02/09/2008

A BORRA DE FERRUGEM NOS MOTORES VOLKSWAGEN

Olá pessoal. Estou a horas para postar sobre esse assunto e devido a inúmeras viagens de negócios, não foi possível. Mas hoje chegou o dia.
Então vamos falar sobre o problema daquela borra que parece uma ferrugem nos motores da Volkswagen.
Durante alguns dias seguidos do mês de agosto recebi alguns emails justamente perguntando-me sobre o assunto da borra.
Geralmente os motores Volkswagen, devido ao mal uso do veículo acaba aparecendo uma pasta amarelada nas mangueiras que levam o lubrificante ao motor. Se você tem um Volkswagen Gol, não pense que a culpa é toda sua ou que só você é que não sabe usar seu veículo. Isso acontece em qualquer lugar. Vou dar um exemplo. Há pouco mais de um ano, na cidade de Porto Alegre, foi me solicitado uma visita a uma empresa que alugava carros para dar uma solução a um problema já existente a algum tempo em alguns Volkswagen Gols. Era justamente a borra amarela que estava sempre fazendo alguns carros irem para a oficina. Quando cheguei na locadora de veículos, vi que os carros que estavam com problemas eram carros que estavam sendo alugados para empresas de vigilância.

Então perguntei que óleo eles estavam usando. Disseram-me que era um óleo com aprovação da Volkswagen, semi-sintético. Olhei os lubrificantes que a empresa estava usando e realmente tinha aprovação 502.00 e eram semi-sintéticos. Até aí tudo bem.
Então perguntei: - Qual era a média de velocidade que os carros andavam. Então o proprietário me respondeu. "Esses carros quase não andam, estão sempre devagar, uma média de 30 quilômetros por hora, no máximo 40". - Pronto. Era tudo o que eu queria saber. Então lhes disse que esse carro, mais do que qualquer outro precisa de velocidade, precisa que ande rápido e que faça trajetos longos para que o motor possa fazer o seu trabalho natural. O Volkswagen Gol, assim como diz a sua propagando, é um carro que deve ser usado "sem dó".



A rotação do motor deve estar de preferência sempre em alta.
É claro que um lubrificante com viscosidade mais baixa ajuda e muito. Nestes casos um 5W40 seria o ideal, mas mesmo assim teríamos problemas.
Não há mistério. É só seguir como manda o figurino. Não faça trajetos curtos demais deixando o Volkswagen Gol parado por muito tempo. Como qualquer veículo, ele precisa andar muito.
Posso falar por mim. Tive um Gol durante 3 anos de minha vida. Não tive problemas. Pelo contrário, o carro realmente é valente, econômico para a sua categoria. Independente de sua cilindrada. Faça andar sem pena.
Um dos leitores do SM chamado Emerson Gurgel enviou-me um email perguntando-me sobre esse assunto. Fomos trocando emails afim de resolver a questão do motor de seu Volkswagen Gol que era justamente essa. Ele é engenheiro e foi em busca de soluções, sem parar na minha resposta que lhe dei.
Ele deixou uma importante dica. Pedi a ele autorização para publicá-la e aí está.

"Hoje depois de agonizar e preocupar-me muito com essas gotículas de água na vareta de óleo, acho que matei a charada.
Bom, eu reparei que lá no meu trabalho chegou recente um gol G4 igual ao meu.
Perguntei ao motorista daquele carro se ele não reparava em nenhum desses itens.
Resolvemos ver a mangueira de borracha do respiro de óleo do carte, quando puxei.Tava lá a tal pasta cor de caramelo na vareta, realmente não vimos o filete branco e nem a presença de gotículas de água. Bem, foi-me sugerido passar na consecionaria, foi o que fiz.Falei com o papa em gol da oficina o Sr.Marcos, ele me fez o seguinte relato: que recebeu recente uma circular da VW, trata-se do nosso combustível que por lei deveriam colocar apenas 25% de álcool e eles colocam 50%, resultado. O álcool é hidratado e deixa uma pequena quantidade de água no óleo que espuma por reação, os vapores descem e ficam alojados na tal caixa do respiro lateral e carte, esta deve ser limpa ou trocada a cada troca de óleo. Na autorizada também vi muitos gols iguaizinhos ao meu com mesmo problema.Tirei muitas duvidas, dentre elas o novo óleo recomendado pela VW, é o Castrol Profissional 5W40 sintético e que deve ser trocado a cada 10.000Km ou seis meses.
Agora estou aliviado pois achei que era a junta do cabeçote e ai eu tava ferrado, mais como o mecânico mesmo me disse, seria improvável tal avaria pois não houve superaquecimento do motor, a luz teria acendido no painel e baixaria logo o nível de agua no reservatório, bem como, a própria água ficaria suja como óleo e vice-versa.
Bom, espero ajudar a todos os proprietários de gol, o que deveria ser feito pela própria VW que me mandou um email tipo corte e cola, dizendo para procurar a autorizada.
Tem muita gente fazendo cabeçote por ai porque não sabe disso.Eu já tava quase doido, pois ando direitinho com o meu e achava absurda a hipótese de ter queimado essa junta. Desejo sucesso e um forte abraço."

Obrigado meu amigo Emerson, também desejo muito sucesso a você e a todos os motoristas proprietários desse carro que é um grande sucesso.

131 comentários:

Ron Groo disse...

Mais uma bela aula do Professor Sávio Machado...

Alexandre Ribeiro disse...

Ah, Groo...assim não vale, roubou as palavras de minha boca. É isso aí mais uma eficiente explanação do SR. MAGO DOS FLUIDOS.

Grid GP disse...

Interessante mesmo o ensinamento. Principalmente para leigos em carros de rua como eu!

Sávio, estás sumido do Grid? Convido-lhe a participar da discussão que abri por lá sobre a polêmica punição do Hamilton na Bélgica.

Abraços, o blog está beleza!

Fábio

jader disse...

Ta BLZA, mas ai eu pergunto, essa tal borra prejudica o motor, reduz sua vida útil ????????

SAVIOMACHADO disse...

Olá Jader. Que bom que você veio visitar o blog. Respondendo a sua pergunta: A borra é o maior veneno quando se trata de lubrificante para os motores. Ela reduz a vida útil do motor devido a camada que ela deixa na parede do motor, dificultando a troca de temperatura. Ou seja. Ela fará que a temperatura fique mais elevada.
Além disso a borra provoca entupimento dos dutos que levam o lubrificante para o motor, prejudicando o trabalho da bomba do óleo. Ainda existem mais problemas que a borra provoca.
Obrigado pela visita.
Grande abraço.
SAVIOMACHADO

Anônimo disse...

Olá pessoal, obrigado pela aula Savio, meu gol apresenta o mesmo problema, no inicio troquei todo o óleo, depois troquei a tal caixa de respiro e o óleo, depois fiz uma limpeza e troquei o óleo e o combustivel, passei a utilizar gasolina aditivada, depois de 1 ano o problema retornou, utilizo óleo semi-sintético. Pelo que entendi isso é um problema para o resto da vida, já que a cada troca precisa trocar também o respiro. ou seja um gasto desnecessário já que no caso do combustivel correto não teria, dessa forma pergunto será que não poderiamos processar a entidade que autoriza a utilizar alcool na gasolina a ponto de prejudicar o motorista?

Abraço a todos, e ótimo trabalho Savio.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Oportuna a sua pergunta, porém dificílima de responder. O caso aqui dos motores Volkswagen é sério e existem inúmeros usuários com problemas por terem uma certa dificuldade ao usar o veículo. A questão é o que fazer com o problema. Isso já foge de minha alçada. Mas de qualquer maneira agradeço a sua visita e também a questão que você está colocando em debate por aqui.
Um abraço e volte sempre.

Anônimo disse...

olá companheiro minha duvida é: tal problema so acontece no geração 4? porque não consta no manual referente a borra ja que a resposta que obtive pela concessionaria que adiquiri o veiculo a vw falou que o fato é normal e ocorre em veiculos que andam pouco, porem ao adiquiri-lo nao me perguntaram se queria um veiculo para andar pouco ou muito.minha orientaçao é que todos os propietarios com o mesmo problema entre na justiça como estou fazendo a fim de alguma soluçao. o codigo do consumidor esta ai para isso. abraços

SAVIOMACHADO disse...

Anônimo, só para esclarecer: o VW Gol G3 também apresentou esse tipo de problema.
Abraços e obrigado pela visita.
SAVIOMACHADO

Renan disse...

olá meu nome é francisco e gostaria de saber o seguinte
que prejuisos essa borra amarela pode trazer ao motor do carro
meu email leitao.15@hotmail.com
obrigado

SAVIOMACHADO disse...

Olá Francisco. A borra amarela provoca inúmeros problemas no motor de qualquer carro. Um deles é o entupimento das galerias onde passa o óleo, dificultando a lubrificação, propriamente dita. Outro problema seria a troca de calor. Um motor com borra tende a esquentar mais.
A vida útil do lubrificante cai pela metade, sendo que ele estará contaminado com a borra.
Há inúmeros problemas relacionados a borra amarela.
Um grande abraço e obrigado pela visitar no SM.
SAVIOMACHADO

Vanilson Araújo - Branco disse...

Passei pelo mesmo problema.
Verifiquei a vareta e lá estava a borra. Passei na concessionária e o mecânico me falou que era do combustível. Perguntou se eu usava muito o álcool.
Ele disse que teria que fazer a limpeza e troca do óleo.

