w50 GTX Anti borra, até eu reclamei, usava o 5w30 acdelco mineral, coloquei o 5w30 SM acdelco, mas parece que deu uma vazada na correia, mas parece que a marca da vareta não baixava, vou voltar pra o 5w30 mineral só tem o F1 Ipiranga, com o 20w50 é só tectec, vou voltar pró 5w30 mesmo com 113.000 km?
Paulo

SAVIOMACHADO disse...

Paulo... Assim fica dificil. Você não mencionou que veículo se trata... Tente levar para um mecânico bom. Converse com ele. Mostre o seu motor. Não tenho como ver seu carro. Mas se não tiver vazamento e não está perdendo lubrificante pelo escapamento e se for um chevrolet novo, pode voltar a usar o 5W30, que seria o indicado.

Um abraço.


Sávio Machado

Anônimo disse...

É um Celta 2005 gasolina vhc 8v, não saia nenhuma fumaça preta ou azul quando usei o 5w30 SM, ele tem 113 mil km. Foi feito o cabeçote devido queima da junta por causa da bomba dágua, falando em bomba, quero abrir o cárter e ver a situação da bomba de óleo pescador e o cárter em si.
Paulo

Anônimo disse...

Ola tenho um corsa classic 2007 motor 1.0 vhc flex power com 75 mil rodados tem problema de voltar a usar o oleo 5w30 pois arecem fui notar q o mecanico estava colocando o 10w40. Se eu voltar a usar o 5w30 nao vai acontecer do motor ficar batendo

Dj Rafa - A Tecnologia da Sua Musica disse...

Ola boa noite Siviomachado parabéns pelo blog. Me tire uma duvida possou 2 Corsa Hatch 1.4 ambos 2012 um com 25 mi km e outro com 18mi km sempre troco o oleo com 5 mil km ou 6 meses e sempre utilizei o ACdelco 5w30 api sl, so que encontrei uma promoção em um posto BR que eles me ofereceram o Oleo Lubrac Valora 5w30 Sintetico será que poderia usar sem nenhum problema??

Anônimo disse...

Galera, quem tem motor VHC, bom motor por sinal, porem depois de um tempo de uso começa ouvir o famoso barulho de maquina de costura que nada mais é do que barulho nos tuchos, pode fazer como eu fiz com o meu Classic 2005. O ex dono sempre pôs o óleo que os trocadores adoram pôr, o 20w 50, e 5 mil km depois tá lá vc de novo gastando dinheiro, eu lendo daqui e dali, resolvi mudar isso e passar a usar o recomendado 5w 30 sintético, e em poucos dias desapareceu o barulho dos tuchos, carro ficou mais "esperto", quanto ao consumo, sem diferença pra mim. Há quem diga que a viscosidade mais alta do óleo faz com que a lubrificação da parte mais alta do motor, os tuchos, seja deficitária nesse modelo, sendo assim o 5w 30 tem melhor alcance e consegue fazer o que um óleo tem que fazer, lubrificar todos os componentes. Essa teoria ganhou força comigo depois que passei a usar o 5w 30 e pude observar que começou a umedecer a parte externa da tampa do reservatório de óleo, algo que nunca aconteceu, sinal que o óleo agora estava chegando até o final do sistema, e a tampa já velha provou isso, troquei a tampa e o carro ta igual novo. Abraço

Anônimo disse...

Tenho um prisma2009 e comprei ele agora ele tava com sujeira no carte o mecanico fez a limpeza e colocou um oleo 20.50 posso comfiar o carro ta com 82.000 rodado pediu pa roda 2000 e troca de novo

Laerte lourenço disse...

Boa tarde, qual óleo vc recomenda para zafira 2005 com 210.000 km

Anônimo disse...

Ola

Posso usar oleo 100% sintetico original GM no motor do astra 2010 8v com 55.000km?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Pode usar sim.
Um abraço.
Sávio Machado.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Laerte Lourenço.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Verifique a recomendação da fábrica. No seu caso o lubrificante indicado era um 5W30 mineral.
Caso o motor esteja cansado, com vazamentos aumente um pouco a viscosidade usando um 10W40 ou até mesmo um 15W40.
Um abraço.

Rafael Feu disse...

Boa noite,
Tenho um corsa 1.8 flex 2005, ele esta com 115 mil original qual óleo vc m aconselha a usar nele semi ou sintético qual a viscosidade?
Desde já agradeço

SERGIO disse...

BOA TARDE!
VCS DIZEM PRA VER O MANUAL DO VEICULO,TENHO UM ASTRA 2006 2.0 FLEX 115000 KM
RODADOS NO MANUAL DIZ 5W30,15W40,20W50 NO CASO ELE FRIZA A SIGLA J A CIMA.
ELE ESTA COM AQUELE BARULHO NA PARTIDA.

Anderson Nascimento disse...

Olá, tenho um Celta 2009 ecoloco 15w50 lubrax, já que é indicado 5w30. Será que pode trazer danos futuros no motor, ou posso mudar para o 5w30 sem problemas, ele esta com 74000. Obrigado.

Josefa disse...

Oi, boa noite, tenho um corsa classic 2008 VHC com 62000 kms rodado,uso o Ac Delco 5W 30 mineral,
fui fazer a troca e a pessoa do posto me falou que melhor era colocar um sintetico, fiquei em duvida e não fiz a troca.Qual será o melhor, vc pode me orientar. Obrigada. Cristina.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Josefa... Obrigado pela visita no Blog SM.
Você está usando o lubrificante indicado pela sua montadora (GM). Está correto.
Um abraço.
Sávio Machado

Anônimo disse...

Ola Savio preciso de uma orientaçao sua...comprei um celta 2010/2011 com 49 km rodados...n sabendo que oleo a ex dona usava coloquei um 20w50 mineral... sera q posso mudar a viscosidade indicada antes de completarseis meses?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM. O lubrificante de viscosidade 20W50 está praticamente obsoleto. Ainda existem alguns carros mais antigos que podem usar. Então mude enquanto há tempo.
Um abraço!

SAVIO MACHADO.