11 de mai. de 2011

ANP FISCALIZA LUBRIFICANTES

De uns tempos para cá a Agência Nacional do Petróleo (ANP) vem fechando o cerco contra as companhias fabricantes de lubrificantes. Isso vale para todas as Companhias, inclusive as internacionais que comercializam suas marcas no Brasil. 

Chegou em minhas mãos o Boletim Mensal do Monitoramento dos Lubrificantes que em parceria com várias universidades do Brasil vem fazendo análises dos óleos lubrificantes comercializados no País. Os itens avaliados são: Registro, Rótulo e Qualidade. 

Com relação ao registro, verifica‐se a existência de cadastro junto à ANP tanto da empresa como do
produto.
No rótulo é verificado se existem as informações requeridas na legislação pertinente, bem como se estão colocadas de forma clara, não induzindo o consumidor a um falso entendimento, com respeito à origem e às características do produto.
No que tange ao último quesito,  é avaliado a qualidade da amostra em consonância com os dados
declarados e aprovados na ocasião do registro do produto na ANP. 

Confesso que me surpreendi com algumas marcas não aprovadas pela ANP. Algumas delas muito conhecidas. 

Se você gostaria de saber se o lubrificante que você coloca no motor do seu carro ou de sua moto está na lista dos NÃO APROVADOS da Agência Nacional do Petróleo clique aqui e veja. 
Se estiver, comece a pensar em mudar de marca. 


Site da ANP: www.anp.gov.br 


3 comentários:

Giba Escapes disse...

Oi Sávio

A GIBA Escapes está com a promoção "Desconto do Barulho", é muito fácil e você pode ganhar um Noise Changer praticamente de graça!
Quem curte automobilismo não pode ficar fora dessa!

http://gibaescapes.blogspot.com/

Paulo Roberto Almeida Britto disse...

Savio,
Obrigado pelo link da ANP relativo ao monitoramento de óleos lubrificantes. Como tem picareta no mercado............
Forte abraço
Paulo Britto

Unknown disse...

Ola bom dia Siviomachado parabéns pelo blog.
Tenho uma S10 Cd2007/08,123000km rodados,uso em media 20km/dia,somente asfalto,cada 03 meses vou a são Paulo mais uns 1300km ida/volta.Gostaria de saber,qual melhor oleo a ser usado,ressalvo que tenho a pelo menos 10 meses y ate o momento so efetuei rodizio dos pneus.Tambem gostaria de saber sobre engraxamento,oleo de cambio,oleo do hidraulico.Certo de sua nobre atenção,antecipo meus agradecimentos.
Frtrnlmnt

Sergio Reina
P'.'P.'.