Anônimo disse...

tenho um GOL g4 1.0 2008 rodo pouco e meu pai tem um gol g4 1.0 2005 este movido a GNV e com 230mil km faz 5mil km por mes e nos dois carros estou com problema de borra no suspiro do carter uso oleo semi sintetico e não sei oke fazer pra solucionar o probrema.
e a vlks não da garantia disto.

Igor Rafael disse...

Olá, eu tenho um problema semelhante no meu gol (2003, geração 3, 1.0, motor power). A borra aparece na vareta de óleo e no anti-chama. Você tem alguma recomendação a respeito do que fazer para sanar o problema? Abrir o cárter, limpar e colocar um novo anti-chama (original)?

Victor disse...

se usar óleo 5W30 não seria melhor que o óleo original (5W40)??? outra coisa: pq a VW não se mexe pra alterar o projeto do motor? o GM 1.0 VHC usado no Classic não tem nenhum problema com borras, mesmo andando trechos curtos e em baixa rotação, e no manual do proprietário está discriminado que ele aceita óleo 5W30, 10W40, 15W40 e 20W50 (todos minerais) !!

Anônimo disse...

Bom galera, eu tenho um gol g4 2006 e tb percebi essa mancha, levei o carro pra fazer a troca do oleo+filtro e o mecanico me flw para eu trocar tb o antichamas. Ele flw que isto e um problema cronico do gol. Toda vez que forem trocar o oleo e o filtro troquem tb o anti chamas e manda desentupir a mangueira tb,ok. Espero ter ajudado.

SAVIOMACHADO disse...

Olá meus amigos, voltei de uns dias de folga durante essa semana e agora vou responder alguns comentários.

O primeiro aqui é do Vanilson Araújo.
A resposta do pessoal da concessionária são todas parecidas. Vale lembrar que quanto mais álcool se usa, mais limpo ele fica. Pois é um combustível bem mais puro que a gasolina.
Quanto a troca de óleo é sempre bom fazer e com o lubrificante indicado pelo manual do proprietário.
Abraços.

SAVIOMACHADO

Anônimo. O negócio é andar mais rápido com seu Gol. Mas tome cuidado para não fazer bobagem. Mantenha o motor em alta.
Abraços.

SAVIOMACHADO

SAVIOMACHADO disse...

IGOR: Seria uma boa solução. Mas você também apresenta o mesmo problema. Procuro usar um lubrificante com maior capacidade de limpeza (maior pacote de aditivos de limpeza: API SL, SM e Acea A3 ou A5)

Abraços.
SAVIOMACHADO


VICTOR:
Os motores devem aceitar quase todos os tipos de lubrificantes. Alguns vão tornar o motor com melhor performance. Sempre é bom usar aquele que a montadora pede.
Vale lembrar que a tecnologia dos motores Volkswagen são diferentes dos motores da GM.
Quanto as resoluções dos problemas da montadora alemã, eu acredito que muito em breve isso esteja solucionado, pois tudo na vida é passageiro não é mesmo? E as novas tecnologias estão a nossa porta.
Valeu pelo comentário e pela visita no Blog. Estou a disposiçao.

Abraços.
SAVIOMACHADO


ANONIMO:
Obrigado pelo comentário Anônimo, mas sinceramente acho que não é necessário fazer a troca do antichamas. Caso contrário será inviável ter um Volkswagen. Imagina quanto vai ficar a troca de óleo?
Mas em último caso se isso deverá ser feito para corrigir um problema sem resolução aí sim tem que fazer.

Abraços.
SAVIOMACHADO

Márcio disse...

Olá amigos!
A pergunta é a seguinte. Já que a mangueira está bem suja com a borra que se forma o compartimento de óleo também estará? então deveríamos "lavá-lo"??
Um abraço

SAVIOMACHADO disse...

Olá Márcio. Em hipótese alguma devemos lavar o compartimento onde fica o lubrificante. Essa tarefa deverá ser feita pela lubrificante que deverá ter o detergente adequado para manter o motor sempre limpo. No caso de um motor Volkswagen o lubrificante deverá ter as aprovações que a montadora exige.
Até se pode lavar o motor, mas dê essa tarefa ao pessoal da Concessionária que terá que desmontá-lo e lavar peça por peça.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Grande abraço.
SAVIOMACHADO

Antonio L. disse...

Olá caro Savio Machado! Voçê poderia por favor explicar como se deve usar o fluido limpador de cartér que pode ser comprado numa concessionária VW? Desejo eu mesmo fazer essa limpeza com tal fluido, que custa em torno de R$45,00 (Já estou a par do problema das trocas de óleo). Pois adquiri um GolIII e estou afinando a sua manutenção. Grato pelo atenção.

SAVIOMACHADO disse...

Meu amigo Antônio. Que roubada você está me colocando (risos).
Sinceramente eu não sei como usar um fluído limpador de carter, pois até onde eu sei, não se deve usar nada dentro do motor além do óleo lubrificante.
Se a concessionária vende este produto passe esta responsabilidade para eles, pois geralmente os fluídos para limpeza que andam usando por ai pode conter alguns produtos químicos que alteram as propriedades das borrachas, por exemplo.
Eu procuro orientar as pessoas que visitam este blog a usarem lubrificantes com maior poder de detergencia (limpeza). São os lubrificantes semi-sintéticos ou sintéticos.
Espero ter ajudado.
Grande abraço.
SAVIOMACHADO

alencar disse...

Savio,

Perfeito! aconteceu comigo nesta semana, tanto o problema quanto a orientação do mecânico seguem seu parecer, o fato é que quem utiliza o veículo é minha esposa e realmente o trajeto é curto. Obrigado pelo esclarecimentos. alencarg@adylnet.com.br

SAVIOMACHADO disse...

Alencar, agradeço a visita no meu blog e fico feliz por ter percebido aqui os problemas que acontecem.
Grande abraço.
SAVIOMACHADO

Anônimo disse...

Prezado Sr. Sávio, antes muito obrigo pelos esclarecimentos. Conforme os comentários tambem estou com o mesmo problema. Tenho um gol 1.0 16V 01 e convertido a álcool, e a danada da pasta amarela tem me feito ficar sem respostas ate o seu esclarecimento. Passei a efetuar a manutenção e a limpeza dos componentes como o recomendado. Teremos que conviver com o patriotismo da borra "canarinho".

Obrigado.

Att.: Paulo César
"Quando não se tem solução, é porque já está solucionado!"

Anderson disse...

ola savio tenho um gol 99 16 v e gostaria de saber qual o tipo de óleo seria recomendado para ele , e se seria melhor usar gasolina comum ou aditivada ?..desde ja agradeço ..um abraço!

edencaetano disse...

Olá Savio, achei super bacana a sua iniciativa de falar sobre esses acontecimentos no gol e também muito interessante o que você publicou(que o Emerson disse) a respeito das gotículas d'agua na vareta do óleo e o que fazer. Tenho um g4 e já estava curioso perguntando de onde vinha aquelas gotículas, já que a água do reservatório não baixava?
Conclusão; Seguí os conselhos, tirei o suspiro e a mangueira que estavão cheios, da famosa borra amarela e com gotículas d'agua lavei tudo, bem limpinho e o bicho ficou novo. Ah, detalhe, nem sempre há a necessidade de trocar o suspiro, como ví em alguns comentários aquí.
Valeu, Savio!!!

SAVIOMACHADO disse...

Respondendo alguns comentários:
Sr. Paulo César, antes de mais nada fico feliz que tenha resolvido o problema e que meu blog foi referência para o seu conhecimento.
Fique a vontade em comentar e apareça sempre.
Um abraço.

SAVIOMACHADO

Caro ANDERSON:
Se a gasolina for de boa procedência, a aditivada tem que fazer uma melhor performance devido a limpeza que, teoricamente, ele fará nos bicos injetores e no corpo de borboleta.
Quanto ao óleo, recomende que voê de uma espiada no post sobre "Lubrificantes Para os Motores Volkswagen". O linK, é esse:

http://saviomachado.blogspot.com/2008/09/os-lubrificantes-para-os-motores.html

Cole no seu navegador e de aquela espiada.
Abração!
SAVIOMACHADO

EDENCAETANO.
Muito obrigado pelo seu comentário. Fiquei muito feliz em saber que você conseguiu resolver os problemas do seu Volkswagen. Realmente é necessário que haja um pouco mais de trabalho. Mas de resto ele vai bem mesmo.
Obrigado mesmo Eden e a idéia é essa: Procurar deixar claro para todos o trabalho que o lubrificante faz.
Um grande abraço.

SAVIOMACHADO

André Nobre disse...

Savio, tudo bom?

Seguinte... tenho um gol g4 1.0 2008 e desde sua compra (zero km), fiz as duas primeiras trocas de óleo na concessionária (5w40 Elaion) e na tericeira (5w40 Lubrax). Na quarta, como tinha q fazer algumas coisas no mecânico, pedi para o mesmo trocar o óleo. Como não indiquei o óleo que estava sendo usado, ele colocou um 15w30 semi sintético. Quando fiquei sabendo, questionei sobre esse óleo nao estar na lista de recomendados da WV, e ele respondeu que esse é o melhor óleo pra esse tipo de carro. O que vc acha? Devo manter esse óleo ou voltar para o 5w40? Se tiver que voltar, será que tem problema? Achei um artigo/guia no mercado livre falando sobre a borra e dizendo que os óleos 5w30 ou 15w30 são os mais recomendados hj em dia. http://guia.mercadolivre.com.br/borra-motores-automobilisticos-48227-VGP
E ai? seguir o manual ou o mecânico?

SAVIOMACHADO disse...

