22 de set de 2007

AS VISCOSIDADES DOS LUBRIFICANTES




Existem muitos tipos de lubrificantes: para motores de carros, transmissão, motores de lancha, compressores. São inúmeros os locais que necessitam de lubrificação para que haja um bom funcionamento.

Os lubrificantes para os motores de veículos, atualmente são de dupla viscosidade. Mas o que é viscosidade? A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimentodifusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta (Wikipédia). Sendo assim, as viscosidades de um óleo para motor de carros variam como 20W50, 20W40, 15W40, 15W50, 10W40, 10W30, 5W40, 5W30, etc. Essa variação se dá de acordo com a temperatura do motor. Nos casos de competições como na Formula 1 os lubrificantes são elaborados para haver variações de acordo com o ambiente externo também, como a temperatura da pista, a temperatura do clima, etc.
Atualmente as montadoras seguem tecnologias que saem da Fórmula 1. Isso fez que surgisse uma nova geração de lubrificantes com tecnologias jamais vistas antigamente ao alcance de todos. Mas também foi necessário que as montadoras exigissem dos usuários dos veículos que seguissem o manual do proprietário para que não houvesse tantos problemas de motor.
Hoje cada veículo tem uma medida de viscosidade e que deve ser seguida de acordo com cada manual. Por exemplo: Ford Fiesta com motor Zetec Rocam óleo com viscosidade 5W30, Volkswagen Gol Geração 3 e 4 óleo com viscosidade 10W40, Fiat com motores Fire óleo com viscosidade 15W40, etc. Essas medidas são as máximas aceitáveis. Nunca devemos aumentar a viscosidade. Podemos sim diminuir a viscosidade. Não podemos trocar o óleo de um Volkswagen Gol Geração 3 de 10W40 para 20W50 (aumento de viscosidade). Isso ocasionará uma série de problemas, inclusive consumo de combustível. Podemos sim diminuir a viscosidade, seguindo sempre a homologação da montadora, por exemplo, um óleo de viscosidade 5W40 aprovação VW 502.00, 505.00


123 comentários:

Felipe Maciel disse...

Curioso isso. Mas você disse que as medidas são as mínimas aceitáveis. Não seriam máximas, já que podemos diminuir mas não aumentar?

abs

SAVIOMACHADO disse...

É isso aí meu amigo Felipe. Você está coberto de razão. Já está concertado. Um grande abraço.

Vitor disse...

Fala Savio, tudo bem? Espero que sim! É a primeira vez que entro aqui e devo dizer que gostei muito do seu blog!

Apesar de ser um zero à esquerda em mecânica, sou apaixonado por carros e automobilismo, portanto virei aqui sempre que possível, ok?

Se quiser, dá uma passada no meu blog, o Motor Haus. Fiz um test-drive hoje no Vectra GT-X, o mais novo lançamento da GM e coloquei minhas impressões lá. Fica o convite!

http://motorhaus.blogspot.com

Abraço!

Fleetmaster disse...

Não sabia deste detalhe. Nunca levei em consideração a viscosidade. Valeu!

Anônimo disse...

É a primeira vez que visito a sua página. Pra falar a verdade, acabei com minhas últimas dúvidas sobre lubrificantes com quem entende completamente do assunto! Muito_obrigado.

Um grande abraço.

Fábio M. Pereira
Gerente de Posto de Serviço

SAVIOMACHADO disse...

Olá Fábio Pereira! Que bom que conseguiu terminar com suas dúvidas sobre lubrificantes. É sempre bom receber comentários como o seu.
Muito obrigado pelo elogio. Estou sempre a disposição!! Sempre que precisar de algo é só escrever.
Um grande abraço pra você também.
Sucesso!!
SAVIOMACHADO

Gustavo Melo disse...

Cara eu não invento moda... no manual do meu UNO diz para usar 15W40SL, no máximo a 7500km, trocando o filtro.

O que eu uso :

15W40SL, a cada 5000km, troco o filtro e uso um óleo de marca boa (ELAION, MOBIL, CASTROL, LUBRAX, HAVOLINE, ELF, VALVOLINE ) desses o que tiver mais barato no dia eu coloco...

última troca o Lubrax 15W40SL 100% sintético com filtro + serviço saiu

El Locco Andrey disse...

Olá Sávio,
Me ajude por favor.
Tenho um Pálio 98/99 e está chegando a hora de trocar o óleo.
Mas não sei qual a viscosidade devo usar.
Me disseram p colocar um 20W-50.
Está Certo?
Obrigado desde já.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Andrey! A viscosidade pode ser 20W50 ou 15W40 para esse ano. Mas verifique o Manual do Proprietário para certificar-se disso.
Um abraço.
SAVIOMACHADO

Anônimo disse...

olá sr. sávio, tenho um gol power 1.6 8v 2004 totalflex e acada posto de combustivel diferente que faco a troca de oleo, eles colocam um oleo diferente,
alegando ser o melhor para o meu modelo. ora colocam 14w40, ora 10w40, ora sintetico ora mineral e isso me deixa confuso sobre o qual realmente seria o melhor, ja que nao possuo mais o manual do veiculo. se puder me orientar fico grato.
abraço!

Antonio disse...

Olá Savio,
Moro em Teresina pi.
Onde a temperatura Ambiente +- 35 a 40 graus.
Qual viscosidade devo usar 10w30 ou 20w50?

Sávio Machado disse...

Olá Antônio. Mas que carro você tem??

Anônimo disse...

