13 de set de 2008

GM ORIENTA VISCOSIDADE 5W30 API SL

A GM do Brasil, preocupada com as inúmeras reclamações sobre o desempenho de seus motores na partida a frio, enviou para suas concessionárias um documento para o setor de Pós-Vendas, informando o lubrificante que deveria ser usado nos veículos Celta, Prisma, Classic, Corsa, Montana, Meriva, Astra, Zafira, Vectra e S10/Blazer. Trata-se da viscosidade 5W30. No documento consta que o lubrificante 5W30 API SL (norma americana), "o motor gira mais livre e a partida fica mais rápida e fácil. Sua utilização além de auxiliar muito a partida a frio, reduz ligeiramente o consumo de combustível e proporciona o maior rendimento possível do motor". Excelente orientação. A viscosidade 5W30 realmente proporciona economia de combustível e proporcionando economia de combustível, protege o meio ambiente.

21 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que a viscosidade 5W-30 traz os benefícios acima citados, entretando há pontos negativos, sempre há. Trata-se de um óleo de viscosidade muito baixa para um clima como o nosso e que quando exposto a temperaturas elevadas pode não conseguir manter a película lubrificante, expondo partes do motor a danos. Recomendo procurar no google imagens de tabelas mostrando índice de viscosidade versus temperatura ambiente. Acho que para o Brasil, viscosidades 15W-40, 15W-50 e 20W-50 são as melhores escolhas. Há perdas mínimas em consumo de combustível e potência, mas há grande ganho em proteção dos componentes interno do motor. E sempre utilize as classificações API mais avançadas: SL e SM. Abraço!

DPJ disse...

Boa noite, vc saberia me dizer se esse óleo acdelco 5w30 que vem no astra 2010 é sintético ou mineral? Troca a 5.000 ou 10.000 Kms em condições normais de uso? Obrigado e belo blog.

Anônimo disse...

Oi amigo,
este AcDelco 5w30 é um óleo mineral, uso no meu Vectra 2006, recomendam este óleo para trocar em 5000km em condições mais severas ou 10000km amenas.

particularmente não acredito que este óleo suporte tudo isso, hoje troquei o óleo porque com 4200km ja não suportava mais ouvir os estalinhos no cabeçote em reduzidas, após a troca do óleo parou o barulho, notei que o barulho começa quando o óleo atinge 3500km de uso e não abaixa o nível, detalhe, troco o filtro em todas as trocas de óleo, sempre da marca acdelco.

meu motor está com 16500km e sempre foi utilizado na calma.

como confiar no fabricante nesses casos?

tinha uma moto Twister 250cc 2003que a honda recomenda a troca do óleo Mobil1 20w50 a cada 3000km, com 650km o câmbio começa enroscar e barulhos na parte de cima do motor...

a impressão que as concessionarias passam, é de que vc maximiza o uso do óleo com essas babozeiras de que é desperdício de dinheiro trocar com menos KM, que vai poluir o meio ambiente, tals..., mas está incentivando um desgaste lento do motor, que vai proporcionar para o mercado a possível compra das peças que vc vai precisar e ao mesmo tempo vc fica com a impressão de que o motor durou o que tinha que durar, uma vez que com a recomendação da fábrica, as peças facilmente conseguem durar até o término da garantia, e isenta eles da responsabilidade...

Anônimo disse...

Dober zacetek

Anônimo disse...

ola amigos tenho um astra 2005 gsi 16v sera que eu posso usar acdelco 5w30mineral no meu carro sera que eu nao vou ter problemas por ser mineral no 16 v se vcs puder me responder

Anônimo disse...

Estou lendo muita coisa sobre óleos para motores GM e fala-se muito em KM mas pouco se diz sobre o tempo de troca em condições severas, no meu caso lendo o manual diz que deve-se trocar o óleo a cada 5 mil km ou 6 MESES o que vencer primeiro.

Anônimo disse...

Motores gm 1.0 trabalham com regime de compressão muito elevados.o óleo sintético 5w30 penetra melhor nas peças evitando o desgaste,enquanto o mineral acima 15w40,20w50 são mais grossos e demoram mais pra preencher as galerias do em partida à frio.resumindo o óleo 5w30 sintético pode ser utilizado 10mil km e o 5w30 mineral ac delco 5mil km ou 6 meses.
aconselho o VALVOLINE 5W30SYN O MELHOR PODE RODAR TRANQUILO 10 MIL SEM MEDO DE BORRA.

Anônimo disse...

ola amigos tenho um vectra2006 quando pega ele faz um craaaaa acho q e no comando em cima ele ta com oleo semi sintetico api.sn5w30 valvoline sera q se eu coloca ca delco para batida

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM. Antes consulte um mecânico especializado.
Um abraço.

