13 de set. de 2008

GM ORIENTA VISCOSIDADE 5W30 API SL

A GM do Brasil, preocupada com as inúmeras reclamações sobre o desempenho de seus motores na partida a frio, enviou para suas concessionárias um documento para o setor de Pós-Vendas, informando o lubrificante que deveria ser usado nos veículos Celta, Prisma, Classic, Corsa, Montana, Meriva, Astra, Zafira, Vectra e S10/Blazer. Trata-se da viscosidade 5W30. No documento consta que o lubrificante 5W30 API SL (norma americana), "o motor gira mais livre e a partida fica mais rápida e fácil. Sua utilização além de auxiliar muito a partida a frio, reduz ligeiramente o consumo de combustível e proporciona o maior rendimento possível do motor". Excelente orientação. A viscosidade 5W30 realmente proporciona economia de combustível e proporcionando economia de combustível, protege o meio ambiente.

221 comentários:

1 – 200 de 221   Recentes›   Mais recentes»
Anônimo disse...

Concordo que a viscosidade 5W-30 traz os benefícios acima citados, entretando há pontos negativos, sempre há. Trata-se de um óleo de viscosidade muito baixa para um clima como o nosso e que quando exposto a temperaturas elevadas pode não conseguir manter a película lubrificante, expondo partes do motor a danos. Recomendo procurar no google imagens de tabelas mostrando índice de viscosidade versus temperatura ambiente. Acho que para o Brasil, viscosidades 15W-40, 15W-50 e 20W-50 são as melhores escolhas. Há perdas mínimas em consumo de combustível e potência, mas há grande ganho em proteção dos componentes interno do motor. E sempre utilize as classificações API mais avançadas: SL e SM. Abraço!

DPJ disse...

Boa noite, vc saberia me dizer se esse óleo acdelco 5w30 que vem no astra 2010 é sintético ou mineral? Troca a 5.000 ou 10.000 Kms em condições normais de uso? Obrigado e belo blog.

Anônimo disse...

Oi amigo,
este AcDelco 5w30 é um óleo mineral, uso no meu Vectra 2006, recomendam este óleo para trocar em 5000km em condições mais severas ou 10000km amenas.

particularmente não acredito que este óleo suporte tudo isso, hoje troquei o óleo porque com 4200km ja não suportava mais ouvir os estalinhos no cabeçote em reduzidas, após a troca do óleo parou o barulho, notei que o barulho começa quando o óleo atinge 3500km de uso e não abaixa o nível, detalhe, troco o filtro em todas as trocas de óleo, sempre da marca acdelco.

meu motor está com 16500km e sempre foi utilizado na calma.

como confiar no fabricante nesses casos?

tinha uma moto Twister 250cc 2003que a honda recomenda a troca do óleo Mobil1 20w50 a cada 3000km, com 650km o câmbio começa enroscar e barulhos na parte de cima do motor...

a impressão que as concessionarias passam, é de que vc maximiza o uso do óleo com essas babozeiras de que é desperdício de dinheiro trocar com menos KM, que vai poluir o meio ambiente, tals..., mas está incentivando um desgaste lento do motor, que vai proporcionar para o mercado a possível compra das peças que vc vai precisar e ao mesmo tempo vc fica com a impressão de que o motor durou o que tinha que durar, uma vez que com a recomendação da fábrica, as peças facilmente conseguem durar até o término da garantia, e isenta eles da responsabilidade...

Anônimo disse...

Dober zacetek

Anônimo disse...

ola amigos tenho um astra 2005 gsi 16v sera que eu posso usar acdelco 5w30mineral no meu carro sera que eu nao vou ter problemas por ser mineral no 16 v se vcs puder me responder

Anônimo disse...

Estou lendo muita coisa sobre óleos para motores GM e fala-se muito em KM mas pouco se diz sobre o tempo de troca em condições severas, no meu caso lendo o manual diz que deve-se trocar o óleo a cada 5 mil km ou 6 MESES o que vencer primeiro.

Anônimo disse...

Motores gm 1.0 trabalham com regime de compressão muito elevados.o óleo sintético 5w30 penetra melhor nas peças evitando o desgaste,enquanto o mineral acima 15w40,20w50 são mais grossos e demoram mais pra preencher as galerias do em partida à frio.resumindo o óleo 5w30 sintético pode ser utilizado 10mil km e o 5w30 mineral ac delco 5mil km ou 6 meses.
aconselho o VALVOLINE 5W30SYN O MELHOR PODE RODAR TRANQUILO 10 MIL SEM MEDO DE BORRA.

Anônimo disse...

ola amigos tenho um vectra2006 quando pega ele faz um craaaaa acho q e no comando em cima ele ta com oleo semi sintetico api.sn5w30 valvoline sera q se eu coloca ca delco para batida

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM. Antes consulte um mecânico especializado.
Um abraço.

AMANTES DA CULTURA disse...

meu amigo tem um corsa sedan classic vhc a gasolina ano 2003 2004...o dele fazia barulho de costura quando quente usando o 15w40 havoline...eu indiquei pra ele o castrol 20w50 e o carro tá muito macio muito gostoso de conduzir...fora o som do motor que tá muito beleza...ele quando omprou tava com 140 mil km e recomendei esse óleo...afora já passa dos 190 milkm outro dia fui funcionar pra ele que tinha viajado...o carro tava uma semana parado...retirei os conectores dos bicos e o cabo da bobina...pedi pra ele segurar rodar o motor de partida em etapas...primeira durante 3 segundos depois 7 depois 10 depois uns 15...colequei os conectores dos bicos e bobina...pedi pra ele bater na chave...beleza...sem nenhum barulho de tuchos carregando...funcionou perfeito de dá até inveja...hehehehe no trajeto pra minha casa fui escultando o motor na estrada e o carro passando pelas depressões na pista...super macio tanto do motor quando suspensão...ótimo carro

Anônimo disse...

Tenho um corsa 2007 1.8 so usa
5w30 sintetico vou trocar quero colocar 15w40 que vc acha o carro tem 60.000.km original?

Rodrigo disse...


Para o amigo que postou que o motor faz um CRAAAA quando liga, logo que comprei o meu percebi que ele fazia isso, mas é pq eu já entrava e ligava ele... entendi que existem alguns motivos: 1. Nosso motor tem um sistema de proteção anti-furto que é desativado ao acionarmos o alarme e colocarmos a chave no contato. Você está fazendo este procedimento corretamente? 2. Quando você coloca a chave na ignição e vira para o estágio II, a bomba elétrica de combustível é acionada (pode-se ouvir o barulho) e todos os ponteiros do painel vão até o fim dos relógios e voltam, indicando uma checagem do sistema de injeção eletrônica, além de que no computador de bordo é solicitado que você acione o pedal do freio. Você está fazendo isso? Digo, pois quando comprei não fazia nada disso e fazia esse barulho, quando entendi e cumpri o procedimento parou. Abraço!

Anônimo disse...

tenho um classic 2010 vai completar 55000km sempre usei o acdelco 5w30 sera que devo mudar a viscosidade do oleo por conta da quilometragem ou continuo usando o 5w30!

SAVIOMACHADO disse...

Olá anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Nunca mude a viscosidade por sua conta e risco.
Todos os veículos devem usar o lubrificante adequado que foi recomendado pela montadora.
Procure usar a mesma viscosidade sempre. Só mude se você não conseguir encontrar a viscosidade 5W30. Mas depois volte a usar, pois corre o risco de desgaste nas camisas do pistões.
Um abraço.

Sávio Machado.

Anônimo disse...

boa noite. Tenho um prisma 1.4 econoflex 2012 e gostaria de saber qual oleo usar da acdelco. O 5w30 mineal ou sintetico.

Unknown disse...