Olá Sávio.
Me chamo Antonio e descobrí agora o seu blog e gostei muito.
Me tira uma dúvida?
Tenho um Clio 2003 e no manual diz para usar óleo ACEA A3 e API SJ. Entendí isto agora, graças ao seu blog. Quanto à viscosidade no manual só diz para não usar óleos com viscosidade 0W. O carro está com 90.000 km; posso usar qualquer viscosidade?
Grato.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Antônio. Obrigado pela visita no Blog SM. Respondo sim... Você pode usar viscosidade 15W40, 10W40. Essas duas viscosidades são ótimas para o Clio. Daí pode usar as seguintes classificações: API SJ, API SL, API SM, sendo que essa última é a melhor.
Abraço.

Anônimo disse...

olá tenho um GOl G4 2008/09 com 75 mil km rodados qual a viscosidade ideal do óleo para meu carro?
desde já obrigado

Anônimo disse...

Savio você disse que não devemos aumentar a viscosidade do óleo, podemos sim é diminuir certo? Porém já vi alguns motoboys que em suas motos novas utilizam o óleo sintético 10W30 da Honda. Ao passar dos 50000 km passam à utilizar o óleo mineral 20W50. Eles dizem que o motor já não está mais tão justo e que um óleo mais viscoso lubrifica melhor o pistão. Isso faz sentido caro Savio? Desde já obrigado!

SAVIOMACHADO disse...

olá Anônimo... Obrigado pela visita no Blog SM. Respondendo sua questão: É normal que façam isso. Ainda existe essa cultura que aumentando a viscosidade a lubrificação melhora. Mas não é bem assim. O processo é lento, mas existe o desgaste da peça aumentando o espaço entre a camisa e o pistão. Por isso que não se deve aumentar a viscosidade.
Um abraço.

Italo disse...

Olá Sávio! Tudo bom? Espero que sim..depois de uma busca cansativa pela internet pelo melhor óleo de motor, encontrei a salvação aqui no seu blog hehehe..tenho um Gol G3, 1.0 16v, ano 2000, com 165.000km(e que pra mim contrariou definitivamente o mito que aqueles que desconhecem o carro espalham por aí, de que o Gol 16v é uma bomba, pura ignorância, enfim..) estou com ele há quase dois meses e percebo que ele já solta uma fumaça branca se for muuuito exigido (cerca de 5000, 5500 RPM), ou seja, logo terei que ir à retifica hehehe, mas pela maneira que conduzo o carro sei que isso ainda levará pelo menos um ano. Para conservar mais o carro, irei trocar óleo, filtro de óleo, de combustível e trocar água do radiador e aditivar, mas a grande dúvida é quanto ao óleo correto. No site da Castrol encontrei o MAGNATEC EXCLUSIVE (API-SM, 10w40 sintético - que segundo a Castrol é exclusivo para VW), mas atende aos requisitos dos motores VW com especificações 501 01/505 00, vc sabe me dizer se o modelo do meu carro atende à essa especificação (501 01/505 00), uma vez que e eu não entendi o que esses números significam e o manual também não menciona isso ? Ou seria melhor usar o Castrol MAGNATEC C3 5W-40, mas aí atende às especificações 502 00/505 00..ou se tiver uma sugestão melhor, até mesmo de uma outra marca, pode me indicar. Agradeço desde já, ótima sua matéria. Forte abraço Sávio!

Wesley disse...

Sávio quanto menor o número menos viscoso (mais fino) e quanto maior o número mias viscoso (mais grosso) será o óleo certo? Porém se no óleo 20W50 por exemplo, o 20 significa a viscosidade do óleo frio e o 50 significa a viscosidade do óleo quente, então o óleo quente é mais viscoso que o óleo frio?

SAVIOMACHADO disse...

A viscosidade diminui com o aumento da temperatura.

Wesley disse...

Mas então quer dizer que o número menor (20) significa que o óleo é MAIS viscoso e não menos viscoso? E o número maior (50) significa que o óleo é MENOS viscoso? Mais uma vez obrigado.

Rebeca disse...

Olá Silvio, Me chamo Rebeca. como muitos aqui, numa busca incansável pela internet até encontrar o seu santo blog. Tenho um clio 1.0 de 2003/2004 como o Antonio acima, mas está com 115.000Km. Como disse o Antonio, no manual so aparece ACEA A3 e API SJ. Sera que a sua recomendação de 15W40 e 10W40 também serve para o meu carro já que está com mais quilometragem ou devo usar outra viscosidade? pela sua aula ja entendi que devo procurar API SJ ou superior. Outra pergunta, existe diferenca na qualidade de marca para marca quais são as melhores ?
Desde já agradeço

Renata disse...

Tenho um Corsa Classic 2007 modelo 2008. O manual recomenda óleo de especificação API-SJ ou superior e viscosidade
SAE 5W30, 15W40, 20W40 ou 20W50.
Até aí nenhuma dúvida apesar de muitas opções. Gostaria de saber qual é a diferença entre óleo sintético, semi-sintético e mineral. Rodo com meu carro poucos km durante a semana e a cada 15 dias em torno de 200km. Moro no RS. O que me recomedaria por ser um carro flex?

Obrigada
Renata

Ramon disse...

Olá amigo Sávio tenho um peugeot 207 1.4 8v ano 2012, o óleo recomendado pela montadora é o 15W50 semi- sintético API SJ/CF - ACEA A3/B3 Homologações: PSA - VW 505.00/501.01 - MB 229.1, mas toda vez que vou fazer a troca em algum lugar todos que me atende sugerem que eu troque o a marca e a viscosidade! o que vc me recomendaria já que a classificação SJ é muito antiga ?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Ramom. Obrigado pela visita no Blog SM.
Sua pergunta é bem importante.
Quanto a viscosidade do lubrificante, você pode usar o 15W50 recomendado pela Peugeot ou até mesmo um 10W40 semi sintético. Sem problemas.
A classificação SJ, quer dizer que seja mínima. Não podendo ser abaixo disso. Você poderá usar então um SJ, um SL, SM ou SN.
Procure sempre usar o lubrificante parceiro da Peugeot ou um produto homologado por essa montadora.
Sempre verifique o rótulo do lubrificante.
Um abraço.


