23 de mai. de 2008

MEIO AMBIENTE


Algumas pessoas ainda perguntam sobre o que devem fazer com os frascos dos lubrificantes após terem usado o líquido. Aonde colocá-lo? No lixo? Dar aos “carroceiros”? Quem se responsabiliza por isso? Realmente essa é uma questão muito delicada e que atualmente não está bem resolvida.

O que deve ser correto? Deve-se, após comprar um lubrificante efetuar a troca ou a reposição em algum posto autorizado, que dê destino correto ao frasco, pois embora o trocador tenha deixado vários minutos escorrendo, ainda ficará líquido dentro desse frasco.

Porém ainda existem muitos lugares que qualquer pessoa pode comprar óleo, levar para a sua casa, completar o nível e depois jogar o frasco no lixo comum. Tudo muito simples. Estão nas prateleiras dos hipermercados, supermercados, mercadinhos, mercearias e atrás de um balcão das autopeças. Nunca foi tão fácil comprar um litro de óleo para colocar num carro. Não seria tão preocupante se as pessoas tivessem mais responsabilidade com o meio ambiente. Não precisa culpar o governo ou entidades responsáveis, basta que todos nós façamos a nossa parte. Mesmo que compremos o lubrificante no hipermercado, entregue o frasco com a tampa em um posto de gasolina.

Foto: Savio Machado - Praia do Laranjal-Rio Grande do Sul, Brasil

6 comentários:

Priscilla Bar disse...

É meio "punk" esse tema,pq acho que é muito pouco comentado e "avisado".Tipo:me diz se vc já viu em algum lugar uma plaquinha se referindo ao tema?

Se falando tem uns que nao se conscientizam imagina,sem falar?...


Bjs

Anônimo disse...

É impressão minha ou aquela embalagem sujando a praia é da fabrica de lubrificantes concorrente?
Mas de qualquer forma concordo contigo!

Anônimo disse...

É impressão minha ou aquela embalagem sujando a praia é da fabrica de lubrificantes concorrente?
Mas de qualquer forma concordo contigo!

SAVIOMACHADO disse...

Sim Groo... Pior que é de uma fábrica concorrente. Mas não a culpo por isso. O problema é a consciência das pessoas que deixam isso acontecer. Essa foto eu tirei porque estava prevenido de uma máquina fotográfica. Uma verdadeira falta de respeito com o meio ambiente. Uma lástima. Valeu a visita. Grande abraço.

Alexandre Ribeiro disse...

Caro Amigo:
De muito bom tom a escolha deste tema. Sempre fui um batalhador por uma maior conscientização e tomada de uma postura mais ofensiva no combate a poluição ambiental. Gostei da informação, mas deixo-te uma pergunta: o que o pessoal do posto faz com os frascos, ou melhor, qual o destino final dos frascos depois que nós o entregarmos?
Grande abraço

SAVIOMACHADO disse...

Meu amigo Alexandre. Respondendo sua pergunta: Após deixarmos os frascos vazios com sua respectivas tampas nos postos responsáveis pelo recolhimento, Eles são colocados em um saco plástico de 250 litros e enviado para órgãos competentes para efetuarem a reciclagem. Existem empresas que fazem o recolhimento destes sacos cheios de frascos vazios. Eles são levados e lá fazem a separação do líquido e o frasco plástico. O plástico depois de ser limpo vai para outro estágio onde é cortado em partículas minímas para fabricação de novos plásticos. O líquido óleo que ficou junto com a água sofre a decantação para ficar mais limpo possível. Já existem alguns processos mais caros para efetuar essa limpeza. Com o tempo, certamente isso vai ficar mais simples. Pois todos os dias estão surgindo novas empresas para cuidar do meio ambiente. Junto com essas novas empresas estão surgindo novas idéias.
Obrigado Alexandre.
SAVIOMACHADO