Também estou nessa duvida. Coloquei hoje o oleo 5w30 sintetico da shell pois nao achei o AC DELCO recomendado no manual, embora esse manual não especifique se é pra usar 5w30 mineral ou sintetico. Já sofro há um ano com a partida a frio oscilando a aceleração, , acho que tava usando semi sintetico.
E aí, fiz besteira em gastar o dobro com o oleo sintetico?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Evandro.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Uma coisa é importante nos motores. É a viscosidade. É como se fosse uma medida. O seu carro deve usar 5W30. Se for mineral ou semi-sintético ou até mesmo 100% sintético, não tem problema. A questão em levar em consideração então seria sua quilometragem. Geralmente um óleo mineral dura em média 5.000 km. Os semi-sintéticos e 100% sintéticos duram em média 10.000 km ou 1 ano.
Um abraço!

Anônimo disse...

e esse óleo de câmbio gm st cód:12345349 que não acha nem na accioly em São Paulo e nem no Rio de Janeiro,e vc pergunta se tem previsão quando vai ter nem o gerente sabe,

seixas disse...

Olá Anônimo.
O óleo VORAX 5W30 é de qualidade igual ao ACDelco???

Denisinha disse...

Olá, boa tarde!
Tenho um Celta 2012/2013 e só colocava óleo AC Delco 5W30 SN na concessionária, aí fiz a troca com outro mecânico e ele colocou um Selenia Sintético 5W30 SL.
Será que tem problema?Pode estragar meu motor?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Denisinha.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Não. O motor do seu carro não vai estragar por causa de um óleo de marca diferente. Lembrando que o mais importante nesse caso é a viscosidade 5W30 que o seu novo mecânico manteve.
Mas é sempre bom manter o lubrificante indicado pela montadora. Isso mantém a garantia do motor pela mesma.
Um abraço.
Sávio Machado.

Unknown disse...

Tenho um Astra 2009 2.0 Flex. O manual fala em usar o óleo 5w30 mas nas minhas trocas o programa chek-lub indicava sempre que o Lubrax Tecno 15W40 semi sintético atendia. Meio contrariado passei a usar. Na última troca optei por um óleo mais em conta, pois faço as trocas sempre aos 5mil... coloquei um UNI TECH 15W40... Ai vem a pergunta: Estou usando óleo correto para meu veículo? Att...

SAVIOMACHADO disse...

Olá Schuwarten! Obrigado pela visita no Blog SM.
Como eu disse no título do post: GM orienta viscosidade 5W30.
O que eu recomendo a todos os usuários: Verifique o manual do proprietário do veículo.
Caso você não queira seguir as orientações da montadora, procure ao menos usar um produto que tenha apvoação da montadora.
Um abraço.


SAVIO MACHADO

Anônimo disse...

Olá, boa tarde! Tenho um Vectra 2010 e irei trocar o óleo. Antes eu comprava o AC Delco 5W30, mas dessa vez comprei o Selenia, com as mesmas especificações, pois não achei o AC Delco. Terei problemas? Grato! Ass.: Ricardo.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Desde que você ande com o seu veículo normalmente, não terá problema.
Um grande abraço!

Sávio Machado

Anônimo disse...

Comprei este novo óleo da GM 5w30 dexos 1 TM, e estou com duvida se posso usar no meu Vectra elegance 2006, pois parece que este dexos 1 e apenas para veiculos novos (>= 2014), alguém pode me ajudar se posso usar este óleo ou se realmente pode ser usado apenas para os novos motores da GM?

SAVIOMACHADO disse...

Pode usar Anônimo.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Atenciosamente.

Sávio Machado

Unknown disse...

Olá Amigos.
Tenho uma meriva 1.8 flex 8v, motor redondinho.
Qual óleo devo usar? Infelizmente ela não tem manual e na última troca (ainda não era minha) não marcaram... só tem a km de troca, 7.000km.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Paulo Roberto! Obrigado pela visita no Blog SM. Pelo motor do seu veículo o lubrificante indicado é um óleo com viscosidade 5W30.
Um abraço.

Sávio Machado

Anônimo disse...

Prezados, tenho uma Meriva 1.8 2005 com 140.000km. Gostaria de saber se posso usar óleo sintético 5w30? Grato.
Elcio

Anônimo disse...

Bm dia silvio Machado!
Eu comprei um classic 2012, mod:2013.
fiz à minha primeira troca de óleo, e ainda não tinha olhado o manual do veículo, pois não tenho muito conhecimento em mecânica, comprei o ACDelco SAE 20w-50 API-SJ, por indicação de um amigo, mais olhei no manual que o veiculo já sai da fábrica abastecido com o óleo de classificação API-SL e viscosidade SAE 5w30.
O que eu faço na próxima troca de óleo?

SAVIOMACHADO disse...

Bom dia Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Respondendo a sua pergunta: Volte a usar o produto recomendado.
Att.


Sávio Machado.

Anônimo disse...

Bom dia,

Fazendo todas as trocas de óleo com o lubrificante indicado pela GM e na concessionaria vou ter a garantia do motor se caso der algum problema? mesmo depois da perda da garantia?

Anônimo disse...

olá amigo, comprei um classic 2010 não sei qual óleo o antigo dono colocou, será que devo colocar o que tem no manual ou um de viscosidade maior como um 15w40 ou20w50?

SAVIOMACHADO disse...

Boa pertunda Anônimo. E difícil de lhe dar uma resposta. O ideal é você tentar descobrir. Mas se realmente for impossível de descobrir, coloco o produto indicado pela montadora.
Um abraço.


Sávio Machado

Rai disse...

Bom dia Savio, estava olhando esta noticia porém ainda fico com duvida, tenho um Celta 2013, vi que no papel da troca de óleo feita na GM foi usado o óleo 5w30 Dexos porém estou procurando pra comprar e todo mundo me diz que o modelo de óleo usado no Celta é o do pote branco, que pelo que entendo seria aquele ACDelco, o que eu faço?

Rodrigo disse...

Posso usar o 20w50 no celta flex 2008?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Rodrigo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Respondendo sua pergunta. Pode.
Mas não deve.

Um abraço.


Sávio Machado.

Leo Braga disse...

Olá Sávio,

Meu Prisma está com 71.000km e o mecânico sugeriu que colocasse o óleo 20w50 ACDelco. Procede?

Parabéns pelo blog e abraços.

SAVIOMACHADO disse...

Obrigado Leo, pela visita no Blog SM.
Se o motor do seu Prisma continua sendo original da GM e não está baixando óleo, será um crime aumentar a viscosidade.
A viscosidade é uma medida que deve ser cumprida a risca pelos usuários dos veículos.
Foram anos de estudo e inúmeros engenheiros para orientar a viscosidade certa do lubrificante para o perfeito funcionamento dos veículos da GM.
"Para bom entendedor, meias palavras bastam."
Um abraço e obrigado.

Unknown disse...

Qual óleo usar no motor 1.8 8v com o motor feito a 3 dias em fechamento ainda

SAVIOMACHADO disse...

Oi Mário Reis...
Não entendi sua pergunta. O que quer dizer com "Fechamento"?

Anônimo disse...

Tenho um corsa premium econoflex 1.4 2009 no manual do proprietário do diz que tenho que usar o 5w30 acdelco mais não específica se e mineral ou sintético qual eo melhor e qual devo usar obrigado.

SAVIOMACHADO disse...

Olá. Tudo bem? Obrigado pela visita no Blog SM.
Respondendo sua pergunta sobre qual é o melhor? Sintético ou Mineral? Sintético dura mais, aguenta maiores temperaturas, suporta maiores pressões e suporta maiores contaminações.
Um abraço.

Anônimo disse...

tenho um corsa classic 2006 flex e não sei qual óleo devo usar sera que pode ser mineral?obrigado

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Verifique sempre o manual do proprietário.
Existem 3 tipos de lubrificantes que podem ser usados no Corsa 2006. 5W30 mineral, 5W30 Semi-sintético e 5W30 100% sintético.
O mais importante nesse caso é a viscosidade. Porém o lubrificante 100% sintético terá melhor performance no seu motor.
Um abraço.


SAVIO MACHADO.

Unknown disse...

Savio, bom dia!
Tenho um Classic 2009 1.0, até os 60.000km utilizei o óleo 5w30, após isso fui mal orientado e passei a utilizar o 15W40, posso voltar a utilizar o 5W30 tranquilamente?

