15 de nov. de 2011

PROCEDIMENTO PARA TROCA DE ÓLEO DO VW GOL

Devido a inúmeros comentários e mails que recebo, quando se trata do motor do Volkswagen Gol Nova Geração, hoje eu vou publicar algumas fotos que fiz para que vocês possam entender como se deve fazer para limpar aquela borra de ferrugem que tanto incomoda os proprietários desse veículo.

Ao efetuar a troca do óleo, você poderá pedir ao trocador, ou o mecânico que faz a manutenção do seu veículo, retirar a mangueira do respiro para fazer uma limpeza interna. Isso vai ajudar na durabilidade do lubrificante e também ajudar o motor.

Mangueira do respiro retirada. Por dentro ela fica recheada de borra.

O trocador ou o mecânico deverá usar um compressor de ar para limpar a mangueira, retirando a borra de dentro da mangueira. 

A borra fica  também por dentro das galerias. 

O lubrificante se mistura com água e se torna uma pasta de cor ferruginosa. 

Coloque a tampa do óleo no motor, retire a vareta que mede o nível do lubrificante e por ali use também o compressor de ar para retirar a borra que fica nas galerias do respiro. 

Retire a tampa do motor, onde fica o Filtro de Ar. 

Limpe também a galeria superior, que fica ao lado do Corpo de Borboleta. 

Use um pano seco para evitar que mais umidade permaneça no local. 

Use uma chave de venda e cubra a ponta om o pano para efetuar a limpeza da galeria superior. 

Veja como fica a galeria superior após a limpeza. 

Depois do serviço feito, é só colocar a mangueira no local e fechar a tampa do filtro de ar. 

Com o excesso de umidade do motor, lembre de verificar a vareta do óleo. As vezes ela se apresenta muito enferrujada, podendo quebrar-se ao longo do tempo. Esteja atento para esse detalhe. 


Fotos: Sávio Machado
Apoio do Gerente Gerson e trocador Juliano. 
Local: Posto Modelo em Pelotas no Rio Grande do Sul. 




19 comentários:

Anônimo disse...

- SAVIOMACHADO, OBRIGADO PELAS DICAS DE TROCA DE OLEO, VOCE É MUITO IMPORTANTE PARA AQUELES QUE PRECISA DE DICAS, SE NÃO LHE ABORRECER ME DIGA PORQUE VAZA OLEO PELA VARETA DE OLEO DO MOTOR TREND, G 4, 2008, MUITOOBRIGADO SR.
ANTONIO.ALMEIDA10@HOTMAIL.COM

Marcelo disse...

Pois é, a borra está atacando todos. Antes eram apenas os multi válvulas de duplo comando e agora todos os carros novos estão com isso.

Deu até dó de ver o carro 2009 da minha amiga na oficina com o motor desmontado para realizar a limpeza química e trocar algumas peças.

Unknown disse...

Sávio,

Obrigado pela dica, tenho um gol g4 2009 e com 35.000km rodado ele estava com essa borra(meleca amarela). Fiz todos esses passos acima e tambem retirei o anti chama e lavei com água morna e detergente, saiu um monte de meleca... Ficou uma beleza! Já tinha ido em algumas oficinas e cada mecânico falava uma coisa.... Se tever mais alguma dica sobre o gol publique irimos ficar muito grato.

Atenciosamente,
Antônio



Obrigado pela dica

ney disse...

Valeu cara eu quase mandei trocar a junta do cabeçote do meu carro você me salvou pois eu tenho um gol 1.0 16v e ele está com o mesmo problema.

Unknown disse...

Oi, meu nome é Carol e sou blogueira da New Race http://www.newraceoficial.com.br/ . Quer trocar banners com link comigo? O banner do seu blog ficará na lateral esquerda. A intenção é eu levar visitar para o seu blog e o seu blog levar visitas para o meu. O que você acha? O meu e-mail é: carolnewrace@gmail.com .

juliano disse...

Ola! tenho um gol 1.0 16v e ele esta com esse problema da borra e tbm esta se acelerando, consumindo mais combustível e dando uma fumaceada. gostaria de saber se tem relação entre eles?
meu e-mail é: julianofcorrales@hotmail.com
Obrigado!

Unknown disse...

Savio,

Desde já quero parabeniza-lo pelas informações publicadas.
Mais gostaria de saber de você o que essa borra pode causar de grave no motor do carro ?
Não tem problema em seguirmos as determinações das trocas de óleo ?

Unknown disse...

Sávio,
esse problema pode causar algo mais grave,

SAVIOMACHADO disse...

Olá José Valdecio. Obrigado pela visita no blog. Essa borra pode causar vários problemas sim.

Unknown disse...

Uma verdadeira aula, valeu Sávio.

Unknown disse...

Posso usar 15w40 no gol 1.0 16V 1999 / 2000.
Desde já agradeço.

SAVIOMACHADO disse...

Pode Cláudio. Desde que seja no mínimo SL semi sintético. Um abraço.
Sávio Machado.

Unknown disse...

Tenho um gol 97/98 1.0 8v e edtou tendi problema com essa borra...não tenho o manual do proprietário então qual seria o melhor óleo a usar?e de quanto a quanto tempo devo trocar o oleo?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Jonas. Obrigado pela visita no Blog SM.
15W40 semi-sintético ou 10W40 semi-sintético.
Um abraço.

Sávio Machado

Unknown disse...

Valeu savio mt obrigado

pedro de oliveira disse...

amigo boa tarde tenho um gol 99 special fiquei cansado de tirar borra daquela mangueira do suspiro , acabei tirando ela fora ,será que tem problema andar sem a mangueira do suspiro? se for atendido agradeço tenha um bom começo de semana abraço!!!

SAVIOMACHADO disse...

Olá Pedro.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Essa pergunta você deveria fazer aos engenheiros da Volkswagen. Sinceramente eu também não sei o que poderá acontecer se você tirar essa mangueira do motor do seu carro.
Um abraço.

Sávio Machado

M.F. disse...

tenho um gol 2002 special e troquei o oleo colocando um 20 50, é o ideal? sobre a borra o mecânico falou que posso retirar a mangueira do suspiro lateral por uns 2 dias para que a borra seja expelida para fora...é isso mesmo?

Unknown disse...

Er um seguinte pessoal no meu carro eu uso o castrol gtx 20w50 ele er um gol ano 2007 eu tirei essa mangueira do anti chamas fora também pois sujava muito o tbi ja tem 2 meses no meu haver isso não trás problemas não pois sai um gás para fora e não para dentro do motor e o outro buraco do filtro de ar eu fechei ele é pronto para não entrar poeira abraços ai pra vcs é fica a dica lembrando que eu só uso gasolina no meu carro quem usa o álcool er pior ainda vlw😁😁😁