André Nobre. Obrigado pela visita e pelo comentário no SM.
Respondendo sua pergunta, sem desvalorizar o trabalho de qualquer mecânico, seja ele formado ou não: Te farei uma pergunta: Caso seu motor estrague devido a mal uso do motor, quem irá lhe dar garantia? O mecânico ou a montadora, no caso aqui a Volkswagen?
Antes dos motores entrarem para um veículo, eles são rigorosamente testados em bancadas e pistas para que fiquem perfeitos para todos os usuários. É claro que nem tudo fica perfeito. E reconheço que o motor da Wolkswagen é um pouco problemático porque ele acompanha várias evoluções do lubrificante.
Mas voltando entao a sua dúvida. Procure usar um lubrificante que a montadora especifica no manual do proprietário. No caso do seu carro é mesmo um 5W40. Se não conseguir esse, use um 10W40.
Espero ter respondido sua pergunta. Estou inteiramente a sua disposição para maiores dúvidas.
Sempre que quiser venha comentar e conversar.
Um abraço.
SAVIOMACHADO

Dan disse...

Olá SAVIOMACHADO , parabéns pelo blog . Tenho um Gol G4 2007/2008 1.0 Total Flex e já tive problemas com essas borras . Quando comprei o carro (semi novo +- 1ano de uso) a primeira coisa que fiz foi levar ele na concessionária para fazer a revisão de fábrica . Tudo normal , sem problemas de ignição , partida e motor . Quando comprei o carro , a pessoa tinha falado que só abastecia com alcool e que "nunca tinha dado problema" . Passados 2 meses de uso , resolvi colocar gasolina nele . Resultado : os problemas começaram . Depois que abasteci com gasolina (acho que tinha só 1/4 ou 1/5 de alcool no tanque) deixei o carro na garagem e fui dormir . Quando fui trabalhar , no dia seguinte , o carro não pegava mais e o tal do EPC começou a acender . Liguei na seguradora e o cara conseguiu fazer ele pegar (abriu o filtro de ar e limpou uma mangueira lateral), pensei que tinha resolvido o problema . Daí fui trabalhar . Saindo do trabalho , novamente aconteceu o problema . Chamei novamente a seguradora e guinchei até a concessionária . Nesse dia me deu vontade de processar o vendedor e a Volks , mas não o fiz , acho que amo o Golzinho . Pois bem , deixei o carro 1 dia na concessionária e vieram com várias historinhas : que eu não podia misturar alcool e gasolina no mesmo tanque (então tenho que deixar ele morrer no meio da avenida por falta de combustivel?) , que eu não podia apenas abastecer e desligar o carro , tinha que dar umas voltas com ele por causa de uma tal central de leitura do combustivel (acho que comprei um carro temperamental) , falaram tambem que não era "viável" ficar andando poucos quilometros com ele , enfim , resumindo o consultor técnico disse que fez a regulagem da central de comando , "descontaminou" e "descarbonizou" (nunca tinha ouvido falar disso ,cheguei a pensar que o motor tinha fundido) e o carro estava blz ( o som do motor estava bem melhor , parecia que tinha trocado , EPC ok e pegava sem problemas ) . Ah , depois desse incidente , passei a usar somente alcool , eis que um certo dia fui verificar o nivel de oleo e tcharam !! A borra estava lá . Quando vi aquilo pensei que tinha entrado agua do radiador no motor . Era uma pasta que parecia uma maionese . Fui novamente a concessionária , e pásmem , o consultor disse que era normal por causa da qualidade do alcool do Brasil (conta outra , só abasteço em posto Petrobras)e também falou novamente as mesmas ladainhas citadas acima . Quando começou a aparecer as borras , resolvi colocar gasolina aditivada (o alcool simplesmente não rendia ) e , acredite se quiserem , nunca mais tive problemas de motor fraco , EPC , borra ou outro relacionado com borra . Não sei se isto tem haver com o sumiço da borra , ou com o tipo do óleo do motor , mas convenhamos , a gente compra um carro flex pra tentar economizar no combustível , estou seriamente pensando em trocar de carro (de outra montadora) . Abraço

SAVIOMACHADO disse...

Caro Dan. Obrigado pelo comentário no SM. Gostei tanto que resolvi criar um post para dar continuidade a uma idéia que acho bem interessante.
Depois dá uma espiada aí: http://saviomachado.blogspot.com/2010/01/vokswagen-gol-uma-historia-de-amor-ou.html

Seu comentário virou post.
Um abraço e obrigado

Luciano Representante disse...

Ola , amigo tenho um gol G4 Ano 06 modelo 07, ando meia de 15000 mil kilometro mes, e tenho esta borro amarela tb no meu, ando em media 100km /H, passo marcha com rotação certa e uso o oleo recomendado pelo fabricante. E ai como pode me explicar.

Luciano E-mail luciano.mar@gmail.com

Anônimo disse...

thanks for this nice post 111213

Anônimo disse...

thanks for this tips

renato disse...

Ola, estava muito preocupado porque alem de ter borras brancas na vareta de oleo eu fiz o cabeçote do carro a uns seis meses exatamente pelo mesmo problema, ja queria matar o mecanico rsrsrs, eu tenho um problema serio , nao ando devagar mais do muita marcha do carro , ai acabo andando em baixa rotação, o q devo fazer? meu gol é G3 16v, devo meter o pau no bicho?
sera q resolve?.....

obrigado! Renato Vieira

Anônimo disse...

Amigo, boa noite ! Preciso de ajuda ! Comprei um Gol G3 2000 1.0 16v e levei para a revisão sendo que gastei R$ 1500,00 reais trocando velas, cabo de velas, filtro de combustivel, filtro de ar filtro de oleo, correias e esticadores limpeza do pescador, carter, tampa de valvula troca da bomba de oleo tudo novo e utilizado oleo mineral 20W50. Bom quando ligamos o carro estava perfeito nehum barulho anormal luz de oleo apagada sem anomalias. Pois quando sai com o carro e andei 2Km a luz do oleo comecçou a piscar e nao parava de bater valvulas ou tucho. retornei ao mecanico e foi uma surpresa para ele sendo que ele colocou o manometro para medir a pressão do oleo e no começo sem batitas estava com 6 bar porem quando ele saia e retornava com o carro em um pequeno trecho a pressão caia para zero e começava a bater tudo de novo. Pergunto o que pode ser ? Oleo com viscosidade errada ? sujeira no pescador novamente ? Agradeço sua opiniao pois tenho receito de ter que abrir o motor ! (Saliento que antes de fazer a revisão o carro ficou parado uma semana e quando comecei a nadar ele apresentava a vezes o mesmo barulho com a luz do oleo acendendo e parava, porem agora o barulho e constante e bem pior, perguntei ao antigo proprietario onde ele me disse que so usava oleo 20W50. Qual oleo recomendado para esse motor ja que no manual não especifica ! obrigado.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Seu carro é um Geração 3. Não use mais viscosidade 20w50. Somente 10W40, 5W40 e 0w40. Qualquer
outra viscosidade que não seja essas que eu mencionei poderá dar problemas no motor do seu carro.
Um abraço e obrigado pela visita no Blog SAVIOMACHADO.
Sávio Machado

Fabio disse...

Caro Savio, boa noite ! Agradeço a resposta para minha pergunta ! Estou em duvida pois muitos falam que o Semisintetico 15W40 seria o ideal para esse motor 1.0 16V, será que teria problema em usar essa classificação de oleo ? Obrigado

SAVIOMACHADO disse...

Olá Fabio. Antes de mais nada gostaria que você desse uma lida nesse post.

http://saviomachado.blogspot.com/2008/09/os-lubrificantes-para-os-motores.html

Aconselho você a não usar nenhuma viscosidade que não seja as que eu citei no comentário acima.
Mas fica a seu critério.
Não importa se é semi-sintético ou 100% sintético. O que vale são as medidas (viscosidades) dos lubrificantes. Esses números são como se fossem medidas. E vale lembrar que as montadoras testam seus motores durante muito tempo antes de colocá-los nas ruas. Então leve em consideração esse detalhe.
Um abraço.
SAVIOMACHADO

ioj disse...

meu nome é antonio tenho um gol 16v ano 97 tem muita borra na mangueira de anti chama dele ele tem mas de 113 mil kilometros rodados gostaria de saber qual oleo devo usar nele tem mecanico q me fala q não devo usar oleo sintentico porq ele ta muito rodado qual oleo devo usar nele com qual viscosidade me email antoniogiliardo_5@hotmail.com

Fco. Alves disse...

Caro savio, sou de Fortaleza, seguinte: no dia 13 passado, fiz a compra de um gol g4 2009 31000km (seminovo) em uma conssessionaria dessa cidade, a entrega estava prevista para o dia de hoje (20/07), no entanto quando telefonei para o vendedor pra saber se ja podia ir buscar o carro, o mesmo me informou que na troca de oleo feita pelo mecanico da conssessionaria constatou-se a mistura de oleo com agua, e que talvez amanhã ele me ligase dando alguma posição, o fato é que fiquei muito preocupado, pois no ato da compra o que me falaram foi que o carro estava em perfeito estado, precisando apenas de uma higienização e a troca de oleo e filtro(prache), confesso que temo que mesmo que eles consertem o defeito futuramente volte, ja que eles dão garantia de apenas 3 meses.

SAVIOMACHADO disse...

Caro Francisco. Essa borra nos motores do Volkswagen Gol é normal. Tem que procurar fazer uma limpeza e mantê-lo sempre em alta rotação que a borra vai diminuir. Troque o óleo corretamente com o lubrificante indicado, como manda o manual. Qualquer dúvida estou a disposição. Um abraço.

Cristiano Linhares disse...