Obrigado!

Ronilo Caetano

SAVIOMACHADO disse...

Olá Ronildo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Respondendo sua pergunta: Vai depender do desgaste provocado pela viscosidade 15W40, pois é uma viscosidade mais alta do que 5W30.
Talvez tenha que fazer uma experiência. Volte a usar o 5W30 e observe se vai baixar óleo. Se não baixar, não tem problema.
Se baixar vai ter que aumentar a viscosidade. Se o 5W30 baixar, use um 10W40.
Um abraço!

Unknown disse...

Tenho o Corsa Sedan Premiun 1.4 econoflex 2007 com +de 172mil km. Estou usando somente alcool, e a partida a frio é sofrivel nos dias mais frios depois somente depois da setima partida funciona. Na ultima troca coloquei o oleo de sempre 15W40, tem algo que eu posso fazer para melhorar a partida a frio???

SAVIOMACHADO disse...

Olá Jackson Farinhaque. Obrigado pela visita no Blog SM.
Sua pergunta é bem interessante. Seu carro já está bem rodado. Sua quilometragem já é considerado alta.
Dá para melhorar sim a partida a frio, usando viscosidades mais baixas. Como 10W40, 5W30, 5W40 e até 0W20... Porém como seu veículo já está com mais de 172 mil KM, pode ser que haja perca excessiva do lubrificante (baixar óleo).
Mas acho que você deveria tentar aos poucos. Vá para uma viscosidade 10W40 e verifique se o óleo se mantém no nivel ou perde pouco. Sempre observando o comportamento na hora de ligar o carro.
Um abraço.

Sávio Machado

Anônimo disse...

Bom dia, tenho um astra 2006 e gostaria de saber se posso usar o 5w30, lembrando que ele está com 140 mil km e não sei quais especificações foram utilizadas antes.. Obrigado

Unknown disse...

Boa noite, tenho uma montana 2005 1.8 Sport e usei um óleo 10w-30 e gostaria de saber se o mesmo pode vir a prejudicar o motor do veículo.... Obrigado.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Everton Ribas!
A viscosidade indicada é 5W30, certo?
Você aumentou um pouquinho. Pode não acontecer nada. Ou poderá ouvir umas batidinhas de tucho quando ligar o motor pela manhã.
Forte abraço e obrigado pela visita no Blog SM!

Sávio Machado

Anônimo disse...

Sávio, fiz meu cabeçote em janeiro de 2015, o mecânico colocou o 20w50 GTX Anti borra, até eu reclamei, usava o 5w30 acdelco mineral, coloquei o 5w30 SM acdelco, mas parece que deu uma vazada na correia, mas parece que a marca da vareta não baixava, vou voltar pra o 5w30 mineral só tem o F1 Ipiranga, com o 20w50 é só tectec, vou voltar pró 5w30 mesmo com 113.000 km?
Paulo

SAVIOMACHADO disse...

Paulo... Assim fica dificil. Você não mencionou que veículo se trata... Tente levar para um mecânico bom. Converse com ele. Mostre o seu motor. Não tenho como ver seu carro. Mas se não tiver vazamento e não está perdendo lubrificante pelo escapamento e se for um chevrolet novo, pode voltar a usar o 5W30, que seria o indicado.

Um abraço.


Sávio Machado

Anônimo disse...

É um Celta 2005 gasolina vhc 8v, não saia nenhuma fumaça preta ou azul quando usei o 5w30 SM, ele tem 113 mil km. Foi feito o cabeçote devido queima da junta por causa da bomba dágua, falando em bomba, quero abrir o cárter e ver a situação da bomba de óleo pescador e o cárter em si.
Paulo

Anônimo disse...

Ola tenho um corsa classic 2007 motor 1.0 vhc flex power com 75 mil rodados tem problema de voltar a usar o oleo 5w30 pois arecem fui notar q o mecanico estava colocando o 10w40. Se eu voltar a usar o 5w30 nao vai acontecer do motor ficar batendo

Dj Rafa - A Tecnologia da Sua Musica disse...

Ola boa noite Siviomachado parabéns pelo blog. Me tire uma duvida possou 2 Corsa Hatch 1.4 ambos 2012 um com 25 mi km e outro com 18mi km sempre troco o oleo com 5 mil km ou 6 meses e sempre utilizei o ACdelco 5w30 api sl, so que encontrei uma promoção em um posto BR que eles me ofereceram o Oleo Lubrac Valora 5w30 Sintetico será que poderia usar sem nenhum problema??

Anônimo disse...

Galera, quem tem motor VHC, bom motor por sinal, porem depois de um tempo de uso começa ouvir o famoso barulho de maquina de costura que nada mais é do que barulho nos tuchos, pode fazer como eu fiz com o meu Classic 2005. O ex dono sempre pôs o óleo que os trocadores adoram pôr, o 20w 50, e 5 mil km depois tá lá vc de novo gastando dinheiro, eu lendo daqui e dali, resolvi mudar isso e passar a usar o recomendado 5w 30 sintético, e em poucos dias desapareceu o barulho dos tuchos, carro ficou mais "esperto", quanto ao consumo, sem diferença pra mim. Há quem diga que a viscosidade mais alta do óleo faz com que a lubrificação da parte mais alta do motor, os tuchos, seja deficitária nesse modelo, sendo assim o 5w 30 tem melhor alcance e consegue fazer o que um óleo tem que fazer, lubrificar todos os componentes. Essa teoria ganhou força comigo depois que passei a usar o 5w 30 e pude observar que começou a umedecer a parte externa da tampa do reservatório de óleo, algo que nunca aconteceu, sinal que o óleo agora estava chegando até o final do sistema, e a tampa já velha provou isso, troquei a tampa e o carro ta igual novo. Abraço

Anônimo disse...

Tenho um prisma2009 e comprei ele agora ele tava com sujeira no carte o mecanico fez a limpeza e colocou um oleo 20.50 posso comfiar o carro ta com 82.000 rodado pediu pa roda 2000 e troca de novo

Unknown disse...

Boa tarde, qual óleo vc recomenda para zafira 2005 com 210.000 km

Anônimo disse...

Ola

Posso usar oleo 100% sintetico original GM no motor do astra 2010 8v com 55.000km?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Pode usar sim.
Um abraço.
Sávio Machado.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Laerte Lourenço.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Verifique a recomendação da fábrica. No seu caso o lubrificante indicado era um 5W30 mineral.
Caso o motor esteja cansado, com vazamentos aumente um pouco a viscosidade usando um 10W40 ou até mesmo um 15W40.
Um abraço.

Unknown disse...

Boa noite,
Tenho um corsa 1.8 flex 2005, ele esta com 115 mil original qual óleo vc m aconselha a usar nele semi ou sintético qual a viscosidade?
Desde já agradeço

SERGIO disse...

BOA TARDE!
VCS DIZEM PRA VER O MANUAL DO VEICULO,TENHO UM ASTRA 2006 2.0 FLEX 115000 KM
RODADOS NO MANUAL DIZ 5W30,15W40,20W50 NO CASO ELE FRIZA A SIGLA J A CIMA.
ELE ESTA COM AQUELE BARULHO NA PARTIDA.

Unknown disse...

Olá, tenho um Celta 2009 ecoloco 15w50 lubrax, já que é indicado 5w30. Será que pode trazer danos futuros no motor, ou posso mudar para o 5w30 sem problemas, ele esta com 74000. Obrigado.

Josefa disse...

Oi, boa noite, tenho um corsa classic 2008 VHC com 62000 kms rodado,uso o Ac Delco 5W 30 mineral,
fui fazer a troca e a pessoa do posto me falou que melhor era colocar um sintetico, fiquei em duvida e não fiz a troca.Qual será o melhor, vc pode me orientar. Obrigada. Cristina.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Josefa... Obrigado pela visita no Blog SM.
Você está usando o lubrificante indicado pela sua montadora (GM). Está correto.
Um abraço.
Sávio Machado

Anônimo disse...

