Olá pessoal, aqui estou depois de uma longa data sem atualizar o SM. A corrida contra o tempo está cada dia mais difícil, mas como dizem por aí "faz parte".
Sei que é muito chato entrar num blog preferido e ver que ele ainda continua com aquela matéria que você já leu umas 3 vezes. Sei porque é assim que acontece comigo.
Bem, mas vamos adiante. O assunto hoje é sobre a nova tabela da americana API (American Petroleum Institute). A todos os profissionais da área quero dizer que esta tabela é nova e já está disponível na internet, através do site português Sintética, que considero um dos melhores endereços na língua portuguesa para pesquisas sobre assuntos derivados do Petróleo.
Na tabela abaixo está introduzido a nova classificação SM, superando assim a classificação SL. O lubrificante com aprovação SM foi projetado para fornecer maior resistência a oxidação, melhor proteção contra depósitos, melhor proteção contra o desgaste, melhor desempenho em baixa temperatura e extensão da vida útil do lubrificante.
Sei que é muito chato entrar num blog preferido e ver que ele ainda continua com aquela matéria que você já leu umas 3 vezes. Sei porque é assim que acontece comigo.
Bem, mas vamos adiante. O assunto hoje é sobre a nova tabela da americana API (American Petroleum Institute). A todos os profissionais da área quero dizer que esta tabela é nova e já está disponível na internet, através do site português Sintética, que considero um dos melhores endereços na língua portuguesa para pesquisas sobre assuntos derivados do Petróleo.
Na tabela abaixo está introduzido a nova classificação SM, superando assim a classificação SL. O lubrificante com aprovação SM foi projetado para fornecer maior resistência a oxidação, melhor proteção contra depósitos, melhor proteção contra o desgaste, melhor desempenho em baixa temperatura e extensão da vida útil do lubrificante.
Se você quiser entender um pouco mais sobre as letrinhas SL, SJ, SH... Clique aqui e veja o post sobre a "Sopa de Letrinhas".
11 comentários:
SAVIO,
Vi esta foto no site da Williams:
http://williams.latphoto.co.uk/?page=ViewImage&pp=48&id=WIL2009050873225
2009 Spanish Grand Prix - Friday Circuit de Catalunya, Barcelona, Spain 8th May 2009 Refueller Man, Williams FW31 Toyota. Photo: Glenn Dunbar/LAT Photographic ref: Digital Image GD5D1304
Agora deu um branco. A Petrobrás saiu ou não saiu? Seria esse um Refueller Man genérico?
1abraço e bom fim de semana
Henry
Eh, Savio...
Mas todo mundo que edita blogs passa por isso... Bola pra frente...
Henry. Bem lembrado. A Petrobrás não patrocina mais a Williams. Não sei se você lembra mas ainda no final do ano passado a petrolífera brasileira tinha planos para ser parceira da Honda e Rubinho poderia ser o garoto propaganda da Petrobrás aqui no Brasil.
Veja o link.
http://saviomachado.blogspot.com/2008/06/novo-parceiro-honda-f1.html
Abração.
SAVIOMACHADO
Savio, todo blog passa por problemas de atualização, isso é normal mesmo, afinal o tempo é escasso. Como disse o Felipão, "bola pra frente"!
Olá, primeiramente, parabéns pelo blog. Adoro os seus artigos.
Lendo este texto, surgiu uma dúvida. Possuo um Fiat Siena Fire 09/10, no qual o manual do carro recomenda óleo lubrificante Selènia K Pure Energy 5w30, que pelo que vi no site da flbrasil é um óleo com classificação SL.
Bem, a tabela diz que se deve usar o tipo SM para todos os carros fabricados a partir de 2004. Como pode o manual recomendar um óleo não adequado, caso o cenário seja exatamente este descrito por mim?
Seria algo do tipo "não é o melhor mas funciona"? Se puder dar uma luz, agradeço profundamente.
Um abraço!
Olá Thiago! Obrigado pela visita no Blog SM.
Bem, quanto a sua dúvida, é o seguinte: Primeiramente você deve lembrar que os manuais são impressos e não podem mudar de acordo com a evolução das novas tecnologias que vão surgindo com o passar dos anos.
Seu caso, segundo o Manual do Proprietário, você pode usar um lubrificante com a classificação SL, mas também poderá usar um produto superior, sem problema nenhum... Desde que leve em consideração a viscosidade. Então o seu carro está usando um lubrificante 5W30. Poderá usar uma classificação API SL ou SM.
Espero ter ajudado. Um abraço!
Ola, é a primeira vez que entro no blog e de cara gostei muito, pois me tirou muitas dúvidas, mas ainda restou uma, se puder me informar, gostaria de saber se posso usar os lubrificantes com API SM semi-sintético no motor do meu Vectra 2.0 8v MPFI 1995 que atualmente roda com óleo mineral API SF 20-50 independente da marca ?
Olá Felipe. Obrigado pela visita no Blog SM. Depende somente da viscosidade que você for aplicar. É 5W30, é 10W40, é 5W40? Isso é mais importante do que se ele é ou não sintético, semi-sintético, ou mineral. Aguardo seu retorno.
Um abraço!!
Bom, na verdade a viscosidade mínima pedida pelo manual do fabricante é 15W40 então pretendo ficar o mais próximo disso.
Me recomendaria algum ?
Se não tiver vazamentos, use um 10W40 semi-sintético.
Seu Vectra vai virar um avião!
Forte abraço!
Boa tarde,
Seu blog ta de parabens,
Tenho um corsa 2000, no manual diz 15w40 / 20w40 e 20w50 quais desses tres usar? e qual classificação comprar? sm, sl ? usar um semi-sintetico, e quais as marcas boas?
Postar um comentário