Boa tarde. Como todos aqui, tenho o mesmo problema. tenho um gol 1.0 8v, 2007, que só rodo com ele nos fins de semana, mesmo assim não chego a todar 100km, uma vez que tenho moto e dou preferencia a ela.Atualmente meu carro está com 55 mil km, e a luz do óleo acendu e conheci está borra amarela. uso o óleo recomendado Elaion 5w40 e só abasteço com gasolina. Meu mecânico de comfiança vai fazer uma limpeza do carte e na mangueira além de substituir o óleo, no entanto ele me disse que irá colocar um lubrax 15w40, achei muito estranho, principalmente porque não ví aqui ou pelo menos não percebi ninguém falar que um mecânico sugeriu esta alteração 5w40 por um 15w40. Pode não pode, se ele colocar o que pode acontecer. Obrigado

Cristiano Linhares disse...

Boa tarde. Como todos aqui, tenho o mesmo problema. tenho um gol 1.0 8v, 2007, que só rodo com ele nos fins de semana, mesmo assim não chego a todar 100km, uma vez que tenho moto e dou preferencia a ela.Atualmente meu carro está com 55 mil km, e a luz do óleo acendu e conheci está borra amarela. uso o óleo recomendado Elaion 5w40 e só abasteço com gasolina. Meu mecânico de comfiança vai fazer uma limpeza do carte e na mangueira além de substituir o óleo, no entanto ele me disse que irá colocar um lubrax 15w40, achei muito estranho, principalmente porque não ví aqui ou pelo menos não percebi ninguém falar que um mecânico sugeriu esta alteração 5w40 por um 15w40. Pode não pode, se ele colocar o que pode acontecer. Obrigado

SAVIOMACHADO disse...

Boa tarde Cristiano. Respondendo a sua pergunta: Não pode. O Lubrax para motores a gasolina, 15W40 não tem aprovação da Volkswagen para o seu motor 2007. A responsabilidade vai ser do seu mecânico. Fique atento.
Abraço.

edson disse...

Olá Savio, meu pai tem um gol g4 2008 1.0 com 12.200km e roda em curto trajetos, a troca de oleo seria aos 11.780 mas ele não o fez. Notei que a luz do oleo esta piscando vez em quando, nivel normal e não há aquecimento, mas a cor do oleo está bem escura.semana que vem irei fazer a troca. No manual esta api sj - sae 5w40,10w40,15w40. Qual sua opinião? Obrigado e parabéns!

SAVIOMACHADO disse...

Olá Edson. Obrigado pela visita no Blog SM.
Antes de responder sua pergunta quero que você leia esse link abaixo:

http://saviomachado.blogspot.com/2008/09/os-lubrificantes-para-os-motores.html

Copie e cole no seu navegador e verifique as homologações da montadora Volkswagen para seus veículos.
Quero lembra-lo que todos os lubrificantes, com exceção dos lubrificantes 100% sintéticos, tem como regra a troca de óleo a cada 6 meses, independente de quilometragem. Os lubrificantes 100% sintéticos podem chegar a um ano de uso sem troca em serviço moderado (uso normal).
Lembre-se sempre que um lubrificante perde suas propriedades devido ao tempo de us e a maneira como ele anda. Andar devagarinho é muito mais prejudicial a um motor do que andar um pouco mais rápido. Pois assim haverá uma melhor troca de calor no motor.
Um abraço.
SAVIOMACHADO

Anônimo disse...

Prezado Savio
Tenho um gol 1.0 2006 e esta com esse problema de borra tambem ,mas aqui só quero agradecer pela aula bem explicativa que vossa pessoa tem passado. Agora vejo que esse problema não é só meu , e estou mais aliviado e tambem sabendo como cuidar mais do meu carro.
obrigado

Eduardi disse...

caro savio machado adorei o blog tenho um gol 2009 g4 esta apresentando um pouco de borra na vareta porque ando pouco e devagar no carro o que devo fazer pra solucionar o problema e gostaria de saber onde fica a tal caixinha perto do carter ja agradeco antecipadamente uso o oleo 5w40 elayon semi sintetico e tambem notei que rodei uns 3000 km e baixou +- 500ml oleo e normal?

SAVIOMACHADO disse...

Eduardi, obrigado pela visita no Blog SM. Evitar a borra no Volkswagen andando devagar é praticamente impossível. Como eu venho dizendo, o negócio é manter o motor em alta sempre.
Sugiro que você vá a um mecânica de confiança e peça para lhe mostrar essa caixinha. Fica ao lado do motor. Quanto ao óleo 5W40, se tiver aprovação Volkswagen na embalagem está bem. É normal que baixe um pouco o óleo.
Um abraço.
Sávio Machado

Anônimo disse...

Olá tenho um gol que apresenta o mesmo problema da borra, mas tem uma coisa que esta me intrigando, troquei o óleo a 2 meses e não esta marcando nada na vareta, eu vi a troca foi feita a do filtro tbem, foi colocado o que pede.
Fui verificar o óleo e não marca nada, não tem nenhum vasamento, não marca nada na garagem...e o pior, coloquei 0,5 litro..não marcou nada..coloquei mais 1 litro e não marcou nada, nem suja a vareta... a unica conclusão que chego é que a vareta pode ser pequena e não ser a original..
Socoorro!!!
rata desde já.. Daniela R. da Silveira
Se puder me mandar por email.. agradeceria.. Danyzinha_motokeira@hotmail.com

Eduardo Mota disse...

ola savio machado voce esta de parabens pelo blog muito interessante tenho um gol 2009 1.0 ando bem devagar pois me disseram que lotor 1.0 nao aguenta ficar acelerando muito se nao abre o bico rapido isso procede? tambem gostaria de saber se posso misturar oleo de outra marca pra completar o nivel grato

SAVIOMACHADO disse...

Muito obrigado Eduardo Mota.
Olha, quanto a esse comentário sobre o motor 1.0 do Volkswagen é a primeira vez que ouço falar. Sinceramente não sei se procede. Consulte outros mecânicos e principalmente uma concessionárias Volkswagen.
Quanto ao completar o óleo com outra marca, sem problemas... Salvo se o lubrificante que você usava era sintético e você usar um mineral, ou vice versa. Aí você poderá ter problemas.
Procure usar lubrificantes para completar o nível sempre da mesma marca para evitar diferenças de aditivação no motor.
Um abraço.
SAVIOMACHADO.

Saryta SAS disse...

Ótimo post....estava pesquisando sobre esse problema com meu G3, pois estou cansada de ir a um mecânico e outro sem resolverem o problema e mais me fazerem gastar dizendo que era uma coisa e outra e nisso se vai meu suado dinheirinho, por ser mulher acho que alguns mecânicos (sem generalizar)gostam de impressionar na hora de "explicar" o problema e cansa ir de um lado para outro pra saber o que fazer....vou continuar acompanhando os posts...e assim ficar mais informada.

SAVIOMACHADO disse...

Muito obrigado Saryta! Fico deveras lisonjeado pelas palavras.
Sempre que precisar estamos as ordens.
Um abraço!
SAVIOMACHADO

Eduardo Mota disse...

Ola savio belo post!!!!! tenho um gol g 4 1.0 e gostaria de saber se e normal baixar +- 700ml de oleo a cada 3000km ou se esta muito uso oleo 5w40 elayon ja agradeço abraço.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Eduardo! Obrigado pela visita no Blog SM.
A princípio pode ser normal. Mas existem vários fatores que poderiam estar ocasionando essa perda. Uma delas seriam folga nos anéis de vedação. Caso não haja folga ainda poderia existir uma queima prematura do lubrificante. Posso sugerir que você troque a marca e fique observado. Não esqueça que tem que usar a viscosidade 5W40. Isso você não pode mudar. Um abraço!

damiao disse...

sr savio em primeiro lugar bom dia,estive lendo seus comentarios de repente apareceu uma advertencia do google sobre o senhor, mas minha curiosidade foi muito grande tenho um gol geraçao 3 ,foi trcado o oleo dele recentemento e agora esta fasendo um barulho nos tuchos que devo faser cada mecanico fala uma coisa e tambe tem borro no cabeçote que faço me ajudem

Anônimo disse...