Ola Savio preciso de uma orientaçao sua...comprei um celta 2010/2011 com 49 km rodados...n sabendo que oleo a ex dona usava coloquei um 20w50 mineral... sera q posso mudar a viscosidade indicada antes de completarseis meses?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM. O lubrificante de viscosidade 20W50 está praticamente obsoleto. Ainda existem alguns carros mais antigos que podem usar. Então mude enquanto há tempo.
Um abraço!

SAVIO MACHADO.

Unknown disse...

boa noite,
amigos quero informação sobre oleo motor a ser usado zafira 8v 2.0 2010.
carro vai completar 90 mil e vou ter que trocar peguei com 70 mil troquei o oleo foi colocado ac delco 5w30 ...agora me falaram que posso usar o 15w40 devido a km? será que nao pode dar problema agora ou futuro no motor devido a essa mudança?

Unknown disse...

Galera tenho um celta 2010 está com 96 mil km e sempre desde o carro zero usei o ac delco 5w30.
Meu motor é muito elogiado por quem dirige meu carro e os mecânicos que ja olharam. Essa dica procede muito pois ter usado esse óleo ajudou e ajuda muito na economia e na potencia do veiculo. Esse negocio de passar uma certa quilometragem mudar pro 20w50 é mito. Fui orientado por um técnico da própria general motors.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
IGOR JACOBINA X BARREIRAS disse...

Olá amigo Tenho um corsa classic vhc 2003/04,ele só rodou 42 mil km,qual oleo colocar ?

Unknown disse...

Comprei um classic flexpower 1.0 com gnv e vou fazer a primeira troca de oleo. No manual vem indicando oleos de diversas viscosidades, 5w30 15w40 20w40 e ate 20w50 e eu não consigo entender. ele está com 120.000 km rodados e a pergunta e será que apesar de o 5w30 ser o mais recomendado não seria indicado subir u pouco essa viscosidade para 10w40 ou 15w40 em função da kilometragem e idade desse motor ? obrigado

Unknown disse...

Boa noite, comprei um celta flexpower 2008 e não sei com que óleo ele estar, mas comprei o sj 20w50 posso usar esse ou devo comprar outro.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Ozeas. Obrigado pela visita no Blog SM.
Celta precisa de viscosidade mais baixa. Você está usando a mais alta. A viscosidade original é 5W30.
Um abraço.

Unknown disse...

Tenho um corsa 1.4 2008 estou usando o 20/50 posso mudar para o 10/30 ele já tem 100 mil.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Ronaldo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Você pode alterar a viscosidade. Até porque um 20W50 no Corsa é uma viscosidade bem alta. Só procure acompanhar o andamento do motor, verificando sempre o nível do óleo. Grande abraço.

Sávio Machado

Unknown disse...

Olá amigo, tenho um Prisma 2010 1.0,estou a pouco tempo com ele,e ele estava rodando com óleo 20w50,nessa última troca coloquei o 5w30 por ser o indicado,porém começou a vazar em baixo nas juntas...detalhe q com o 20w50 não vazava uma gota,oq devo fazer???retornar ao 20w50???

SAVIOMACHADO disse...

Bom dia Marcos. Obrigado pela visita no blog SM.
Pode retornar a usar o 20W50, pois já deve ter causado desgaste. Ou você pode fazer o motor.
Um abraço.


Sávio Machado

Unknown disse...

Boa noite, tenho um corsa 1.8 com 63 km originais estou querendo trocar o oleo qual você me recomenda?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Carlos André.
Obrigado pela visita no Blog SM. Preciso saber que ano é o seu Corsa.
Um abraço.

Sávio Machado.

Unknown disse...

Boa tarde. Tenho um celta flex 2010. Está com 130 mil km. Infelizmente o ex dono começou a usar o 20w50 assim q peguei comecei a usar o 15w40 não está deixando nada de óleo. Será que posso começar a usar o 5w30 mineral sem problemas Sávio? Grato !

Unknown disse...

Boa tarde Sávio.
Tenho um celta 2010 flex. Está com 140 mil km. O antigo dono usava 20w50. Assim que peguei comecei a usar o 15w40 e não teve baixa de oleo. Estou querendo colocar o 5w30 na próxima troca. Será que vou ter algum problema ?
Grato!

Batista Carvalho disse...

Boa noite Salvio,

Tenho um GM Vectra GT 2008, com 106.000 KM, usei sempre óleo 5W30 desde os 53.000 KM, quando comprei e sempre as trocas feitas até aqui na concessionária com óleo 5W30 AC Delco. Estou querendo trocar em mecânica não mais na concessionária. O mecânico informou que não devo usar o óleo 5W30 da ACDelco, seria com viscosidade maior. O motor não apresenta problemas, inclusive já analisado pelos técnicos da concessionária. Devo manter o óleo 5W30 AC Delco ou escuto a recomendação do mecânico.

Grato,

Batista Carvalho

SAVIOMACHADO disse...

Olá Batista Carvalho.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Desculpe, mas eu não entendi bem. Você quer trocar de local de troca de óleo ou quer usar outro óleo?

Um abraço.
Sávio Machado

Anônimo disse...

Tenho uma s10 ano 2006 com 119000 mil rodado uso sempre o óleo 15w40 devo continuar usando o msm óleo com o passar do tempo? Ou tenho que mudar na medida que a vida útil do motor for diminuindo

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Respondendo a sua pergunta, no manual do proprietário não manda substituir a viscosidade do lubrificante indicado, certo?
Então não mude.
Um abraço.

Sávio Machado

Unknown disse...

Boa tarde Sávio.
Tenho um celta 2010 flex. Está com 140 mil km. O antigo dono usava 20w50. Assim que peguei comecei a usar o 15w40 e não teve baixa de oleo. Estou querendo colocar o 5w30 na próxima troca. Será que vou ter algum problema ?
Grato!

Alemao disse...

Boa noite Sávio, tenho um Vectra Elite 2.0 flex 2010 Automático, não sei o óleo q o antigo dono usava, na compra levei no mecânico o carro está ok, mais só agora verifiquei q não tem o adesivo da próxima troca, então resolvi trocar imediatamente.
Antecipadamente obrigado

SAVIOMACHADO disse...

Olá Alemão. Obrigado pela visita no Blog SM.
O ideal é perguntar para a concessionário por causa do ano do seu carro. Se eu bem me lembro o lubrificante indicado na época era um 5W30 mineral. O produto original se chama AC DELCO.
Um abraço.
Sávio Machado.

Anônimo disse...

Olá saviomachado! Tenho um CELTA 2013/2014.. está com todas as revisões em dia porém cheguei nos 25.000km e preciso fazer a revisão e a troca de óleo.
Fui na concessionaria e a troca de óleo ficou em torno de 250,00R$
é essa média de preço mesmo? achei meio salgado! O óleo usado é o 5w30 sintético da Delco

Bronson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

acabei de adquirir um vectra 2010 e queria saber qual oleo devo usar na troca! obs: ele esta com 55.000

SAVIOMACHADO disse...

Olá Jean. Verifique no Manual do Proprietário. Um abraço.

Ricardo disse...

Boa Noite..
Sou Ricardo...
Tenho duvidas sobre óleo usar...tenho um Classic 2010. uso oleo ac delco. 5\30. Porem meu carro esta com 88000 km.. tenho que mudar por causa da quilometragem.. tipo óleo 10\40.
Desde ja agradeço por seu comentário. um abraço

Unknown disse...

Tenho um corsa sedan 2008 na última troca de óleo usei o 15x30 mineral recomendado pela oficina so que li no manual que o recomendado é o 5x30 devo usar o 5x30 sintentetico ou sem sintético tá com 65mil km meu email é al76alves@gmail.com obrigado e fico no aguardo

Anônimo disse...

