26 de set. de 2007
Novos cockpits em 2008?
22 de set. de 2007
AS VISCOSIDADES DOS LUBRIFICANTES
Existem muitos tipos de lubrificantes: para motores de carros, transmissão, motores de lancha, compressores. São inúmeros os locais que necessitam de lubrificação para que haja um bom funcionamento.
Os lubrificantes para os motores de veículos, atualmente são de dupla viscosidade. Mas o que é viscosidade? A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimentodifusão molecular. Ou seja, quanto maior a viscosidade, menor a velocidade em que o fluido se movimenta (Wikipédia). Sendo assim, as viscosidades de um óleo para motor de carros variam como 20W50, 20W40, 15W40, 15W50, 10W40, 10W30, 5W40, 5W30, etc. Essa variação se dá de acordo com a temperatura do motor. Nos casos de competições como na Formula 1 os lubrificantes são elaborados para haver variações de acordo com o ambiente externo também, como a temperatura da pista, a temperatura do clima, etc.
Atualmente as montadoras seguem tecnologias que saem da Fórmula 1. Isso fez que surgisse uma nova geração de lubrificantes com tecnologias jamais vistas antigamente ao alcance de todos. Mas também foi necessário que as montadoras exigissem dos usuários dos veículos que seguissem o manual do proprietário para que não houvesse tantos problemas de motor. Hoje cada veículo tem uma medida de viscosidade e que deve ser seguida de acordo com cada manual. Por exemplo: Ford Fiesta com motor Zetec Rocam óleo com viscosidade 5W30, Volkswagen Gol Geração 3 e 4 óleo com viscosidade 10W40, Fiat com motores Fire óleo com viscosidade 15W40, etc. Essas medidas são as máximas aceitáveis. Nunca devemos aumentar a viscosidade. Podemos sim diminuir a viscosidade. Não podemos trocar o óleo de um Volkswagen Gol Geração 3 de 10W40 para 20W50 (aumento de viscosidade). Isso ocasionará uma série de problemas, inclusive consumo de combustível. Podemos sim diminuir a viscosidade, seguindo sempre a homologação da montadora, por exemplo, um óleo de viscosidade 5W40 aprovação VW 502.00, 505.00
14 de set. de 2007
MCLAREN PENALIZADA EM 100 MILHÕES DE DOLARES
Conselho Mundial
Teve lugar a 13 de Setembro de 2007 em Paris, uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da FIA. A seguinte decisão foi tomada:
O Conselho Mundial da FIA retirou à McLaren Vodafone Mercedes todos os pontos relativos ao Mundial de Construtores, por ela conseguidos no Mundial de Fórmula 1 de 2007.
Para além disso, a equipa irá pagar uma multa de 100 milhões de dólares, valor ao qual será deduzido o rendimento oriundo da FOM, como resultado da dedução de pontos.
Contudo, tendo em conta as circunstâncias especiais na qual a FIA concedeu imunidade aos pilotos que colaborassem com a investigação, estes não serão alvo de qualquer punição tendo em conta o campeonato de pilotos.
O Conselho Mundial da FIA irá receber um relatório técnico completo sobre o monolugar da McLaren de 2008, e tomará posteriormente uma decisão na sua reunião ordinária de Dezembro de 2007, relativamente a uma possível sanção, se aplicável, que será imposta à equipa para a época de 2008.