AMANTES DA CULTURA disse...

meu amigo tem um corsa sedan classic vhc a gasolina ano 2003 2004...o dele fazia barulho de costura quando quente usando o 15w40 havoline...eu indiquei pra ele o castrol 20w50 e o carro tá muito macio muito gostoso de conduzir...fora o som do motor que tá muito beleza...ele quando omprou tava com 140 mil km e recomendei esse óleo...afora já passa dos 190 milkm outro dia fui funcionar pra ele que tinha viajado...o carro tava uma semana parado...retirei os conectores dos bicos e o cabo da bobina...pedi pra ele segurar rodar o motor de partida em etapas...primeira durante 3 segundos depois 7 depois 10 depois uns 15...colequei os conectores dos bicos e bobina...pedi pra ele bater na chave...beleza...sem nenhum barulho de tuchos carregando...funcionou perfeito de dá até inveja...hehehehe no trajeto pra minha casa fui escultando o motor na estrada e o carro passando pelas depressões na pista...super macio tanto do motor quando suspensão...ótimo carro

Anônimo disse...

Tenho um corsa 2007 1.8 so usa
5w30 sintetico vou trocar quero colocar 15w40 que vc acha o carro tem 60.000.km original?

Rodrigo disse...


Para o amigo que postou que o motor faz um CRAAAA quando liga, logo que comprei o meu percebi que ele fazia isso, mas é pq eu já entrava e ligava ele... entendi que existem alguns motivos: 1. Nosso motor tem um sistema de proteção anti-furto que é desativado ao acionarmos o alarme e colocarmos a chave no contato. Você está fazendo este procedimento corretamente? 2. Quando você coloca a chave na ignição e vira para o estágio II, a bomba elétrica de combustível é acionada (pode-se ouvir o barulho) e todos os ponteiros do painel vão até o fim dos relógios e voltam, indicando uma checagem do sistema de injeção eletrônica, além de que no computador de bordo é solicitado que você acione o pedal do freio. Você está fazendo isso? Digo, pois quando comprei não fazia nada disso e fazia esse barulho, quando entendi e cumpri o procedimento parou. Abraço!

Anônimo disse...

tenho um classic 2010 vai completar 55000km sempre usei o acdelco 5w30 sera que devo mudar a viscosidade do oleo por conta da quilometragem ou continuo usando o 5w30!

SAVIOMACHADO disse...

Olá anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Nunca mude a viscosidade por sua conta e risco.
Todos os veículos devem usar o lubrificante adequado que foi recomendado pela montadora.
Procure usar a mesma viscosidade sempre. Só mude se você não conseguir encontrar a viscosidade 5W30. Mas depois volte a usar, pois corre o risco de desgaste nas camisas do pistões.
Um abraço.

Sávio Machado.

Anônimo disse...

boa noite. Tenho um prisma 1.4 econoflex 2012 e gostaria de saber qual oleo usar da acdelco. O 5w30 mineal ou sintetico.

Evandro Santos disse...

Também estou nessa duvida. Coloquei hoje o oleo 5w30 sintetico da shell pois nao achei o AC DELCO recomendado no manual, embora esse manual não especifique se é pra usar 5w30 mineral ou sintetico. Já sofro há um ano com a partida a frio oscilando a aceleração, , acho que tava usando semi sintetico.
E aí, fiz besteira em gastar o dobro com o oleo sintetico?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Evandro.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Uma coisa é importante nos motores. É a viscosidade. É como se fosse uma medida. O seu carro deve usar 5W30. Se for mineral ou semi-sintético ou até mesmo 100% sintético, não tem problema. A questão em levar em consideração então seria sua quilometragem. Geralmente um óleo mineral dura em média 5.000 km. Os semi-sintéticos e 100% sintéticos duram em média 10.000 km ou 1 ano.
Um abraço!

Anônimo disse...

e esse óleo de câmbio gm st cód:12345349 que não acha nem na accioly em São Paulo e nem no Rio de Janeiro,e vc pergunta se tem previsão quando vai ter nem o gerente sabe,

seixas disse...

Olá Anônimo.
O óleo VORAX 5W30 é de qualidade igual ao ACDelco???

Denisinha disse...

Olá, boa tarde!
Tenho um Celta 2012/2013 e só colocava óleo AC Delco 5W30 SN na concessionária, aí fiz a troca com outro mecânico e ele colocou um Selenia Sintético 5W30 SL.
Será que tem problema?Pode estragar meu motor?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Denisinha.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Não. O motor do seu carro não vai estragar por causa de um óleo de marca diferente. Lembrando que o mais importante nesse caso é a viscosidade 5W30 que o seu novo mecânico manteve.
Mas é sempre bom manter o lubrificante indicado pela montadora. Isso mantém a garantia do motor pela mesma.
Um abraço.
Sávio Machado.