SÁVIO MACHADO.

EdelcioLennon S.M.Muniz disse...

Boa tarde, Sr. Sávio, como vai? Hoje em uma rápida busca pela internet a respeito de oleo e especificações, encontrei teu blog o que me agradou muito. Estou iniciando em um curso de mecânica automotiva e reparadora, então estou buscando informações para complemento e para utilizar em meu carro, um Renault Megáne RXE 2.0 8V com motor F3R 1998/99. Bom minha dúvida é a seguinte sempre me disseram para utilizar oleo mineral 15W40 da ELF API SL, no manual tenho algumas informações como: Deve cumprir no mínimo com o nível API SH (oque verificando pelas informações de seu blog ésta é uma API de 1991 e como utilizo SL que é mais recente sem problemas correto?), bom sei que não posso aumentar esta viscosidade utilizando um 15W50 / 20W50 ou superior e sim sempre abaixo como 10W40 / 10W30 ou 5W30 conforme o manual. Mas não é informado se tem de ser mineral ou semi-sintético ou até mesmo sintético. Então qual devo utilizar, posso trocar o mineral pelo semi-sintético ou sintético? Haverá algum problema no futuro se realizar esta troca? Irá melhorar ou piorar o desempenho? Ah outro detalhe relevante utilizo também GNV? Solicito a gentileza de me ajudar a escolher as melhores opções. Agradeço desde já e irei compartilhar seu trabalho com minha rede. Abraço.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Edelcio. Obrigado pela visita no Blog SM.
O lubrificante Semi-sintético ou 100% sintético é superior ao lubrificante mineral. Então no seu caso, se você puder usar esses lubrificantes melhor. Quanto a viscosidade procure usar o que recomenda o a montadora. De preferência sempre com o API superior, como você já está fazendo.
Um abraço.

Sávio Machado.

Anônimo disse...

ola savio , me chamo paulo , tenho um ford ka 2004 no manual diz para usar oleo 5w30 api sj mas eu nao encontro este safadinho por ai , na ultima troca como tinha acabado de comprar o carro coloque petronas selenia 5w30 ap sl, duvida , este oleo realmente é bom para carros como o meu e eu fiz certo de trocar o api de sj (ja que nao encontrei ) para o api sl. (vi diferença na economia de combustivel )

Klaus Dieter Mueller disse...

Bom dia Sávio, tudo bem? venho através desta, lhe parabenizar por este excelente blog. Lendo vários artigos, fiquei com uma duvida. Tem relatos em que li, que se usava um óleo 15w40 semi e na própria cc trocaram o mesmo pelo 15w40 mineral. Minha dúvida: este procedimento é correto? Sem mais, lhe agradeço desde já. Um abraço Klaus

SAVIOMACHADO disse...

Olá Klaus. Obrigado pela visita no Blog SM. E muito obrigado pelo elogio.
Respondendo sua pergunta, Uma das mais coisas mais importantes no motor, relacionado ao óleo lubrificante é que ele tenha a viscosidade adequada, ou que essa viscosidade atenda as necessidades da montadora.
Porém, hoje em dia, praticamente todas as montadoras estão pedindo que usem lubrificantes sintéticos em seus motores, por uma série de fatores. Um deles é a alta temperatura em que os motores modernos trabalham. Um lubrificante 100% sintético vai fazer um trabalho melhor do que um lubrificante semi sintético ou mineral.
Espero ter respondido sua pergunta. Caso ainda tenha dúvida você pode enviar email ou também perguntar por aqui.
Um abraço.

SAVIOMACHADO

Maico Barcelos disse...

Oi. Tenho um gol g3 2000 8v. ...
queria saber qual oleo uso?
To usando o 15w40 sl mineral ipiranga.
Qual eh o ideal para ele ?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Maico. Obrigado pela visita no Blog SM.
Olha, tem que olhar no manual do proprietário, mas se eu não me engano a viscosidade correta é 10W40 e não 15W40. Quanto a marca do óleo, sem problemas.

Anônimo disse...

Olá, utilizo o oleo 15 40 semi sintético SN da Lubrax em um motor Ap turbo, mas percebi q depois que comecei a utilizar este óleo a pressão do óleo diminui muito com o motor quente. Queria utilizar um outro semi de mesmo nível mais "grosso" Qual posso utilizar?

SAVIOMACHADO disse...

Bom dia Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Dos semi-sintéticos disponíveis no Brasil que você poderia usar que poderia ser aplicado nessa situação, seria um 15W50. Nessa viscosidade você vai encontrar a maioria importados.

Um abraço.


Sávio Machado

julio disse...

oi bom dia meu nome e julio tenho um ka 2006 fui trocar o oleo minha esposa que compro e compro 20-50 o mecanico falo que e bom porque fizemos o motor e tem 180000 km rodado.so que o motor fizemos em novembro de 2014. ta certo si não tiver o que eu faço

SAVIOMACHADO disse...

Olá Julio.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Se o motor do Ford KA ficou novo, a viscosidade correta do seu veículo é 5W30. Colocando uma viscosidade maior (20W50) vai acarretar em desgaste dos pistões e provocar maior consumo de combustível. O veículo também poderá sofrer com maior dificuldade de locomoção, pois haverá maior atrito no interior do motor.
Caso o motor seja novo, coloque o lubrificante indicado no Manual do Proprietário. 5W30.