Oiiiii por favor me ajude levei meu carro para fazer embreagem e o mecânico me orientou trocar o óleo 5w30 pelo 20w50 é uma meriva 1.8 2005 está com 127 kilometros rodados confiei e fui fazer a troca com o coração doendo porque havia trocado o óleo a pouco tempo só que para deixar eu confusa o rapaz que faz a troca de óleo falou que não aconselhava usar o 15w40 e só resaltando meu carro não abaixa o óleo e não tem vazamento. Por favor me ajude

SAVIOMACHADO disse...

Oi. Obrigado por visitar o Blog SM. Assim fica difícil... Eu não sei porque o seu mecânico pediu para você tirar o óleo que tem a viscosidade original da sua Meriva para colocar outra viscosidade...

Unknown disse...

Boa noite
Tenho um classic 2009 com 100mil km estou usando o óleo 15w40 e percebi que ao ligar com o motor frio está tendo um barulho de tucho, oque fazer devo voltar a usar o 5w30? Um mecânico me orientou a mudar para o 20w50 e agora oque faço?

Unknown disse...

Boa noite tenho um Celta 2012 com 33 mil quilômetros rodado e está fazendo um pequeno barulho de tucho eu sempre usei os óleo originais 5w 30 como eu moro no Rio de Janeiro e à temperatura é muito alta eu posso usar o 10w40 sem algum problema.

Unknown disse...

Obrigado

Unknown disse...

Olá Sávio, feliz ano novo!

Possuo um corsa "novo" hatch 2003 e foi refeito o motor na casa dos 190000km. Inicialmente foi usado um oleo mobil 15w40 e estou na terceira troca, perto de 214000km. Gostaria de saber se posso trocar para 5w30 ou permanecer com 15w40?
Obrigado.

SAVIOMACHADO disse...

Olá meu amigo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Você já fez uma quilometragem bem alta. Só experimentando para ver se não vai dar vazamento devido ao desgaste. O Corsa, se eu não me engano teria que usar um 10W40 ou um 5W30. Um abraço.
Sávio Machado

SAVIOMACHADO disse...

Olá Machado Thomaz. Obrigado pela visita no Blog SM.
O calor é um bom argumento. Tente. Mas fique de olho.
Um abraço.

Sávio Machado.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Arnaldo Barbosa. Obrigado pela visita no Blog SM.
Seu carro, o produto original tem que usar um 5W30. Usar uma viscosidade 20W50 vai aumentar os barulhos de tucho e provocar desgaste nos pistões e consumo de combustível.
Um abraço.

Sávio Machado.

Unknown disse...

Tenho um corsa sedan 2000 motor mpfi
Fui fazer a troca de oleo e o cara da loja me indicou AcDelco 20w30 semissintético ...
Ta certo ou errado ? Meu carro esta com 139 mil km

Unknown disse...

Ola possui recentemente um classic 2003 alcool original 159 mil km que oleo vcs me recomendariam.grato

Anônimo disse...

Olá boa tarde! Acabei de pegar um astra 2005 flex 2.0 com 150.000 km, o dono anterior usava oleo lubrax 20w50 mineral e, parece que o recomendado é o sintetico 5w30, essa informação procede? Posso mudar de mineral para sintético? Obrigado. Abraço.

Unknown disse...

Ola..
Posso alternar entre oleo sintetico e semi-sintetico quantas vez eu quiser porem obedecendo a marcação 5w15?
Tenho corsa 2012 1.4 39 mil rodado

Parabéns pelo trabalho

Unknown disse...

Desculpa eu quis dizer 5w30

SAVIOMACHADO disse...

Olá Alden. Obrigado pela visita no Blog SM.
Respondendo a sua pergunta, pode alternar sim. Mas certifique-se sempre sobre a aprovação ou homologação do lubrificante com a montadora do seu veículo.
Um abraço.

Sávio Machado.

Anônimo disse...

Olá Sávio boa tarde
Tenho Um Celta VHC 2005 133500 km rodados comprado a pouco tempo de outra pessoa, de uns tempos pra cá venho prestando atenção em um barulhinho chato vindo do motor, pesquisando vi que pode ser tucho descarregado, pois outras maneiras de detecção do defeito já foram feita como abertura de tampa de válvulas e verificação das mesmas, tudo ok. Perguntado ao ex dono que óleo ele tava usando, ele disse ser o Mobil Super Protection 15w40 então te pergunto gostaria de voltar ao óleo original 5w30 que vem no celta porem em vês de ser mineral penso em colocar o Lubrax Valora 5w30 sintético, na sua opinião com essa troca de óleo você acha que os tuchos pararam de descarregar e fazer barulho?

Anônimo disse...

Olá tenho um vectra elegance 2006 uso o recomendado 5w30
porém já rodei 2.000km e senti que abaixo um pouco isso é normal? Ele está com 90.000 km

O BOB disse...

Ola , tenho uma meriva 1.4 2009
Gostaria de saber se sobre qual óleo posso utilizar se usar 5wx30 vou ter problemas ?

SAVIOMACHADO disse...

Bob, tudo bem? O produto original do seu carro é um 5W30. Pode ser semi sintético ou sintético. Um abraço.
Sávio Machado

HTrindade disse...

Boas pessoal, preciso da vossa ajuda, tenho um VW Touareg 3.2 V6 de 2004 a gasolia, e estou em Mocambique, portanto quero saber que oleo de motor devo usar, olhando para a temperatura ambiente que varia de 28 - 46ºC. Pela recomentacao do fabricante, ele recomenda usar oleo castrol 5w30. O carro 'e alemao e la faz frio. isto nao teria algula implicacao com as tempreraturas de africa?

Por favor podem deixar vossas sugestoes para meu email: helbert2008@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Savio, para um Astra 2009 2.0 com 200.000 km devemos manter a viscosidade 5w30 ou é possível/necessário mudar?

Felipe disse...

Olá,
Acabei de fazer a troca do meu óleo é um corsa g2 2004, no manual indica 5w30, porém o carro estava com etiqueta 20w50 quando comprei na semana passada, o carro faz um barulho de maquina de costura quando parado em ponto morto...Tem alguma relação com o óleo?E eu deveria voltar a utilizar o 5w30? O carro está com 150 mil km

Erivaldo ilha disse...

Bom dia. Tenho um vectra elegance 2008,está com 101 mil km,última troca coloquei o óleo 15w40 pq o mecânico disse que era melhor e tbm não tinha no estabelecimento o 5w30,a pergunta é,devo voltar ao óleo 5w30 ou manter o 15w40?

Unknown disse...

Saudações. Tenho um Astra 2.0 2010 Flex. Coloquei GNV e não coloco alcool, só gasolina e gás. Eu exijo bastante do carro. Posso usar o óleo Castrol Magnatec 5W40 sintetico?

Supla disse...

Olá! Tenho um Corsa 1.8 max 2005 acabei de compra e não sei q óleo usar qual devo usar?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Supla. Se o motor está bem ajustado pode usar 5W30. Se não estiver bem ajustado, pode usar um 10W40.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá! Tenho um celta 2003 com 130,000 km
Faz um tec tec no motor tanto frio tanto quente uso óleo 15w40 API-SL. Posso usar um óleo mais fino para ver se para por ex. Um 5w30?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM. Sua alteração deverá ser gradual. Assim você poderá observar se há perdas ou vazamentos no motor. Saia do 15W40 e passe a usar um 10W40. Sempre observando o comportamento do motor. Se continuar o barulho e não houver perdas, passe para um 5W30.
Um abraço.

Sávio Machado

Anônimo disse...

Bom dia, tenho um corsa classic 2012/2013 com 28000 km, coloquei o óleo 5w-30 e o carro começou aparecer um barulho, um mecânico mandou que eu trocasse o mesmo por o 20w50, isso é correto.

SAVIOMACHADO disse...

Bom dia Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM. Respondendo a sua pergunta: O produto original do seu carro possui viscosidade 5W30. Não é aconselhável usar outra viscosidade. Poderá causar danos. Um abraço.
Sávio Machado

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa noite tenho um corsa 1.8 com 133 mil rodado, ano 2005 quanto comprei troquei o óleo dele só que não sabia qual óleo usar e coloquei o 15/40 semi só que agora preciso trocar dinovo posso colocar o 5/30 sintético já q parece q é o recomendado??? Muito obrigado...