TENHO UM VK GOL G4 TREND, ANO 2007 E MOD 2008. DESDE QUE O RECEBI QUE O MESMO APRESENTA PROBLEMA NO MOTOR. O ÓLEO BAIXA E APARENTEMENTE NÃO É QUEIMADO JUNTO COM A GASOLINA. PERCEBO QUE NA MANGUEIRA DO ANTI-CHAMA E NO PRÓPRIO, ESTE ÓLEO É TRANSFORMADO NUMA PASTA IGUAL A GRAXA. JA SUBSTITUÍ TRES VEZES O ANTI-CHAMA E A MAGUEIRA. O PROBLEMA CONTINUA; BAIXANDO ÓLEO E ESSE EXCESSO DE GRAXA NO ANTI-CHAMA E DENTRO DA MANGUEIRA. A CONCESSIONÁRIA "DISCAR" A QUAL ME REPORTAVA PARA FAZER AS MANUTENÇÕES PERIÓDICAS NÃO DEU UMA EXPLICAÇÃO PLAUSÍVEL PARA O PROBLEMA. FIZ AS MANUTENÇÕES ATÉ 90.000KM E COMO NÃO VI DECÊNCIA NO ATENDIMENTO E NA QUALIDADE DO SERVIÇO ABANDONEI A MESMA. NÃO CONIFO NESTA EMPRESA (DISCAR) e acho que o pessoal técnico é incapacitado ou desconhece a solução para este problema. nunca tive automóvel volks, a não ser na década de 80, o fusca. estou arrependido de ter comprado este carro porque o mesmo apresenta um defeito estranho e ninguém tem explicação. não sou leigo em mecânica, entendo perfeitamente o funcionamento de um motor e o descreveria se fosse necessário. atualmente faço a manutenção com pessoas da minha confiança e os mesmos também estão intrigados com o problema. suspeitam que poderia ser os anéis dos pistões ou talvez o cabeçote empenado por superaquecimento, coisa que não concordo pois em nenhum desses quatro anos de uso houve superaquecimento do motor. sou o único dono até hoje. comprei o carro zero km. peço-lhes, encarecidamente, que se existe alguma história, em campo, semelhante à minha e se já foi encontrada uma solução para tal problema que respondam este e descrevam como proceder para resolver, em definitivo, o problema. estou tendo prejuízo, com manutenções contínuas e em intervalos de tempos muito curtos. para melhor informá-los, troquei o óleo, fiz limpeza de bicos, velas, filtros, cabos de velas, mangueira e anti-chama, aos 115000km e após rodar 1500km precisei completar o nível de óleo com 1,5l (de duas vezes - meio litro após 600km e 1 litro apos fazer uma viagem contínua de 600km). percebo, também, que, ultimamente, tenho que completar o nível da água do radiador, constantemente. aparentemente a água evapora. não há vazamentos aparentes. examino sempre que faço algum percurso longo. ficarei muito grato se, pelo menos, responderem a este correio. se em 30 dias eu não vir solução para o problema, estou disposto a gravar um vídeo mostrando todo o problema, descrevê-lo detalhadamente e postá-lo no youtube para que todos os usuários, deste site, tenha acesso ao meu drama. abraços, wagner dantas

SAVIOMACHADO disse...

Obrigado pelo aviso Damião. Já resolvi o problema.
Quanto ao barulho no seu motor, procure fazer a troca de óleo com o lubrificante correto. Que ano é seu carro?

SAVIOMACHADO disse...

Meu caro amigo Wagner Dantas. Você não é o único que lamenta o problema da Volkswagen Gol. Esse post já tem muitos comentários em virtude da tão famosa borra no motor.
O que eu sempre recomendo e que está dentro daquilo que alcanço, que é o lubrificante e os fluídos dos radiadores, é que usem o que a montadora recomenda. Mesmo assim ainda temos alguns problemas devido a má digiribilidade de alguns motoristas. Mas veja bem! Eu não estou dizendo de forma alguma que você não dirige bem. Até porque não dá pra ver como você faz isso apenas escrevendo comentários neste blog. O que tenho dito para muitos que deixam seus comentários no SM, é que o motor do Volkswagen Gol não deve ser usado em baixa rotação. Procurar usá-lo sempre em alta rotação. Assim o problema da umidade do motor, que enche as mangueiras de uma borra enferrujada, ameniza. Usar sempre o lubrificante homologado pela montadora também é importante. Os lubrificantes 100% sintéticos e semi-sintéticos suportam maiores temperaturas. Isso também faz diminuir a borra.
Quanto ao fluido para radiadores, da mesma forma. Deverá ter aprovação da montadora. Para a linha Volkswagen é o VW774D. Vale lembrar que isso é um conjunto. O dono do veículo deverá usar os dois produtos.
Espero ter ajudado Wagner. Qualquer novidade é só escrever novamente. Um abraço!

damiao disse...

ola savio bom dia , voce perguntou o ano do meu carro e 2002 gasolina no aguardo

SAVIOMACHADO disse...

Olá Damião. Obrigado por voltar e responder meu comentário. O lubrificante indicado para o seu carro deverá ter uma viscosidade máxima 10W40. E mínima 5W40. As viscosidades 10W40, geralmente são Semi-sintéticos. Os 5W40 são sintéticos. A quilometragem máxima que você poderá fazer em seu veículo é 10.000 km. Ou 6 meses de uso para o semi-sintético e no máximo 1 ano para o sintético. Vale lembrar que qualquer lubrificante que você for usar, deverá ter aprovação da Volkswagen no frasco. Não use viscosidades diferentes da recomendação do seu veículo. Isso pode gerar problemas nos tuchos e ficar fazendo um barulhinho bem conhecido dos mecânicos para os motores dessa montadora.
Espero ter ajudado.
Um abraço.
SAVIOMACHADO

DAMIAO disse...

OLA SAVIO CONFORME MEUS COMENTARIOS ACIMA,MEU PROBLEMA FOI RESOLVIDO TROCANDO(BOMBA DE OLEO,PESCADOR,LIMPEZA NO RESPIRO DO MOTOR NUNCA MAIS BATEU OS TUCHOS O CARRO TA UMA BELEZA) ESPERO AJUDAR ALGUNS LEITORES

Anônimo disse...

Prezado Sávio, bom dia!

Tenho um Gol G3 1.0 8v e gostaria da sua ajuda para saber o motivo pelo qual meu carro está fumaçando ao ligar o carro e depois para. O nível da água também está baixando. Não sei mais o que fazer, já troquei o óleo do motor, coloquei SAE15W40 da Helix da Shell. Agora vou trocar as velas e os cabos de velas para ver se é por causa de uma má combustão.

Peço sua ajuda pois não sei mais o que pode ser.

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Que ano é seu carro?

Anônimo disse...

O Ano do meu carro Gol G3 1.0 8v é 2000/2001.

SAVIOMACHADO disse...

A fumaça pode ser de vários fatores... Até mesmo desgaste das peças do motor. O óleo acredito que não seja o problema. A viscosidade 15W40 está dentro do aceitável. Quanto ao nível da água é normal que baixe um pouco pois o fluído do radiador já deve ser o orgânico que provoca soldas nas saídas do encanamento aparecendo uma carvão esbranquiçado. Peça para o seu mecânica procurar se existe alguma saída de água no radiador ou no encanamento. Não falamos da quilometragem... A fumaça também pode ser devido a muitos quilômetros rodados. Aí o motor vai ficando velho e com muitas peças desgastadas.
Obrigado pela visita no Blog SM. Se tiver mais alguma dúvida estou a disposição.
Um abraço.
Savio Machado

Anônimo disse...

Sávio, tenho uma pergunta a respeito do meu carro Gol G3 1.0 8v ano 2000/2001.

Ultimamente, tenho percebido um barulho meio seco quando esquenta o motor e também que está pingando pouquinho óleo no chão da rua quando o carro está parado. O que pode ser isso?

Abraços, Alexandre

SAVIOMACHADO disse...

Pode ser que você está ficando sem óleo no motor Alexandre.

Thiago Rasmussen disse...

Parabéns pelo artigo... Muitíssimo útil!!!

F.Barros disse...

O melhor a fazer é largar a Wolks,foi o que fiz tinha um g4 2008 adorava o carro,mas esse problema crônico não tem jeito é genético,não dá pra ficar com um carro em que fazemos as revisões e tudo correto como manda o manual...Larguei hj to GM;Por que esquentar cabeça com borra não dá.

Marcos disse...

Concordo com quase tudo com o que você disse, na europa os óleo sintéticos são ótimos por causa do frio e da gasolina de boa qualidade, mas aqui no Brasil concordo quando você diz que os sintéticos envelhecem pelo tempo...6 meses...não ha dúvida o gasool cria borra, sou mecânico e percebo que os motores que mais criam borra são os minerais antigos até SF, outro que criam borra são os semi-sintéticos...mesmo finos, já os 100% são ótimos,mas perigosos pela fluidez é muito comum tu quebrar o motor por falta de óleo, mas eu gosto é do "ultrapassado" 20w50 SL ou SM trocando com 5 mil kms ou 6 meses e trocando o filtro de óleo junto. Este tipo de óleo perde pros sintéticos em motores novos, mas num motor com mais de 80 mil kms ou 5 anos são imbatíveis, mas é muito importante o motor não ter borra,por que é quase impossível tirar sem desmontar o motor, ela sempre vai voltar mesmo limpando o cabeçote e cárter, ela fica também escondida nos dutos de óleo, o pessoal usa um óleo fino mineral ou sintético em um motor velho aí dispara o blow-by atacando os sensores, principalmente a sonda lambda e aí a injeção recebe a ordem de alterar a mistura gasolina-ar, superaquecendo o cabeçote e o óleo vai ser frito, criando a borra. A Honda por isto proibiu o uso de óleo sintéticos em seus motores por causa da borra que criava em seus motores, ela pedia o 20W50 SL, mas hoje ela aceita os minerais com final 10W40 ou 5W30.

Paulo Ramos disse...

Também sou mecânico, hoje em dia tudo virou descartável, estes óleos finos deixam o motor mais solto mais econômico, quando estive nos EUA a Ford e Honda usavam o 5W20, resultado carros muito econômico e potente, com isto tu impressiona o cliente e faz o governo te elogiar por criar um óleo mais eficiente energicamente, só que estes motores mal chegavam a 100 mil kms e tinha que retificar. Por isto olho com desconfiança estes óleo finos e em especial os sintéticos, já a BMW e Mercedes americana sempre gostavam dos 100% sintéticos porém com final 50 depois reduziram pra 40, estes motores chegam a 500 mil kms sem abrir.Por isto só devemos usar o óleo fino em motores novos, quando a folga do motor é pequena, se ele tiver mais de 50 mil kms é melhor usar um óleo mineral 15w50 da Shell SL com isto tu reduz muito os vazamentos de óleo e principalmente a carbonização das válvulas de admissão, estamos no Brasil um país quente pra que usar 5W se aqui os 15W dá bons resultados, pra que usar óleo com final fino w30 se o nosso combustível é ruim. eu prefiro sempre usar os W40 e quando o motor estiver cansado W50.

Marcos disse...