Atenciosamente.

Sávio Machado.

Victor disse...

Olá Sávio, tenho um gol g-4 07/08 flex, e na ultima troca de óleo coloquei um óleo diferente do indicado que pede no manual, no manual pede o 5w40 100% sintético e eu coloquei o 10w40 semi-sintético, gostaria de saber que consequências pode vir a apresentar e sim posso voltar a colocar o óleo recomendado, fiz isso por inexperiência e por orientações de um vendedor de óleo onde fiz a troca, só depois busquei a indicação correta que deveria usar, e agora o que você me diz?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Victor.
Sem problemas.
Só vai melhorar a performance usando 5W40. Pode voltar a usar.
Um abraço.

Sávio Machado

Thiago Luiz disse...

kIA CERATO 1.6 2011.. USAVA O 5W30,
TROQUEI NO POSTO E O CARA RECOMENDOU O 5W40..
MAS DEPOIS VI NO MANUAL QUE TEM QUE SER 5W30.
POSSO CONTINUAR USANDO O 5W40 OU VC ACONSELHA VOLTAR URGENTE PARA O 5W30? DESDE JA, AGRADEÇO

Thiago Luiz disse...

Bom dia!
Fiz uma troca de oleo no posto e o cara aconselhou colocar o 5w40 falando que era melhor que o 5w30 que eu usava, so que olhei no manual e fala que o oleo recomendavel é 5w30.. posso continuar com o 5w40 ou volto para o 5w30 urgente ??

SAVIOMACHADO disse...

Olá Thiago!!
Obrigado pela visita no Blog SM.
Sem problemas, pode usar o 5W40.
Forte abraço!!

Sávio Machado

Thiago Luiz disse...

Qual a diferença do 5w30 para p 5w40 ?

Thiago Luiz disse...

Na próxima troca posso voltar a usar o 5w30 ? Obrigado

Thiago Luiz disse...

E só mais uma pergunta rs ... Qual a diferença do SM para o SN ?
Desde já agradeço.

regis de sp disse...

Ola savio edtou com um grande problema recentemente fiz ootor do meu fox mofelo 2011 1.0 e me goi dado 01ano de garantia fiz a primeira troca no mecanico ele usou óleo 5w40 porem na segunda troca fui a outro lugar e eles colocaram óleo 20w50 bom fui ao mecanico qye fez motor e para minha surpresa fslou que motor edta com problemas na ssia do pistao colocanfo a culpa no lugar onde eu fiz a troca como não tenho muito conhecimentode mecanica estou na duvida se isso seria capaz de fazer isso com apenas 10 dias quando fiz a troca o que vc me sugere

Anônimo disse...

Fiz o motor do meu fox e ainda esta na garantia porém fiz a segunda troca de óleo a primeira o óleo 5w40 à segunda colocaram 20w50 o mecânico depoi que levei o carto poi escutava u ma pequena batida no motor falou que o problema era na ssia do pistão minha pergunta isdo e possível lembrando que o óleo 20w50foi colocado apenas dez dias colocando a responsabilidade no óleo e mo local que colocou tirandi o frle da reta o que fazer agora

SAVIOMACHADO disse...

Olá Regis de SP.
O melhor que você tem a fazer é tirar o óleo errado e coloque o óleo correto, recomendado pela montadora.
Um abraço e obrigado pela visita no Blog SM.

Fernando Luís Garcia disse...

Olá, tenho um Sandero Privilege 2008 K4M 1.6 16v. Manual diz Elf Competition semi sintético 10w40 ACEA A3/B4 API SL/CF ou o sintético Elf 5w40, custando por volta de R$ 30,00 o litro. No Carrefour encontrei um óleo da marca Carrefour fabricado pela mesma Total Lubrificantes do Brasil que fábrica o Elf, com o mesmo responsável técnico Denilson Barbosa que os Elf, entretanto não consta ACEA, apenas API nível SL, 10w40 semi sintético, preço por volta de R$ 12,00 o litro. Como meu Sandero é flex, não preciso usar um óleo que também suporte diesel, assim sendo posso ir de óleo Carrefour semi sintético 10w40 API SL sem problemas? Ainda mais que é fabricado pela mesma empresa que fabrica os Elf. Imagino que a diferença de preço seja por não suportar o diesel. Correto? Tremenda economia, numa troca que consome praticamente 5 litros a diferença será de quase R$ 100,00. Desde já agradeço sua atenção.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Fernando. Obrigado pela visita no Blog SM.
Teoricamente não teria problema mesmo. Porém cabe lembrar que uma homologação ou aprovação Renault no frasco do lubrificante iria bem não é mesmo?
Mas realmente é um achado. Uma baita economia.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Muitas dicas boa ok

Ricardo Motta disse...

opá! tudo bem ?
tenho uma parati bolinha 98.
motor 1.6 AP 8v.
qual seria o óleo ideal para usar?
obrigado desde já.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Ricardo Motta!! Obrigado pela visita no Blog SM.
Boa viscosidade para sua Parati Bolinha: 15W40 semi-sintético ou um 10W40 semi-sintético está de bom tamanho. Se o motor estiver muito bem ajustado e não baixar óleo um 5W40 100% sintético seu motor vai fica uma bala!!
Grande abraço!!
SAVIO MACHADO

ivo fraga disse...

Não é um comentário. São indagações. 1)Peugeot 207 Escapade 2011 74.000 km - continuo com o óleo Total Quartz 7000 15W-50 ou vou paa outro (qual?).2) O Que sabes sobre o "Militec"? recomenda? Grato.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Ivo Fraga. Obrigado pela visita no Blog SM.
Quanto ao lubrificante, mantenha o que a montadora pede. Mude caso você não ache-o mais. Se não encontra-lo use produto superior, com viscosidade aproximada ao 15W50. Por exemplo: 10W40.
Quanto ao Militec, desconheço.
Um abraço.