SAVIOMACHADO disse...

Exatamente Mariana. 5W30. Porém fique de olho para ver se não vai baixar óleo, pois um 15W40 pode ter provocado desgaste nos pistões.
Um abraço.
Sávio Machado

Anônimo disse...

Bom dia. Tenho um celta 2009/2010 com 126000km, foi feito o motor do carro completo mecânico colocou o óleo 20w50 mineral posso mudar para o 5w30 100 por cento sintético?

Unknown disse...

Olá, tenho um corsa classic 1.0 flex 2008. Gostaria de saber qual melhor óleo usar. Ele está com 100000Km rodados. O óleo 20w50 poderia usar ou este poderia ser prejudicial?
Desde já agradeço a atenção.

cotta disse...

Bom dia, tenho um zafira 2.0 2001 8v e não sei qual óleo usar.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Cotta. Que óleo você está usando no seu carro?

Sávio Machado

Unknown disse...

Boa tarde Sávio , tenho um GM Classic Vhc ano 2003 no manual do veículo indica usar lubrificante 15 w40 SJ ou superior . Qual você me indica? O veículo está com 110 mil km rodados obrigado

Unknown disse...

Ola tenho um classic 2012 e coloquei o óleo da havoline 10 w40 semi sintético sera q da alguma alteração. ?. Obrigado

SAVIOMACHADO disse...

Pessoal, leiam seus Manuais do Proprietário. Não adianta vocês me perguntarem. Não se deve trocar de viscosidade só porque o carro está com km alta.
Um abraço.


Sávio Machado

Inacio disse...

Bom dia savio tenho um vectra 98 com 145 mil rodado qual óleo e viscosidade vc me recomenda obrigado!

Anônimo disse...

Ando pouco com meu astra 2004/5 8v devo usar mineral ou semi sintetico

Mário disse...

Boa tarde Sávio. Gostaria de sua opinião no seguinte caso: Tenho um Astra 2009 com 100.000 km. Veio de fábrica com óleo 5W30 ,que é o recomendado pela GM, mas na 1ª troca não achei do mesmo(moro no interior) e sugeriram o 15W40 que venho usando até hoje. Na troca mais recente, o frentista sugeriu o 20W50, pela Km maior. Peguei o carro e na arrancada achei que o freio de mão estava acionado,pois o carro não deslanchava, . Andei um pouco mais e o problema continuava. Voltei ao posto, troquei pelo 15W40 que usava, e o problema acabou.Há poucos dias começei a perceber o "barulho da máquina de costura" mas que não é frequente. Penso em usar o óleo 5W30, que já acho no comércio, ou o 10W40. Que vc sugere,com sua experiência ? Obrigado pela atenção

Mário disse...

Bom dia Sávio, apenas para detalhar melhor o post anterior, não sou de forçar o carro, mesmo em rodovias não passo de 3000rpm e não há vazamentos. Moro em região de clima mais ameno, e o barulho de máquina de costura é ocasional, e costuma surgir após ligar, mas passa após alguns km.. Obrigado e parabéns pelo blog, muito útil.

Multiaudio disse...

Olá Parabéns pela iniciativa...tenho uma dúvida. Tenho uma zafira 2001 e tô usando 20w 50 mineral. Tá certo? Ah minha zafira tá com 230milkm .Obrigado.

SAVIOMACHADO disse...

Mário. Obrigado pela visita no Blog.
Parabéns pelo cuidado com seu carro. Porém, não se deve alterar a viscosidade do lubrificante, a não ser que haja perda e assim mesmo, nesses casos, aconselha-se a fazer a retífica, porque as consequências são cada vez mais gastos.
O lubrificante indicado para o seu carro é a viscosidade 5W30. Se você não conseguiu achar essa viscosidade poderia colocar um 10W40 que estaria mais perto do 5W30. Os lubrificantes 20W50 são para carros carburados. Não atendem as exigências das montadoras na atualidade. Além de não termos informações precisa ou populares, ainda temos pessoas que deveriam nos auxiliar a usar produtos corretos, fazem justamente o contrário, informando erroneamente os consumidores.
Pois bem, o que você deve fazer: Tente manter a viscosidade original do seu carro. Caso não encontre um lubrificantes 5W30, use um 5W40. Se não conseguir usar um 5W40, use um 10W40.
Grande abraço!

Maurotbone disse...

Bom dia, tenho uma meriva 2002/2003 8v e está com 104171 mil km rodados, na última troca foi com 97964 mil km, o mecânico colocou óleo 15w40, agora está próximo da troca e gostaria de saber se continuo com este ou coloco um outro óleo, meu receio é que moro em Ribeirão Preto onde a temperatura diária é sempre na média de 35 graus,o que me recomenda?

SAVIOMACHADO disse...

Mauro. Boa tarde.
Dificil saber assim... Preciso de um relatório mais completo. Porque você quer mudar? Estava usando outro óleo antes desse 15W40?
Está baixando óleo?
Um abraço.

Unknown disse...

Semana passada completei o óleo que deu uma baixada, no posto que troquei o freitista me aconselhou usar um óleo sintético não o semi sintético, comprei o carro a 3 meses e foi quando fiz uma revisão e troquei os filtros e óleo, como ele me falou isto resolvi procurar uma segunda opinião?

Nowhere Band disse...

Bom dia. Tenho um Honda Accord 1995 - Motor V6 2.7 24 valvulas. Minha dúvida é se devo usar óleo mineral (5W30 SL) semi sintético (5W30 SM) ou sintético (5W30 SN). Venho usando sempre o semi-sintético (SM) porem vejo nas propagandas da AC Delco que se destina aos motores 1,0. Gostaria de saber qual o mais apropriado para meu motor V6 2.7. O carro está com 180 mil km e não baixa óleo. (troco com 5.000 km). Obrigado

Anônimo disse...

Bom dia, tenho uma zafira 04/05 Elegance a 6anos.. E Sempre ia no mesmo mecanico e ele sempre trocava o oleo 20w50...
Fui em um novo mecanico a 8dia e ele colocou o 5w30... Estou sentindo o carro meio preso/amarrado... Essa mudanca pode danificar o motor? É comum acontecer isso?
Muito Obrigado!!!

Anônimo disse...

Bom dia, Sávio!

Tenho um celta 2009, comprei faz pouco tempo, o antigo dono usava óleo 10 w40 ou 15 w50, ele não lembra. Sendo que o original é o 5w30. Qual óleo devo usar? O carro está com 118.300 km

Paul Jackson disse...

Boa noite Sávio, tenho um fiesta 2013/2014 ando muito na estrada O km de já esta com 140 mil, a cada 3 meses troco o óleo pela Km dos 10 mil sempre coloquei 5W30, você acha que eu deveria trocar o óleo por outra viscosidade, pois ele não baixa, só gostaria de ter um melhor rendimento e economia.

Anônimo disse...

Boa noite Savio. Vc conhece ou recomenda o uso do molycote A2 em conjunto com o óleo recomendado pela gm?
Grato, Marcos.

Anônimo disse...

Tbm to justamente com essa dúvida, tenho um Vectra GT cuja quilometragem 73000 e gostaria de usar este óleo 5-30, pois eh o recomendado pelo fabricante, só q há tempos q estou usando 15-40, terei problemas coso eu venha mudar de óleo?

Eder disse...

Amigo tenho um 2010 tbm uso esse mesmo óleo semi sintetico ele está com 85 mil irei trocar para um mais grosso depois dos 100 mil

SAVIOMACHADO disse...

Olá pessoal.
Recomendações. Não alterem a viscosidade do lubrificante simplesmente porque o motor alcança a marca dos 100.000 km. Nenhuma montadora recomenda a troca de viscosidade. Não é sadio para o motor.
Também não adicionem outros produtos que não seja o lubrificante. Caso queiram adicionar algum tipo produto melhorador de viscosidade, procurem adicionar produtos que venham adicionados no lubrificante e que o mesmo mantenha a viscosidade original do veículo.
Um abraço.