É claro que se eu fosse a Volkswagen eu jamais aceitaria um óleo mineral por que ele mesmo SL ou SM mal chega ao 5 mil kms em motores modernos, um 100% sintético dura 4 vezes mais e é o óleo que sai de fábrica em todos os Volks com isto eles se protegem de defeitos na garantia, por que o motor sai limpo de fábrica, com pouca folga nos anéis, logo menos contaminação de gasolina no óleo e com 1 ano dificilmente vai criar uma borra profunda, engraçado que depois que tu vai trocar o óleo na concessionária VW e eles botam um óleo inferior... o carro já ta saindo da garantia...outro problema não acreditem em defensores de óleo sintético, muitos são vendedores travestidos de técnicos, eu defendo o uso de óleo mineral de química forte SL ou SM com uma troca bem curta junto com o filtro, além disto no caso do gol deixar o óleo um pouquinho acima do mínimo, os resultados são bons... aquela borra amarela diminue bastante na caixa de respiro, mas repito o motor não pode ter borra, se tiver uma borra leve é melhor usar óleo fino SL que é mais forte e sobe mais rápido pro tuchos,e mando fazer uma troca aos 1000 kms dou uma limpada na sonda lambda e volto ao velho e bom mineral SL. Conheço gente que usa Bardhal B12 pra isolar melhor a gasolina do óleo, mas eu sou contra, são outros marqueteiros.

Daniel Melo disse...

Olá, tenho um gol g4 trend 2008, e estou com o seguinte problema, meu motor está saindo uma fumaça pela vareta de oleo, quando dou partida e tiro a vareta percebo a fumaça... o que será isso ? será que tem a ver com uma borra de oleo que está no anti-chamas? pingando agua de lá tambem

Anônimo disse...

Boa noite, tenho um veiculo Fiat Elba 91 e gostaria se o senhor pudesse me dizer, o que seria melhor, usar o limpa carter na hora que for trocar o oleo, ou ticar o carter fora para lavar. Muito obrigado pela atençao. Abraçoss

Carlos

Sávio Machado disse...

Olá Carlos. Obrigado pela visita no Blog. Olha, muito boa a sua dúvida. Não lembro de alguém ter perguntado aqui sobre esse assunto. Mas vou dizer a você: Geralmente esses produtos para limpeza interna de óleo (Flush), são produto químicos que alteram borrachas e vedantes dos motores. Por isso eu não aconselharia a usar um produto de limpeza. O que eu aconselho, é que se você estiver usando um lubrificante mineral, passe a usar um semi-sintético e troque com menos tempo. Os lubrificantes semi-sintético tem maior poder de detergência que os minerais. Mantém o motor mais limpo. Se troca com 10.000 km, passe a trocar com 5.000 Se usa com 8.000 km, passe a trocar com 4.000. E faça isso umas 5 vezes. Pode ser mais caro? Pode. Mas também é o caminho mais certo e seguro que se poderia usar para não prejudicar o motor.
Um abraço!

eleandro disse...

Eleandro
olá, estou com um problema em meu carro gol g3 8v 2001, uso oleo 15w40. recentemente ele ficou parado por 10 dias. e quando liguei o carro pronto coneçou um tec tec no motor. leveu pro mecanico ele mandou eu andar com o carro, andei e a luz do oleo acendeu. troquei a bomba de oleo, filtro e oleo; ai andei com o corro que parecia estar bom. mas depois de alguns quilometros o barulho apareceu de novo, e a luz acendeu de novo. mandei pra retifica pra fazer limpesa, e nada continua o barulho, trocou os tuchus e nada continua o barulho, nem eu e nem o meu mecanico sabe mais o que fazer, qual a sua opinião sobre o caso?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Eleandro. Obrigado pela visita no Blog SM. Antes de mais nada, uma pergunta. Você está usando algum produto junto com óleo, como algum aditivo no motor? Gostaria de saber que marca de lubrificante você está usando. Aguardo.
Sávio Machado

eleandro disse...

veja bem, não estou usando nenhum aditivo, apenas o oleo, o engraçado é que segundo o mecanico esta carregando apenas 4 tuchus e os outros 4 não estão carregando, quando ele ligou a mator apos a montagem funcionou sem barulho ai depois o barulho continuou.

SAVIOMACHADO disse...

O barulho existe porque pode haver desgaste de peça e também pode ser o lubrificante que esteja com viscosidade errada no motor.

Leo Lima, Paolo Cordi, Romeo D'Angelo, Catherine Beckermann disse...

Prezado Savio, obrigado pelos esclarecimentos, a visita em seu site foi muito util. COnversdei com meu mecanico hoje e ele me recomendou colocar um óleo (mineral, comum), trocar filtro e rodar uns 1000km, depois esgotar tudo e voltar a colocar o semi-sintetico, a instrução dele bate com a sua, o álcool condensa e deixa o motor "carter úmido".

carlos pedrosa disse...

faz centido comter alcool com ecesso na gasolina mas meu gol g4 2007 sempre aparesse essa borra pencei que fosse tudo isso ai citado, mas descobri que o poblema esta no encaixe superior da vareta que conecta ao tubo de metal que o mesmo direciona a vareta ao rezervatorio do oleo,pois o encaixe ou alça e feito de plastico e tem uma borracha que empede a entrada de agua quando a mesma tiver com fauga passa a entrar agua essa agua que tem origem de quando lavamos o carro ou quando esta chovendo e a polia inferior do motor ao entrar em comtato com ecesso de agua na pista tipo alguns pequenos alagametos ou o peneu mesmo arremeça a agua na polia e a mesma na vareta e entrando por ela e chegando ao oleo pois essa sim e uma mancada dos engenheros da wv.

Anônimo disse...

Sávio,
Eu estava desanimado com meu Gol 1.0 G5 2009/10, pensava em trocá-lo num Pálio (Troquei meu pálio 2005 excelente, neste gol O Km), exatamente devido à borra, pouca, mas que me deixou apreensivo. Depois de tudo que vc relatou em soluções, estou animado em permanecer mais um tempo com o meu gol e já comecei a seguir suas orientações.Obrigado!!

Evaristo

Unknown disse...

Boa noite Sávio.

Encontrei seu artigo pelo google.

Tenho um gol g4 2008. Sempre troquei o óleo na concessionária.

Na última vez, troquei no Jet Oil Ipiranga, colocando o F1 Master 5w30 sintético, para 10.000km.

Ocorre que rodei apenas quatro mil km - rodo menos de 500 por mês e amanhã vou viajar.

Fui completar o tanque e olhei o óleo e está com borra!!!

Impossível. Será que foi o óleo ou é pq não rodo muito ou é pq não ando em "alta" como tu recomendaste?

Amanhã vou viajar e quando chegar no destino (argentina), cerca de 650km, irei trocar o óleo pelo original novamente.

Há algum risco de eu viajar com este óleo "novo", mas com borra?

Forte abraço

SAVIOMACHADO disse...

Olá meu amigo.
Não posso garantir a você que o óleo está bom para viajar. Lembre-se que todos os lubrificantes devem ter aprovações específicas dos motores das montadoras. No seu caso a Volkswagen.
Quanto ao modo que você usa o seu Gol, a borra pode ter aparecido pela mal uso do motor sim.
Um abraço, espero ter ajudado!

Anônimo disse...

caro savio precizo de ajuda voce e o cara em vw meu gol faz um barulho tipo uuuuuu aos70 80 km +- depois dos 90 some so quando acelero todos os rolamentos estao ok ja troquei oleo da caixa e continua so faz o barulho nessa velocidade o que fasso para resolver o problema?????

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Já levou seu carro até uma Concessionária Volkswagen? Isso pode ter vários fatores. Até mesmo um pneu desalinhado.
Um abraço.

pablo pablito disse...

Tenho um gol g3 1.0 total flex 2005,ja rodei 255mil km o golzinho é robusto ,nao abaixa o óleo e de vez em quando completo a água .esses carros são projetados pra travalhar em alta utiliza tuchos hidraulicos sistema rsh com acelerador eletronico ,reviso o carro certinho,o óleo não pode mudar nao importa a kilometragem óleo especificado e testado pelos engenheiros é o 5w40 100%sintético carrega os tuchos mais facilmente ,lubrifica o motor mais facilmente na partida e protege em altas temperaturas e em baixas

SAVIOMACHADO disse...

Parabéns Pablo Pablito. É isso mesmo! Forte abraço e obrigado pela visita no Blog SM!

pablo pablito disse...

Gol pra rodar bonito e não dar pau no motor é ao contrário de outros 1.0,tem que conduzir o motor de preferência em altas rotações(3000 à 4500rpm )nas trocas de marcha pq se vc dar sempre esse impulso o carro trabalha leve ele foi projetado pra isso.posso falar isso pq presto serviço de manutenção no pq fabril da volkswagen em são carlos(fabrica apenas de motores)posso dizer concerteza que os motores são fabricados com qualidade extrema e testados muito rigorosamente.tem que se tomar muito cuidado com o óleo lubrificante.o correto é 5w40 elaion ou no máximo 10w40.

Unknown disse...

Caramba, só encontrei esse blog agora, pois o meu Gol G4 tem esse mesmo problema e eu achando que era um problema mais sério... valeu pelas dicas e pelo blog, parabéns!!!
Antonio Marcos, RJ.

Paulo Roberto Almeida Britto disse...