Sávio Machado

LUIZAO disse...

ola Savio Machado, tenho uma s10/4.3/v6, antes usava o oleo 20w40 sj, devido q batia muito na partida afrio,e tambem baixava um pouco o nivel do oleo, comecei a usar o oleo 20w50 sj,mas continuava da mesma forma... ou seja, batendo na partida afrio,ou, ao ficar umas 4 horas desligado, tambem batia uns 30segundo... finalisando, estou pensando em usar o oleo mineral 20w50 SL, SERA Q RESOLVE?? OU O MOTOR VAI BATER MENOS?? OQ VC ACHA?? tenho usado oleo comforme manual...! UM FORT ABRAÇO, E PARABENS PELA SABEDORIA NA AREA DE LUBRIFICANTES!!

SAVIOMACHADO disse...

Olá Luizão!! Obrigado pela visita no Blog SM.
Preciso saber do ano da sua S10. Assim posso te dar uma resposta mais precisa. Fico no aguardo. Um abraço.

Sávio Machado

Anônimo disse...

olá Saviomachado, tenho um newfiesta 1.6 16v motor sigma,será que posso usar 5w40 100% sintético da vw ? Carlos

SAVIOMACHADO disse...

Olá Carlos. Obrigado pela visita no Blog SM.
Sempre falo que o lubrificante 5W40 100% sintético é o lubrificante mais completo que existe na atualidade. E se for usar marcas renomadas internacionalmente, melhor ainda.
Verifique se este lubrificante tem aprovação da Ford. Se tiver pode usar sim!
Um abraço.

Luiz Felipe Menezes disse...

Olá,Savio..

Eu tenho um gol Geração 3 Ap 8v 1.6 Gasolina ano 1999

Não tenho o manual dele, quando peguei o carro estava com 98.000 km rodados

fiz a troca de óleo (não sabia qual óleo estava rodando) colocaram um 15w40

na próxima troca quando já estava nos 100.000 km percebi que colocaram um 20w50...

Mas o motor não apresenta problemas, não fuma, não baixa óleo nem nada...

Depois que colocaram esse óleo mais grosso, a partida pela manhã ficou mais pesada...

Pelo que me informei, um óleo mais grosso causa desgaste prematuro das peças. Gostaria de saber qual óleo é recomendado pela Volks, e se tem algum problema colocar um óleo mais fino já que ele está pra fazer a próxima troca, e eu já andei um período considerável com ele...

Joao Crisostomo C. Rafael Filho disse...

Ola Sávio boa tarde! Gostaria de saber se posso usar outra marca de óleo no pálio fare 2010, sendo as especificações elf evolution 700 semi sintético 10w40 API SL acea A3 / B4.

Anônimo disse...

Bom dia Sávio! Gostaria de saber se eu posso usar outra marca de óleo no carro pálio fare 2010, com as especificações 700 semi sintético 10W40 API / cf acea a3 / b4.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Muito obrigado pela visita no Blog SM.
É sempre bom ter a aprovação da montadora no frasco do lubrificante. Mas se não tiver, pode usar sim. Cuide o tempo de uso e a quilometragem.
Um abraço.

Sávio Machado

Thiago Roberts disse...

Boa noite amigo eu tenho um gol g3 ano 99 1.0 16v ele ta com 260.000 rodado ele bate tucho o mecanico falou ke não compença troca os tucho pq o motor já ta muito rodado . se trocase ia para mas por pouco tempo . ia volta . ele me recomendou a Coloma um óleo 20w50 mas um pardal ai ia melhora. Mas . eu to usando um 15w40 semi sintético o que devo realmente fazer to sem saída

SAVIOMACHADO disse...

Boa noite Thiago Roberts. Obrigado pela visita no Blog SM.
Essa sua questão está bem difícil... Mas eu recomendaria usar um lubrificante mais fino. Se você está usando um 15W40 semi sintético, tente usar um lubrificante 10W40 semi sintético. Talvez as batidas de tucho melhorem. Quanto ao uso de aditivo, melhorador de índico de viscosidade, não aconselho. Isso vai alterar a medida do lubrificante.
Outra coisa que eu aconselho é você ter uma outra opinião de outro mecânico, especialista em motores. É sempre bom ter outras opiniões.
Grande abraço e boa sorte por aí.


Sávio Machado

Luciano disse...

Boa noite!
Tenho um gol 2011 G5 com 72.000 km e começou a bater válvula a ultima troca foi em Fevereiro deste ano e já rodei 5.000 km, uso óleo 5W40 e o mecânico quer colocar oleo 15W40 assim os tuchos não vão mais bater, esta certo isso.
O tucho bate as vezes.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Luciano.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Teoricamente um lubrificante de maior viscosidade ocuparia maior espaço entre os tuchos, dificultando o movimento e provocando maior consumo de combustível por provocar maior atrito. Tente usar outras marcas de lubrificante com a viscosidade 5W40 e veja o comportamento do motor.
Um abraço.
Sávio Machado.

Carol carneiro gabriel disse...

Tive o mesmo problema usava 5w40 semi sintetico e mudaram p 20w40mineral.. eu posso voltar p óleo 5w40 trocando o filtro não prejudicará o motor????

SAVIOMACHADO disse...

Olá Carol. Obrigado pela visita no blog.
Você não está informando que carro você tem.
Fico no seu aguardo. Um abraço.


Sávio Machado

Carol carneiro gabriel disse...

Fox 2010 obrigado pelo retorno

SAVIOMACHADO disse...