Unknown disse...

Olá, meu carro é o novo corsa 2010, tem 75 mil km, levei no mecânico para fazer a troca de oleo e ele pos o 15w40 e só depois, lendo o manual vi que era o 5w30 o indicado. Posso tirar o atual e voltar pro 5w30 ou tem alguma contra indicação?

Adriana disse...

Boa tarde! meu nome é Adriana, tenho que trocar o óleo do meu carro, e é a 1ª vez que faço a troca, corsa sedan spirit 2008, verifiquei no site da chevrolet. eles indicam o óleo ACdelco 20W50 API-SJ mineral, ele esta com 58.000 km liguei na Voli, pois eles vendem e já fazem a troca e o vendedor, me informou que teria que ser 5W30, questionei porque se o outro e o indicado é mais em conta o vendedor informou que e por conto de ser mais denso, pelo ano do carro, e km rodado. Se puder me informar, fico imensamente grata.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Adriana.
Estranho essa indicação estar num site da Chevrolet. Pois o óleo 20W50 está quase obsoleto. E até o fim do de 2016 vai ser proibido de ser fabricado devido a aditivação do lubrificante não ser adequada para os carros novos.
Tenho falado para todos os leitores lerem o Manual do Proprietário do veículo. Lá está indicado o lubrificante correto de cada carro. No seu caso é o 5W30.
Um abraço.

Sávio Machado

Anônimo disse...

Eu concordo, colo o 15W40 no Chevrolet Clássic ano 2012 do meu filho e lubrifica muito bem o motor para o clima do Brasil e também temos que lembrar que enfrentamos congestionsmentos, trânsito lento aí pede um lubrificante com viscosidades maior devido a temperatura ambiente e o vai e para no trânsito a escolha acertada sem dúvida é o 10W40.

Fabrício disse...

Tenho um astra 2005 com 107000 km, acabei de comprar vou fazer a revisão , que óleo devo usar

SAVIOMACHADO disse...

Olá Fabrício. Obrigado pela visita no Blog SM.
Te pergunto: Porque não usar o lubrificante de viscosidade original? Tens o Manual do Proprietário?
O lubrificante indicado para um Astra 2005 é um lubrificante semi sintético de viscosidade 5W30.
Grande abraço.

Sávio Machado.

Luiz disse...

Olá Sávio, tudo bem? Parabéns pelo trabalho , muito bom. Adquiri um Celta 2012 , troquei óleo, fluido de freio , filtro de óleo, ar, combustível e cabine. Troquei Correia dentada e esticador e os tensores da suspensão dianteira, bom a dúvida é a seguinte, o manual da GM não fala em período para troca do líquido de arrefecimento, estou em dúvida da real necessidade de troca ou completar com aditivo diluído ( aditivo laranja) . O carro não esquenta, aliás o ponteiro do marcador de temperatura fica no primeiro quarto da escala, todos os outros carros que tive trabalham com indicador bem no centro, nunca tive GM, não sei se é normal ou se válvula termostatica está aberta direta, acho isso porque logo que liga o motor o líquido de arrefecimento já está circulando. O carro está com 46700km. Acha que devo trocar o líquido de arrefecimento, trocar válvula termostatica, não sei o que é melhor. Todos os serviços foram feitos em concessionária .

SAVIOMACHADO disse...

Luiz. Obrigado pela visita no Blog SM.
Sem olhar o seu carro, fica difícil. Aconselho você procurar a concessionária novamente. Analisar a opinião e depois ouvir outra opinião de algum mecânico especializado. Geralmente os fluidos de arrefecimentos da nova geração chegam a durar 100 mil Km. Mas isso depende muito de como o veículo é usado. Quanto mais ele anda, mais fluido perde suas características.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
Sávio Machado.

Larravaniere disse...

Olá, q tipo de óleo devo usar no vectra 2006 2.4 16v 115 mil rodados?
Obg.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Larravaniere. Muito obritado pela visita no Vareta.
A viscosidade original do seu carro provavelmente ainda é um 10W40. Nos veículos mais novos é o 5W30.
Para o seu Vectra eu recomendaria um lubrificante com maior propriedade de lubrificação. Estou te mandando um link do produto.
Você pode comprar na loja do Facebook ou se quiser maior informações também passarei o link da loja aqui do Vareta.
Caso tenha alguma dúvida, você pode me contatar pelo whatsapp 51.80578563 ou por aqui mesmo.
Segue os links:

facebook.com/varetareal/

http://saviomachado1.blogspot.com.br/2016/10/compre-valvoline-max-life-10w40.html


Grande abraço.

Unknown disse...

Olá,

Tenho um Celta 2003 com 151 mil rodados, estou usando óleo 20w50, mas o motor está sofrendo muito na partida a frio. A aceleração oscila e o carro treme demais. No manual indica 5w30 pra zero km, mas com 151 mil eu posso usar um 10w40? Obs: o 10w40 não tem no manual, a lista do manual tem 5w30, 15w40, 15w50, 20w40 e 20w50.

SAVIOMACHADO disse...

Olá meu amigo. Respondendo sua pergunta. Muito estranho não aparecer o 10W40 no maunal da GM para esse ano. Mas você pode usar um 10W40 sim. Semi sintético. Creio que vai superar suas expectativas.
Grande abraço.


Sávio Machado

Anônimo disse...

Interessante, tenho um celta 2008 e no manual diz que a troca de óleo deve ser feita a cada 10.000 km ou seis meses o que ocorrer primeiro. Porque estão dizendo que o óleo sintético dura um ano?

Anônimo disse...

Boa noite, por favor estou muito preocupado!!!

Eu comprei um celta com 120 mil kms 1.0 2008 o ex dono só sabe que o óleo que está no motor é mineral,agora to com medo de colocar o 5w30 semi sintético e da algum problema pq eu já ouvi dizer que quando sai do semi sintético não pode mais voltar!
É se eu colocar o acDelco 5w30 mineral o que vc acha? Ja que no manual não fala se é mineral ou sintético...

Unknown disse...

Saviomachado, tenho um vectra 2009 2.0 8v coloquei a/c delco 5w30 e o motor quando aquece "dentro do normal" fica muito estranho, chega sair gases pela tampa do óleo e percebo que o óleo vira uma água, acredito que esse óleo não tem boa lubrificação, semore usei no meu astra 15w40 e se manteve uma maravilha. Sei que estou usando o recomendado, mas sem iprocrisia, na pratica algumas coisas não funcionam como eram pra ser...meu motor tem 80 mil km vou mudar esse óleo antes que perco o motor.

Unknown disse...

Primeiramente um abraço a todos.Sou proprietário de um GM CHEVROLET COBALT 1.8 AUTOMÁTICO 2013/2014, trabalho de segunda a sexta com meu carro, em trajeto misto cidade estrada, e quando somente na cidade, em trajetos curtos de 7 a 15 km, troco o óleo a cada 10.000 km, e já troco filtros de ar, óleo e combustíveis, sempre, o óleo que uso e que é o recomendado para esse carro é o 100% sintético 5W30 com as seguintes especificações API SN,ILSAC GF5 ou superior ou DEXOS 1.Recentemente na linha 2017 foram feitas mudanças no motor desse modelo, e agora eles recomendam que se use o seguinte óleo, API SN, ILSAC GF5 ou superior e viscosidade SAE 0W20, alegando que isso melhora a partida e o consumo de combustível, gostaria de saber se acarretaria em algum problema ao meu motor, se eu passasse a usar o referido óleo, visando melhorar o consumo de combustível, pois dependo de recebimento de reembolso de quilometragem onde trabalho?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Hamilton. Obrigado pela visita ao Blog SM. Vamos a sua resposta: Seu carro foi desenvolvido para usar a viscosidade 5W30. Se você quiser, pode usar uma viscosidade maia baixa sim. Porém cuide se não vai baixar óleo. A viscosidade 0W20 é mais fluida que a 5W30 podendo haver queima. Ou também não. Agora se o carro tiver boa adaptação a essa nova viscosidade é bem provável que você perceba ama ligeira melhora tanto na performance do motor quanto a performance de economia de combustível. Arrisque. Mas fique de olho. Grande abraço!