Creio que o principal motivo de formação de borra nos motores veiculares não foi citado até o momento:
Utilização do lubrificante por longo período quando em uso do veiculo na maior parte do tempo em região urbana.
Por uma questão comercial, alguns fabricantes recomendam lubrificante de base sintética e uso em grande kilometragem. No manual em letras bem pequenas esta escrito ".....caso o veiculo seja utilizado na maior parte do tempo em trânsito urbano, reduza o prazo de troca em 50%...............O problema é que quase ninguem lê manual do proprietário do veículo.
Forte abraço
Paulo Britto

Anônimo disse...

Meu gol esta meio fraco sem forca e falhando esta com esta borra amarela na tampa do motor onde coloca o oleo ,ja troquei o oleo filtro as velas e os cabos mas ainda ta faco oque pode ser por favor me ajude

AMANTES DA CULTURA disse...

olá amigos! Vi os comentários de vocês e não vou deixar de fazer um também...quanto à borra de óleo posso dar algumas dicas que pode ajudar vocês pois já tive o mesmo. Antes de sair com o carro de manhã deixe ele ligado na marcha lenta pelo menos uns 3-4 minutos sem acelerar e pelo menos 2 vezes na semana faça isso com a vareta, tampa de óleo e mangueira do respiro fora do lugar: isso vai ajudar na eliminação do excesso de agua presente no alcool; troque as machas entre 2000 e 2400 giros quando estiver em percurso plano-nada de forçar bielas do motor trocando marcha muito cedo; procure por postos que abasteçam com pouco alcool na gasolina; troque o óleo antes do periodo indicado, nada de trocar na hora do vencimento, o do meu troco com 3500 uso mineral ou semisintético com api recomendada ou superior, o melhor que usei foi o shell helix hx5 premium; retirem as velas e examinem a cada duas trocas de óleo e troquem no periodo recomendado e verifiquem o sistema de ignição também - melhor queima menos resíduos. Hoje não tenho mais esse problema de borra porque moro a 230km da venezuela...vou com o meu gol 1.0 mi até lá a abasteço gasolina pura-lá não tem carro a alcool, só tem a gasolina e diesel...quando abastecia rotineiramente no brasil tive esse problema porque rodava muito pouco...não troquem o respiro prematuramente...arrangem uma chave alem e a cada uns 7000km mais ou menos dependendo do caso, destarrache os três parafusos alem retire o respiro e lave muito bem ele primeiro com gasolina mesmo, depois com um bom detergente use escovinha de dente e pincel deixe bem limpinho...deixe secar no sol e limpe muito bem o local onde ele se encaixa...deixe sem resíduo de óleo...passe no contorno do respiro uma camada de silicone pra motores - pode ser do mais barato...coloque os parafuso no respiro e vá girando-os-deixe que os parafusos guiem o local de perfeito encaixe...aperteos com um bom aperto mas não muito forte pra não espanar a rosca. espere pelo menos uma hora e pronto...não esqueça de colocar a mangueira que vai pra tbi...a outra alternativa seria reduzir a uns 15-18% a quantidade de alcool na gasolina e não iria entupir tanto com aquela gosma nojenta que se cria...mas creio que isso o governo não vai fazer...até lá...

Haller disse...

Caro Sávio,minha dúvida é a seguinte tenho um gol g4 1.0 trend 2007/2008 e ele esta fazendo 11 KM por litro no alcool e somente 12,5 na gasolina, pelo o que tenho lido me parece que esta rodando muito no alcool e pouco na gasolina, seria problema de regulagem? Valeu pelas dicas.

SAVIOMACHADO disse...

Caro Haller, obrigado pela visita no blog SM. Com certeza não é problema do lubrificante. Acho que você deve levar a um mecânico de sua confiança. Um abraço.

RICARDO ROMÃO disse...

OLÁ! O meu carro é um gol g4 1.0 flex 2008, ao dar partida logo pela manhã o motor emiti um som de tec-tec, e depois pará, e também esta apresentando na mangueira que fica entre o anti-chama e o filtro de ar um pouco de acúmulo de água e uma borro amarela e a vareta de óleo esta como se estivesse suada e com esta mesma borra no final da mesma perto do marcado do nível.
Qual seria o procedimento para resolver este problema e qual é o óleo lubrificante indicado para este tipo de motor?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Ricardo Romão. Obrigado pela visita no Blog SM. Para responder sua pergunta copie o link abaixo e cole em outra aba. Entenda o procedimento correto de uma troca de óleo no Volkswagen GOL.
Um abraço e obrigado!

http://saviomachado.blogspot.com.br/2011/11/procedimento-para-troca-de-oleo-do-vw.html

Rodolfo Cruz disse...

ola, gostaria de saber porque o meu gol 1.0 flex 2007 esta apresentando um pequeno acumulo de água como também uma pasta amarelada na mangueira que sai do anti-chama, acontecendo o mesmo na vareta do marcador de nível do óleo. O reservatório do arrefecimento esta baixando! O que será?

Walter Westermann disse...

Olá Sávio. Tenho um Gol G4 2009 e está com 95.000km bem rodados. Eu acelero bem (com segurança claro), e viajo bastante. Ele está apresentando a borra, e ferrugem no corpo da vareta. Ele agora está apresentando também uma pequena névoa no motor, não no escapamento, mas só é possíel ver contra a luz, o sol por exemplo. Será que o motor está indo??? Qual óleo me recomenda? Grande abraço.

Anônimo disse...

A VERDADE É QUE AS CONCESSIONARIAS TE PEGAM NO COLO QUANDO VOCE VAI LA E COMPRA UM CARRO ZERO , DIZEM QUE TEM GARANTIA NO MOTOR E TUDO , MAS QUANDO VOCE CHEGA LA PARA COBRAR ALGO DELES , AI É UMA NOVELA , ELES VAO FAZER DE TUDO PARA QUE NAO ARQUEM COM AS DESPESAS DO CARRO , É SEMPRE ASSIM , PARA QUEM COMPRA CARROS MAIS CAROS JA É COMPLICADO A GARANTIA IMAGINA QUEM COMPRA OS POPULARES , ISSO SEM FALAR QUE ELES VAO LHE COBRAR PELO SERVIÇO OS OLHOS DA CARA , EU TENHO UM GOL G4 DE PROBLEMA NO MOTOR , LEVEI NO MEU MECANICO DE CONFIANÇA E ELE ME COBROU 450 REAIS PARA ARRUMAR , FICOU BOM , MAS NA CONCESSIONARIA O MESMO SERVIÇO IA SAIR 1500 REIAS , SAO TUDO UM EXPLORADORES ......... NAO COLOCO MEUS PÉS NESSAS REVENDAS AUTORIZADAS , MESMO QUE O CARRO SEJA NOVO , ELES SEMPRE DAO UM JEITO DE ACHAR ALGO PARA TIRAR DINHEIRO DO CLIENTE É SEPRE ASSIM.......

Patrick disse...

Bom Dia Sávio, tenho um gol g3 1.0 16v sport 2002, e ontem percebi na mangueira de suspiro do carter, muita pasta branca, meu carro nunca esquentou, nunca aconteceu nada de anormal, nem fumaça nunca saiu, óleo trocado certinho, mais estou preocupado, o antigo proprietário disse que usava óleo mineral, era mecanico e disse que era melhor eu continuar usando o mineral, porque o motor já estava acostumado, e agora essa borra em grande quantidade na mangueira do respiro. O que fazer, será que devo trocar o óleo e colocar um sintético ou semi sintetico?

abraços

SAVIOMACHADO disse...

Patrick, bom dia. Sua pergunta é considerada de responsabilidade técnica. A consulta para sua pergunta custa 30 reais. Caso tenha interessa em saná-la envie um email para saviomachado@gmail.com e receberá detalhes da operação. Atenciosamente Sávio Machado

Anônimo disse...

Bom, em primeiro lugar Savio parabéns pelo blog, segundo e eu comprei o g4 porque trabalho com obras e como todos sabem gol e pra usar sem pena, pois esse estou com problema e não queria trocar de carro, porque não gostei do g5 e nem g6 por isso mantenho o mesmo,costumo andar em torno de 4.000 a 5.000 km por semana ou seja meu carro ta muito bem rodado, pena que de um ano pra cá começou a me dar muita dor de cabeça e já me deixou na estrada e me pergunto o porque começou isso tudo devido fazer todas as manutenções em dia tipo troca de óleo, filtros e outros em vez de ser com 10.000 faço com 9.000 e mesmo assim perdi meu motor, e o cabeçote parecia um gueijo suíço, estava todo destruído o mecânico mostrou como estava e me explicou o que poderia ter acontecido e não acreditei nele, porque meu carro e flex e ele tinha me dito que era o combustível altamente ruim que com o tempo poderia ter ocasionado essa destruição. Por isso parabenizo seu blog porque irei pedir desculpas ao mecânico, por não saber do que se tratava na realidade. Fiz algumas pesquisas sobre os problemas com motores e como e onde estavam os maiores problemas no decorrer destes últimos 8 anos, descobri coisas que ajudaram muito algumas pessoas interessadas. A pesquisa que fiz foi sobre a manipulação dos combustíveis e descobri coisas absurdas e coisas boas tipo: o etanol sofreu alterações em regiões como o nordeste tem muito solvente e ate água na mistura que uma puta sacanagem, a gasolina não foi diferente conforme ate foi sitado aqui no blog veio tendo varias alterações tanto quanto bizarras, o único que mudou para melhor foi o diesel, o nordeste e o pior lugar para se abastecer centrando este problema no Estado da Bahia e Alagoas só digo isto porque fiz media de rodagem com meu carro durante minhas viagens e o combustível da Bahia e Alagoas foram os piores, usando gasolina aditivada media 9,6 Km (Ar condicionado) em outros lugares que viajo tipo MG, SP, RJ e outros o carro roda 11,8 a 12,3 Km (Ar condicionado) a diferença e muito grande. Mais uma vez obrigado pelas informações. Vou pedindo desculpas pela falta de pontuação pois meu teclado esta desconfigurado.

