20 de out. de 2008

DE OLHO NA TROCA DE ÓLEO DA CONCESSIONÁRIA


Nessas minhas viagens que costumo fazer me deparei com um cliente indignado com o trabalho de uma concessionária. Havia comprado um carro zero quilômetro e estava indo à concessionária pela primeira vez. Foi fazer a troca de óleo e viu que a viscosidade que haviam colocado na oficina da concessionária não era a mesma que estava no manual.
A viscosidade do carro aqui comentado é 10w30 e a viscosidade que colocaram em seu carro foi 15W50.
Nessas horas, independente de ser concessionária ou não, exija a viscosidade padrão do manual. Seu carro vai aceitar qualquer tipo de lubrificante no motor. Mas exija a viscosidade que consta no Manual do Proprietário.
O caso é que algumas montadoras fecham parcerias com empresas fornecedoras de lubrificantes que as vezes não tem nem a viscosidade original do veículo que o proprietário compra. Realmente isso é uma vergonha e um desrespeito com o consumidor.
Fique de olho!

10 comentários:

Ron Groo disse...

Meu chefe foi fazer a revisão do Ecosport dele e reclamou que colocaram um óleo de especificação diferente do que estava no manual. Eu achei que era besteira, mas agora ta aqui o professor Sávio pra pingar os is...
E onde arrumou a foto da capa do manual do fusquinha?
Linda!

SAVIOMACHADO disse...

Grande Groo!!
É verdade meu amigo. Quanto as classificações de API, desde que seja a mínima do manual, não tem problema. Digo SF, SJ, SL... Mas quando se trata de viscosidade aí a coisa muda mesmo. Um dos problemas que pode afetar é o consumo de combustível.
Grande abraço!!
SAVIOMACHADO

Anselmo Coyote disse...

Olá Sávio,
Comentário retardatário também pode? rsrsr. Fiz a revisão de 10mil km num new civic mas não sei qual o óleo puseram no motor. Só voltando à concessionária e perguntando pra saber? Existe outra solução a não ser mandar amostra para um laboratório?
Abçs.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anselmo!! Se você realmente quer saber qual lubrificante eles colocaram é só ir até a concessionária e verificar se o produto foi o original ou não. A maioria das concessionárias estão trabalhando com o lubrificante correto. Mas ainda tem concessionárias que não se importam com esse detalhe. Se você zela pelo seu automóvel e cuida as trocas de óleo com o lubrificante certo é bom você cuidar mesmo. Porque depois quando der algum problema eles vão querer que leve na concessionária para não perder a garantia.
Ficar de olho é sempre bom.
Grande abraço e obrigado pelo comentário que é sempre bem vindo.
SAVIOMACHADO

Lotaviu disse...

Troquei o óleo do meu Corolla Xei 2005. Depois que a concessionaria trocou o óleo eu verifiquei que a viscosidade era diferente do que estava especificado no manual.

O manual indica 10W30 e o óleo colocado foi 5W40.

Eu queria saber qual o risco que o carro está correndo até a próxima troca? Haverá mais desgaste do motor, ou apenas aumento no consumo de combustível?

Grato,
Luiz Otávio

SAVIOMACHADO disse...

Luiz Otávio. Seja bem vindo. Vamos a sua dúvida. Realmente o óleo especificado pela Toyota até 2006 ainda era o 10W30. Depois o manual do proprietário passou a exigir um 10W40. No seu caso o motor 2005 é indicado um 10W30. Usando uma viscosidade 5W40 a probalidade de acontecer uma economia de combustível é bem grande. Pois houve uma redução de viscosidade na partida a frio. Invés de 10 passou a ser 5. A viscosidade usada na troca de óleo provocará melhoria no seu motor. Mas veja bem: Se você tiver com um motor com vazamentos, isso pode fazer com que o óleo se perca mais rápido. O que eu sugiro a você: Que acompanhe a performance do seu motor dia a dia. Na hora de abastecer faça a média de acordo com a quilometragem. E verifique também quando parar em algum posto de gasolina ou até mesmo em casa se há vazamento de óleo no motor ou se há pingos de óleo no chão. Mas tudo isso que estou comentando aqui é apenas para que você faça um acompanhamento. A tendência é que seu Toyota vá melhorar.
Um grande abraço e volte sempre que tiver dúvida.
SAVIOMACHADO

Unknown disse...

Bom tarde Sr Sávio machado, o Sr está na ativa ainda?

SAVIOMACHADO disse...

Olá André José! Estamos na ativa ainda!!
Abraço!!

Vam disse...

Bom dia, tô com dúvida, tenho Corolla 2005 e a última troca de óleo foi colocado o sintético 5x30, posso colocar agora o sintético 10x30 ou é melhor o sintético 5x40 ajudem ai por favor.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Vam.
A viscosidade é muito importante.
Verifique qual a viscosidade do seu motor no manual do proprietário.
Grande abraço.