Olá Carol. O lubrificante indicado para o seu veículo é um 5W40, 100% sintético. Os lubrificantes 20W40 estão obsoletes porque a viscosidade não atende as exigências das montadoras.
Um abraço. Muito obrigado.

Sávio Machado

Anônimo disse...

Bom dia. Tenho um fox 2009/10 1.0, e uso óleo 15w40 semi sintético e está com 90.000 km. Queria trocar por um 10w40. Qual sua opinião?

SAVIOMACHADO disse...

Ola Anônimo.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Se não tiver vazamento ou estiver baixando muito óleo, pode trocar.
Um abraço.

Anônimo disse...

Qual óleo é melhor para um gol g5 com mais de 100 mil km. No manual fala num 5w40 mas meu mecânico disse que seria melhor um 10w40 e ou um 15w40 por causa da Kim do carro. Por favor, qual sua opinião, tendo em vista que comprei o carro com 80 mil km e não sabia que óleo o antigo dono usava. O carro não apresenta nenhum vazamento no motor e baixa pouco óleo (1/2 litro cada 4 mil km). Obrigado pela atenção.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Já experimentou usar outras marcas de 5W40? As vezes um pacote de aditivos de um lubrificante soluciona as perdas.
Caso isso essa perda continue, use um 10W40 de boa qualidade. Um abraço.

Sávio Machado

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar por todas as informações! Bom diante se tudo que li no blob, notei que independente da kilometragem do carro, o melhor óleo e o que as montadoras colocam no manual do veículo, porém o melhor óleo da atualidade é o 5w40 sintético! Estou correto Sávio? E este óleo pode ser usado em qualquer motor, pois é o lubrificante mais moderno que existe, desde que o motor não tenha vazamentos e esteja baixando óleo em excesso. Mais uma vez obrigado Sávio.

SAVIOMACHADO disse...

Veja bem Anônimo: Nem todos os carros podem colocar essa viscosidade. Porque existem diferenças de espaço entre pistões e camisas. Um fusca, por exemplo, se tiver o motor original, poderá haver grandes perdas, pois o espaço entre pistões e camisas foram feitas para suportar uma viscosidade 40, 20 ou 15. Colocando um 10 ou 5 haverá grande probabilidade de perda.
Em suma, o melhor lubrificante para cada carro é o que a montadora recomenda, pois existem inúmeros testes para que este lubrificante se adapte ao motor.
Eu recomendo algumas vezes o 5W40 100% sintético, porque é um lubrificante que atende a maioria das montadoras e também tem aprovação da maioria das mesmas. Além de ser, obviamente um óleo muito confiável.

Um grande abraço.

Sávio Machado

Anônimo disse...

Bom dia Sr. Sávio. Tenho um fox 1.0 ano 2009, e lendo seu site fiquei em dúvida. Meu carro tem 103 mil km, uso o óleo 15w40, e baixa pouco óleo 300ml a cada troca. Aí lendo esse blog vi que o 5w40 era o melhor. Posso colocar esse óleo no meu fox, não vai causar prejuízo tendo em vista que o óleo é mais fino e o motor já tem um certo desgaste? Obrigado

Júnior Paiva disse...

Boa noite, Sr. Sávio!
O meu carro e um peugeot 206 2001 1.0 16v selection motor com 156mil km, o cabeçote foi feito a uns 3 meses atrás. ando 20km todo o dia. Gostaria de saber qual o óleo a ser usado dentro dessas informações que lhe passei. E voce me indicaria algum?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Junior. Obrigado pela visita no Blog SM. Use o lubrificante indicado pelo manual do proprietário.
Um abraço.

Bruno silva pereira disse...

Boa noite
Tenho um Peugeot 207 com 21 mil km coloquei óleo 5w30 sintético pode ser usado sem problemas

Anônimo disse...

Bom Dia Savio.
Primeiramente se blog esta de parabéns.
Tenho um gol g3 16v ano 2000 com 175000 km rodados.
Estava usando o 15w40 semi sintetico mas começou a sumir oleo fui no mecânico troquei os anéis. Fiz a plaina e solda no cabeçote. Ele colocou um omeo 20w50 mineral. Seria correto este óleo ou deveria que jpgar um bardhal pra limpar o motor e usar o óleo recomendado?

sergio disse...

bom dia comprei um uno vivace 2011 e trocaram o oleo por um 20/50 no manual 5/30 posso rodar assim mesmo

SAVIOMACHADO disse...

Olá Sérgio. Obrigado pela visita no Blog SM.
Se o carro deve usar uma viscosidade 5W30, uso 5W30. Outra viscosidade poderá acarretar em desgaste e consumo de combustível.
Um abraço.

Sávio Machado

andré jose disse...

Boa tarde Sr Sávio comprei uma Filder 2005 a um mês e como recomendação ele utilizava um óleo sintético ou semi sintético shell 5 30 e mesmo faltando só que estava queimando um pouco de óleo, mesmo faltando 5000km troquei o óleo e coloquei conforme manual 10 30 mineral parou de queimar óleo porém
Um mecânico falou que eu não deveria ter feito isso porque iria cria borra no motor fiquei confuso e preocupado e prefiro ouvir um especialista, o que o Sr pode me ajudar, obrigado..

SAVIOMACHADO disse...

Olá André. Obrigado pela visita no Blog SM.
O Fielder deve ser padrão Toyota Corolla, portanto deve seguir a mesma linha. Eu sempre digo a todos que ficam em dúvida quando perguntam o que devem usar. Use sempre o que o manual do proprietário recomenda. Atente para as classificações e aprovações. Hoje em dia existem várias marcas de lubrificantes com aprovação Toyota.
Um abraço.