SAVIOMACHADO disse...

Muito obrigado!! Comentário bem enriquecedor e muito interessante! Forte abraço!

Anônimo disse...

olá Sávio...tbem tenho um Gol 2005,1.0 Total Flex...Essa borra no filtro anti chamas sempre teve.O que eu reparei,que sempre abasteço no mesmo posto,gasolina aditivada e de uns tempos p/cá,por comodidade comecei abastecer em outro posto,mais na mão p/ mim,no caminho de volta do serviço p/ casa.Então,cada dez dias eu sempre tiro essa mangueira que sai do filtro p/ o anti chamas e dou uma "batida" nela p/ sair o excesso de borra e agua e notei que depois que comecei a abastecer neste posto a qtidade de agua é maior.Outra coisa,já tive problemas antes, da luz da temperatura acender e a ventuinha não ligar. Pelo que eu vi nos teus comentários anteriores isso pode ser por causa dessa borra que forma no motor e o motor aquece mais rápido. Nota: a agua não está
baixando e a válvula termostática e bomba d'água estão boas. Uma vez deixei o carro na oficina e o mecânico disse que não tinha nada e que saiu muita agua pelo escapamento. Pergunto: Isto tudo pode ser por causa do combustível?
Abraço. Edson Muniz

Anônimo disse...

Olá, Sávio, parabéns pelo Blog
Gostaria de saber se é roubada pegar um gol G3 1.0 16v 2000?
Ele realmente é problemático ou é coisa de quem só sabe usar sem fazer manutenção?
Obrigado.

Alberto Alves disse...

Ola sávio gostaria de saber qual o óleo que devo usar no meu gol g.4 1.6 com 55 mil quilômetros rodado desde já agradeço.

Alberto Alves disse...

Olá savio gostaria de saber qual o óleo que devo usar no meu gol g4 1.6 2008 com 55 mil quilometro rodado pois comprei ele a duas semana. desde já agradeço.

Anônimo disse...

Boa noite!
Gostaria de saber o total de filtros que existe no gol rallye 2008 1.6 total flex?

Anônimo disse...

Olá,

Tenho um GOL GIII, 2004 1.0 16v com GNV, estou com problema da borra branca e gostaria de saber o que fazer para conviver em harmonia com ela, ou seja, utilizo o óleo indicado pela VW e mesmo assim continua a borra. Se toda vez que trocar o óleo trocar também o antichamas, ameniza o problema?

davidmsales@gmail.com

Cristiano Martins da Silva disse...

Muito boa sua explicação Sávio Machado. Possuo um Gol 1.0 G4 2006 e compartilho do mesmo problema.
Portanto, o que não tem remédio, remediado está...rsrs. O que temos feito nesses quatro anos com esse Gol: A cada 5.000 km trocamos o óleo e sempre peço para meu mecânico dar uma olhada no anti chama, que na maioria das vezes está entupido por essa borra amarela. Nesse caso, o gasto é sempre maior do que uma simples troca de óleo e filtro. Na última vez, o Anti chama ficou em R$28,00.
Também, notamos que quando usamos frequentemente etanol (quatro meses, por exemplo) a borra é mais espessa.
Solução: por minha conta, tenho olhado a mangueira que liga o anti chama ao filtro de ar e eu mesmo tenho limpado com água e detergente e evito usar somente etanol.
Abraços e obrigado pelo espaço!

Zé Carlos disse...

Olá amigo, agradeço por criar esse BLOG ajuda muito os proprietários parabéns.
Minha pergunta, eu moro na cidade mais quente do Brasil (MANAUS) E O CALOR AQUI CHEGA á 40o graus celsos
então que qual o ÓLEO exato para usar no meu gol g3 ano 2001? desde já agradeço.

Anônimo disse...

Realmente era a resposta na qual precisava, pois meu gol g4 trend tem esse problema de borra no oleo e eu ficava encucado pois nao sabia o q ocasionava isso.E realmente eu ando muito pouco e quando ando faço trajtos curtos.
Matei a charada. Vou fazer fluching trocar o oleo com a especificação 5w40 conforme manual+ filtro e limpar o anti chama.
Obrigado pelo esclarecimento e mandarei noticias apos a troca. abraço. luciano goularte-sao leopoldo-RS

Anônimo disse...

Meu carro e um polo 2006: gostaria de saber q a quilometragem exata para continuar usando o oleo 15w40 ele esta c 77,000 km.......e outa coisa tambem ele baixa muita agua pq sai muito pelo escapamento.

Anônimo disse...

ola amigo meu gol g5 2010 md 2011 esta saindo fumaca pela vareta do olio pode mi ajudar?

Anônimo disse...

BOA NOITE AMIGO! AMIGO É O SEGUINTE, ATE SEMANA PASSADA EU ZERAVA A U.C.E COM TODOS OS PROCEDIMENTOS CORRETOS DO MEU GOL MI 1.0 16V 1998/1999 E DEPOIS VOLTAVA A FORÇA NORMAL DO CARRO,MAS HOJE PELA MANHÃ SENTI ELE MUITO FRACO SENDO QUE TIVE QUE TIRAR DA 2º E JOGAR RAPIDAMENTE NA 1º MARCHA PRA SUBIR UM A PEQUENA LADEIRA.RESULTADO,AO CHEGAR EM CASA AGORA A POUCO TIVE Q LEVAR MINHA MULHER NO TRABALHO E ANTES DE SAIR ZEREI A U.C.E NOVAMENTE TUDO CERTINHO PORÉM,CONTINUOU MUITO FRACO AINDA, SERA QUE É A CORREIA QUE ESTA FORA DO PONTO DO MOTOR? O QUE VOCE ME DIZ AMIGO? ME AJUDE AI OK? ABRÇS E BOM FIM DE SEMANA FIQUE COM DEUS!

SAVIOMACHADO disse...

Olá Anônimo. Obrigado pela visita no Blog SM.
Não há como fazer avaliações pela internet. Aconselho você ir a um mecânico.
Um abraço.

Anônimo disse...

Ola sávio, postei como anonimo, mas meu nome é Otavio.
tenho um gol g2 bolinha, mi, at 1.0, 97. Ontem recoloquei a valvula termostática que dono anterior retirou, e hoje percebi que o nivel de agua do reservatorio passou de maximo para minimo em um dia.
Percebi por curiosidade que oleo café com leite perto do filtro de ar, conforme relatos nesse post, não é nada mais que alcoo na gasolina que faz isso.
O que está me preocupando é o fato de ter baixado agua depois de ter recolocado a valvula termostatica.
Tem alguma relação?
grato.

SAVIOMACHADO disse...

olá Otávio.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Ainda não vi nada parecido com seu relato.
Seria melhor você procurar algum mecânico de confiança para saber o que houve com a água do sistema de arrefecimento.
Um abraço.

Sávio Machado

Anônimo disse...

Gilvan
Tenho um gol fun 2001 e a vareta do oleo tem essa borra branca parecendo mistura de agua, a vareta ta velha e as vezes apresenta ferrugem. O que devo fazer?

SAVIOMACHADO disse...

Olá Gilvan. Obrigado pela visita no Blog SM. Procure fazer a limpeza do sistema e coloque o lubrificante indicado pela Volkswagen. Muito provável, com o ano do seu carro sendo 2001, um lubrificante com viscosidade 10W40, aprovação VW 502.00.
E compre uma vareta nova.
Um abraço!!

Wilson Schappo disse...

Boa noite Savio.

Esta borra,comentado pelos colegas, acontece, também no meu G3 16V 2001. Lendo todos os comentários, percebi que, da-se, ao fato de o carro, rodar pouco, que é meu caso, pois quem usa o carro é minhas esposa que roda apenas 30KM por dia.Isso realmente é verdade?
Parabéns pelo serviço prestado.

Anônimo disse...

comprei um gol GV 2005 /2006 dezanimei com a tal borra ,usei oleo recomendado, manuteçao certinha ,nada adiantou. Hoje tou satisfeito com o carro. SOLUÇAO troquei de posto de combustivel,so abastesso em posto BR de confiaça,ando no alcool e na gasolina nunca mais apareceu essa borra ,ando 20Km por dia ,ando devagar ,tudo normal..

Vinicius Simoni disse...

Olá, meu GOL e G3 2004 1.0 8 válvulas,61.000 KM rodado, Gasolina/Gás, mais usado no gás, a borra aparece na vareta do óleo, e na mangueira que sai do anti chamas, troquei a mangueira, o anti chamas, o óleo e o filtro e nada adiantou... ajude por favor!!!

SAVIOMACHADO disse...

Olá Vinicius Simoni.
Obrigado pela visita no Blog SM.
Veja os procedimentos para as trocas de óleo nos Gols.

http://saviomachado.blogspot.com.br/2011/11/procedimento-para-troca-de-oleo-do-vw.html

Um abraço.

Anônimo disse...

Comprei um gol g4 1.o 8v flex 2011, 0 KM 2011 e tambem aparece essa borra caramelada no corta chamas desde o inicio.Já troquei de marcas de óleo recomendado pela VW, nada adianta. Em média acada 3 meses é preciso limpar o sistema cota chamas.
Lendo as respostas acima, descordo quanto a porcentagem de etanol na gasolina, pois esse carro é flex.
Não seria de responsabilidade da VW dar-nos uma solução talvezz um recal?

scafrano disse...

descçam o cacete que some toda essa borra,o vacuo do motor puxa tudo essa pasta amarela.