Cleriston disse...

Tenho uma Meriva 2007esta com mais de 10000 não baixa óleo está normal sempre usei o havoline 5w30 semi sintético devo continuar

Anônimo disse...

Olá tudo bem! O mecanico fez a troca de oléo botou o 15w40 no fiesta sedan 2008 com 87mil é certo isso?brigado!



Anônimo disse...

Tenho um Corsa 2005 gasolina com 155 mil km qual óleo usar?

douglas disse...

Meu nome é Douglas! comprei um astra gsi 2005 esta semana e esta com 194 mil km, não sei qual óleo era usado anteriormente.....qual óleo devo usar agora? obg

Anônimo disse...

Olá,

Adquiri um vectra ano 2008, o antigo proprietario não soube me dizer quando ou qual foi a especificação do óleo de motor que colocou, realizei a troca de óleo onde foi colocado o 5W/30, o carro já está acima dos 175 mil km, este óleo está correto com esse km ou teria que ser com uma viscosidade maior ?

Obg.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Pessoal. Tenho evitado de responder perguntas sobre alterar a viscosidade dos lubrificantes no motor. Não alterem a viscosidade do óleo. Isso acarreta em consumo de combustível e desgaste dos pistões.
Verifiquem o manual do proprietário, como eu já publiquei a alguns dias.
Grande abraço.

SAVIO MACHADO

Anônimo disse...

Olá tenho um Vectra 2.4 08/09
Está com óleo mineral e no manual pede o sintético
Devo mesmo trocar e qual óleo devo por?

Anônimo disse...

Olá bom dia! Sávio Machado me tire uma dúvida?Eu tenho um astra 2010/2011 2.0 com 100.000 km rodados e depois q comprei fiz a troca de óleo duas vezes,e usei o óleo 20w50 semi-sintetico,mas a montadora recomenda acdelcon 5w30 sintético,e estou pensando em usar o óleo 5w30 sintético q a montadora recomenda,tem algum problema?O q vc me recomenda?

Anônimo disse...

boa tarde,tenho um corsa 2006/2007 ele esta com o 115mil rodado,mais ainda uso o oleo 5w30 do manual,vc acha que ja estar na hora de botar um oleo mais grosso ?

Unknown disse...

Boa noite amigo tenho um celta 2003 2004 au trocar o óleo que estava para o 15w30 semsintetico apresentou um barulho quando esta frio como se fosse turchos ou comando ou pino de pistão sera que tenho que engrossa r ou afinar mas o óleo obg .

Unknown disse...

Olá, tenho um prisma 1.4 2008 com 127.000 rodado. Não sei qual óleo o dono anterior utilizou, assim não sei qual utilizar 20w50 ou 5w30. Qual me recomendaria?

Desde já obrigado.

Daniel disse...

Boa noite Sávio!também sou de Tramandaí!parabéns pelo seu empenho em esclarecer as dúvidas dos internautas.Eu tenho um celta 2007 com 147.000 km o antigo dono usava o semi sintético 15w40 e sempre coloquei a mesmo,porém está dando o famoso tec tec na primeira partida a frio pela manhã o motor fica em média 40 segundos em perfeitas condições sem barulho algum após,depois de 40 segundos em média começa os tec tec. Será que se eu colocar o 5w30 talvez melhore essas batidas de tuchos? Valeu irmão e parabens!!!

SAVIOMACHADO disse...

Olá Daniel. Que coincidência um leitor em Tramandaí.
Respondendo a sua pergunta, se sair do 15W40, passe para a próxima viscosidade que é o 10W40. Se não resolver pode passar para o 5W30.
Qualquer dúvida mande um comentário novamente.
Grande abraço!!

Sávio Machado

Diego Costa disse...

Olá, tenho um prisma 1.4 2008 com 127.000 rodado. Não sei qual óleo o dono anterior utilizou, assim não sei qual utilizar 20w50 ou 5w30. Qual me recomendaria?

Desde já, Obrigado.

Unknown disse...

Ola pessoal, Tenho um ZAFIRA 2011 elegance com 153 mil km... e ultimamente estou em duvidas de qual oleo usar `e um carro que so eu e minha esposa anda tirado pela gente msm e sempre fiquei com um pe atras quando trocam o oleo... Queria saber qual o oleo indicado pra este motor 2.0 e com esta quilometragem..
PS me falaram pra colocar o MILITEC no motor pra melhorar o desempenho e consumo e tbm pra limpar... PROCEDE?
muito obrigado ficaria grato se tirarem a duvida

Francis Hime disse...

Boa noite!
Comprei um corsa sedan life 2007 com 60 mil km rodados. O manual dele fala para usar óleo semi sintético ou sintético 5w30 da ac delco. Fiz uma pesquisa e vi que o lubrax sintético 5w30 está mais barato que o ac delco semi sintético indicado pela montadora no manual. O que vocês acham da troca de marca? Compensa trocar a marca ac delco semi sintético para colocar um lubrax sintético? Atualmente o carro ainda está com óleo do antigo dono que é o lubrax semi 15w40.

Unknown disse...

Boa tarde! Tenho um Celta 1.0 2009, que está com 70 mil KM. Ele está com o oleo 10w40, pórem vou fazer a primeira troca de oleo dele comigo e o mecanico me indicou pra mim colocar o 5w30 100% sintetico. Se eu colocar esse oleo tem algum problema? Desde já agradeço.

Anônimo disse...

Bom dia Sávio .
Tenho um celta 09/10 no manual dele está dizendo pra usa óleo 5w30 SJ ou superior .
Estou usando Castrol 5w30 magnatec stop start .Sintético
Tem algum problema ?? Parece q esse modelo do celta usa semisintetico

SAVIOMACHADO disse...

Não tem problema. O que importa é manter a viscosidade original.

ThiagoJazz disse...

Olá, tenho um Celta 2002 (motor MPFI gasolina) desde 0 km. Sempre usei 20W50 ACDelco. O carro tem 86 mil km e muito raramente (muito mesmo) escuto barulho de tucho que dura uns 3 minutos enquanto o carro está frio e logo passa. Preciso baixar a viscosidade? Em caso positivo, preciso fazer algum tipo de procedimento antes da mudança? Obrigado!

Unknown disse...

Boa noite Sávio
Tenho um celta 05/06 VHC flex,na primeira partida logo cedo ele faz um barulho de tucho por uns segundos, gostaria de saber se posso alterar a viscosidade do óleo pois estou usando 15w40 semi sintético,poderia usar um 5w30 sintético meu carro está com 98.000,já que no manual fala 5w30,15w40,15w50,20w50.
Abraços.

Vinicius disse...

Olá tenho um celta 2004 com 180 mil km, sem saber qual oleo estava nele , meu mecânico colocou 5w30 sintético , andei os 10mil km sem abaixar uma gota de óleo , agora vou trocar , quero saber se pelo km alto vale apena aumentar a viscosidade?

Anônimo disse...

Te não um astra 2007 qual oleo devo usar mineral ou sintetico 5w30

Danillo Thiago disse...

Boa noite.
Tenho um Agile 1.4 Flez Ltz co 99.000 km. No manual ele sugere usar o óleo Api sl 5w30.
Porém na minha última troca no ano passado o mecânico disse para colocar o Lubrax flex 15w40 pelo motor já ter certa kilometragem...
Tem problema nisso? Devo voltar para o original de fábrica 5w30, ou posso continuar usando esse 15w40?

Obrigado

Anônimo disse...

Sintético

Unknown disse...

olá boa noite tenho um celta 09/10 antigo dono usava petronas 5w30mas não falou a marca petronas tem várias marcas qual marca da petronas devo usar

Anônimo disse...

Olá tenho um astra 2010, está com 129000 km , uso o 5w30. Continuo com o mesmo óleo ou devo alterar?

«Mais antigas ‹Antigas   1 – 200 de 221   Recentes› Mais recentes»