Sávio Machado.

anderson ferreira disse...

Bom dia Sávio.tenho um Ford Ka e fui trocar o óleo e o rapaz do posto disse que poderia usar o 15w40 e quando tivesse com 60.000 trocasse para um 5w30 fiz o que ele me recomendou. Gostaria de saber se tem algum problema?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anderson Ferreira. Obrigado pela visita no Blog SM.
Respondendo a sua pergunta: Tem problema.
Por favor, leia o Manual do Proprietário do seu veículo.
Grande abraço.

Vinícius disse...

Boa tarde Sávio, tenho um gol 1.0 2005 com 60.000km,coloquei óleo 5w30 hélix 100% sintético... Tem problema?

Netto disse...

Boa tarde! Hoje fui trocar o oleo do meu Nissan March 1.6 16v and 2012, e como estava sem manual perguntei ao vendedor qual tipo de oleo. O vendedor pegou uma tabela da Castrol e disse que era o 5w40 sintetico. Chegando no meu trabalho, pesquisei sobre e vi que na verdade o indicado é o 5w30. Terei algum prejuizo? Se sim, o que pode acontecer? Desde já agradeço.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Netto...
Obrigado pela visita no Blog SM.
Não se preocupe. O 5W40 é um lubrificante muito completo e atende as especificações do seu carro.
Um abraço.

Sávio Machado.

Marcus Vinicius disse...

Amigão.
Tenho um uno 2006, e o manda colocar o selenia k sl sintético 15w40. Acontece que o animal do mecanico colocou um petronas vs mineral 20w50 sem minha autorização. Corro pra fazer uma nova troca pelo oleo correto? Ou posso deixar e fazer essa troca numa quilometragem menor, tipo 4000km?
Abraço

douglas disse...

Ola, tenho um siena 1.8 8v, aquele que usa o mesmo motor da gm. Sempre usei o oleo 15w40 semi sintético nele desde 0km e agora que o carro está com 130.000 km posso usar o 20w50 mineiral? pode prejudicar o motor?

lidia disse...

Ola tenho um palio 97 sempre usei o 15w40 mas da ultima vez deixei o carro na oficina qd me trouxeram o carro eles tinham colocado o 20w50 logo percebi que o carro começou a esquentar, será que é pela mudança de oleo?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Lídia.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Pode ser. Mas também pode ser uma séria de fatores. Inclusive o sistema de arrefecimento (fluido para radiadores). Pode ser alguma peça danificada...
Assim, respondendo no meu blog vai ser um pouquinho difícil de informar corretamente. Faça as coisas funcionarem por partes. Se você estava usando o óleo correto, coloque o óleo correto novamente. Se o motor continuar com algum problema (o aquecimento), leve a um mecânico que seja de boa procedência, ou até mesmo a uma concessionária Fiat.
Um abraço e boa sorte.

Sávio Machado.

Lucas Armando disse...

Boa tarde! Comprei um Peugeot 207 Passion 1.4 8v 2011, com 90 mil km, na semana passada. O carro veio sem manual e não sei exatamente qual a viscosidade de óleo recomendada pelo fabricante. Não encontrei informações precisas e nem manual pra baixar. Em pesquisa na internet, me parece que ele usa o Total Quartz 10w40. Pesquisando sobre óleos, descobri que o Total 10w40 é semi-sintético e Api SJ. Encontrei agora um óleo da marca Ipiranga 10w40 Api SM e 100% sintético. Com isso, estou na dúvida em qual desses irei usar. Outra dúvida que tenho é quanto ao aditivo do radiado, o carro está apenas com água e estou pensando em limpar o sistema de arrefecimento, trocar o reservatório de expansão e adicionar aditivo. Porém, como não tem manual, não sei exatamente qual aditivo colocar. Poderia me ajudar com essas duas coisas, por favor?

Anônimo disse...

Boa tarde savio meu nome é Wesley, tenho um gol 98/99 1.0 8v motor AT, ele esta com 153000 mil rodados, ele nao fuma mais porem esta baixando um pouco de oleo, devo continuar usando o 15w40 ou ja pela quilometragen do carro, e melhor usar um outro tipo de oleo? Obrigado.

Unknown disse...

Olá Sávio.
Meu carro começou acender luz de óleo em marcha lenta, troquei cebolinha, limpeza do pescador e nada adiantou.
O mecânico aconselhou mudar a viscosidade do óleo.
Fiesta 2007 113 mil rodados, sempre usei o motorcraft 5w30 tinha trocado a 20 dias e o mecânico agora colocou 20w50 mineral

Matias disse...

Olá Savio,tenho um Sandero 2008 16v 1.0 com 113 mil kms,posso usar o oleo 15w40?

Teria algum problema?

Faço essa pergunta, pois essa semana levei meu carro a uma concessionária Renault pra fazer a troca e colocaram esse oleo nele, anteriormente era colocado o 10w40.


Obrigado!

Anônimo disse...

Ola, me tira uma duvida por favor, tenho um gol 2001 16v, com 118 a quilometragem, estou usando o oleo mineral 20/50 , já à algum tempo, e a pouco tempo começou bater os tuch, posso volta usar o óleo semisintetico, pra melhora o batido dos tuch, desde de já agradeco

SAVIOMACHADO disse...

Matias. Boa noite. Não altere a viscosidade por conta própria.
Um abraço.

Sávio Machado.

SAVIOMACHADO disse...

Boa noite Anônimo.
Pode. Não altere a viscosidade do lubrificante. Causa danos e consumo de combustível.
Um abraço.

Sávio Machado.

Luciano Mendonça disse...

Boa tarde sr. Sávio, tenho Gol g4 1.0 2008 156 mil km, até então usando havoline 10w40, aconteceu apenas uma vez de a luz do óleo acender, por precaução fui a um mecânico e pedi para verificar se havia sujeira no pescadores tirar um vazamento na tampa do cabeçote e desamassar a tampa do cárter, me recomendaram depois desse serviço usar 20w50, achei pesado, faz dois dias apenas, seria melhor voltar a usar o 10w40?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Luciano.
Obrigado pela visita no Blog SM.
A viscosidade do lubrificante nunca deve ser alterada. Caso isso tenha acontecido, volte a usar o produto original o mais breve possível.
Um abraço.

Luciano Mendonça disse...

Muito obrigado, achei estranho, mas voltarei ao óleo de costume, 10w 40, rodei apenas 50km com 20w 50....

Chrys disse...

oi, me chamo Chrys.
tenho um fiesta 09/10 e o óleo recomendado e o que uso é o .
Meu carro está com 90mil Km. È melhor continuar com 5w30 ou é melhor pro carro mudar?
Obrigada

saimo Rodrigues de Sousa disse...

oi boa noite sr savio me chamo saimo tenho um gol g4 1.0 2008 75 mil km comprei esse carro a um ano e me recomendaram o óleo 20w50
eu gostaria muito de sabe se estou usando o óleo correto e com quantos quilómetros devo trocalo

Anônimo disse...

Olá sr.SM tenho um GOlF com 165.00milkm ano99/00 motor sr1.6 comprei tem 6 mês no manual fala que teve se usar api.sj óleo mineral,semi sintético,e sintético! Só q fiz uma viagem longa pra Bahia e acada 1.000 quilômetros ele abaixava óleo tive q completa! Atualmente tou usando óleo 10w40 semi sintético Mobil e fica batendo Tuchos quando esquenta e faz uma viagem longa?

Pinotti disse...

Ola uso 10w40 simisintetico da lubrax numa parati 1997.ja vai pra quarta troca posso contunuar usando esse óleo pois o mesmo não baixa oleo é um ap 1.6. Com 240.000 mil original.

Unknown disse...

Tenho um fox 2004 sua km157 o antigo dono usa óleo 15w40 mas na especificação do veículo diz 5w40 posso voltar a usar o óleo do manual ,o motor foi feito

Anônimo disse...

Tenho um voyage g5 2010 esta com 140000,km posso usar o 15w40 sl no manual diz para usar o sj.

SAVIOMACHADO disse...

Pode usar!

Gustavo Pavani disse...

Olá Sávio. Tenho um Fox 2007 com 150.000 km. Sempre usei o 5W40 mas na última troca o mecânico colocou 5W30. Está correto?

Roberto Ruppel disse...

Boa tarde Sávio,

Meu é 206 sw 2005 1.4, fui no posto ipiranga e me ofereceram 10w40 sintético sm, gostaria de saber se pode ser aplicado, pois no manual indica 5w40 sintético. Obrigado.

SAVIOMACHADO disse...

Olá pessoal. Procurem não alterar a viscosidade do veículo. Se usam 5W40 não passe para 10W40. Aumentar o índice de viscosidade pode gerar inclusive consumo de combustível e batidas de tuchos com o motor em baixa temperatura.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Sávio tenho uno faire 2002 117 mil km do usando 10w40 castrol magnatec ele é semi sintético igual ao 15w40 da vs

Rafaeloz disse...

Coloquei um oleo lubrax 15w40 semi sintetico no meu fox 11/12 . ele tá com 60000 km. Eu até o momento não sabia nada e sempre coloquei o 5w40 .
coloquei sabado esse 15w40 (o problema era o cabo de vela e eu troquei o oleo por ignorancia) .
Você me aconselha trocar logo por outro oleo (qual vc recomenda e qual) , ou posso rodar um pouco ? terei problemas se o fizer?
no manual diz que posso usar 5w40,10w40 e 15w40 ..mas enfim. Moro em SP e agora entra a epoca de frio...apesar que é ameno o clima aqui.
Um mecanico falou que era para eu trocar imediatamente por um sintetico 5w30 (nem fala no manual desse) .
enfim qual seu conselho .
Obrigado !

SAVIOMACHADO disse...

Aconselho você colocar a viscosidade original. 5W40. Um abraço.

Rafaeloz disse...

OBRIGADO SAVIO , sábado eu troco o filtro e coloco o 5w40 sintético.
Vc acha necessario fazer limpeza no motor por conta disso?
Só para não me enrolarem , não manjava nada disso. Agora ficarei mais atento.

SAVIOMACHADO disse...

Não é necessário. Só troque óleo e filtro.
Um abraço.

Anônimo disse...

Oi tenho um carro Fiat uno vivace 2011 básico 1.0 e o mecânico usou o óleo 20w50 posso continuar usando? Ou qual tipo de óleo vc recomenda?

Anônimo disse...

Boa Tarde, gostaria de saber se posso usar em um motor 1500, o oleo Lubrax 15/40 semi sintetico. Obrigado.

Unknown disse...

Olá amigo,tudo bem?
Tenho um fiesta 2009 e sempre usei óleo 5w30 conforme orienta o manual, porém no local onde troco o óleo me indicaram o 5w40 pelo fato de estar com mais de 5a mil quilômetros, isso pode prejudicar o motor, esta alegação está correta,agora que já efetuei duas trocas usando o 5w40 se eu voltar para o 5w 30 posso ter problemas?
Obrigado.

Alexandre disse...

Boa tarde galera, tenho um Fiesta 08/09 sedã rocam com 140.000 km rodado.
Ja fiz o cabeçote duas vezes.
O mecânico recomendou que eu mudasse para o ÓLEO 10W40.
alguém sabe dizer se isso procede?